InícioSão PauloMesmo com chuva, Gaviões corrige detalhes do primeiro técnico e faz ensaio...

Mesmo com chuva, Gaviões corrige detalhes do primeiro técnico e faz ensaio seguro

Por Matheus Mattos. Fotos: Felipe Araújo/Liga-SP

Segunda escola do Grupo Especial a realizar o ensaio técnico, na noite de sábado, no Anhembi, os Gaviões da Fiel entraram na avenida ainda com chuva, que amenizou durante o treino. Em comparação ao primeiro ensaio, a agremiação demonstrou maior organização no quesito evolução. Canto forte, coreografia da comissão de frente, postura da bateria, que se destacaram anteriormente, mantiveram a qualidade. A dupla de carnavalescos, Paulo Barros e Paulo Menezes, esteve presente no treino.

gavioes0101 5

Comissão de Frente

O quesito promete muitas novidades para o desfile, principalmente, por trazer um enorme tripé totalmente coberto. A ala traz duas coreografia e 30 componentes, mas apenas 15 se apresentam de cada vez. No treino, os bailarinos vestiram uma regata simples. É importante destacar que, a coreografia trabalha o sincronismo e reações no rosto. Interação com a plateia também foi bastante visto.

gavioes0101 4

Bateria

Diferente do “padrão”, a bateria subiu apenas depois da segunda passagem do samba. A Ritmão trouxe uma variedade de bossas, arranjos e desenhos de tamborins bem elaborados, mas sem exceder na ousadia. A paradinha no trecho “Quantos sentimentos me levam” chamou a atenção. A bateria fecha no primeiro tempo, contém desenhos de surdos de marcação e frases de caixas.

gavioes0101 6

Mestre-sala e Porta-bandeira

O casal Wagner Lima e Gabriela Mondjian bailou com a tradicional roupa preta, mas dessa com detalhes dourados. Pelo fato a pista estar molhada, o mestre-sala optou por remover os sapatos e evoluir com usando apenas meias. A porta-bandeira dançou com tênis. Observados em frente ao setor A, a dupla demonstrou bom entrosamento, passos clássicos e cortejo realizado com segurança.

gavioes0101 1

Harmonia

Assim como foi no primeiro técnico, o quesito manteve a ótima qualidade. O samba tem pontos de explosão e melismas estratégicos, sem exageros. Ou seja, a estrutura do samba facilita o componente cantar e respirar. Por exemplo, o refrão principal exige um canto explosivo. Agora, o início da segunda estrofe já é mais cadenciado, e proporciona uma sensação de descanso até chegar na parte “Eu sou”. Baseando exclusivamente na intensidade do canto, a ala 04 demonstrou muita força.

gavioes0101 2

Evolução

O quesito apresentou uma evolução considerável, mesmo com a chuva atrapalhando os componentes em alguns momentos. Primeiro ponto de destaque: organização até com a separação das cores das bexigas. Cada ala trazia os desfilantes com o objeto nas mãos, porém a cor alterava conforme as alas. A única que diversificou foi a ala 14. Outro ponto: harmonias a frente das alas. Em muitos momentos, eles eram os responsáveis por evitar a invasão de alas, principalmente, nos componentes dispersos. Além disso, eles também ditaram o ritmo. No segundo refrão, a escola realiza um passo que, observado por cima, causa um agradável efeito visual.

Samba-enredo

Assim como citado acima, o samba se destaca pela fácil compreensão. Além de servir como um guia bastante claro do desfile, a obra é facilmente decorada. O carro de som teve um desempenho seguro e objetivo. As cordas tem pequenos arranjos durante o samba.

gavioes0101 3

Outros destaques

O primeiro destaque positivo dos Gaviões foram as baianas. As mulheres estavam vestidas com uma camiseta com o logo da escola e saiote dourado, que brilhava conforme as luzes do Anhembi refletia. Cerca de 50 baianas ensaiaram. O segundo ficou por conta do segundo casal. Mesmo com a chuva, a dupla ensaiou fantasiada e, como ostentavam o pavilhão do enredo, o vermelho e amarelo combinaram da dupla combinaram perfeitamente. O terceiro destaque foi a ala 23. As mulheres vestiam saiotes e seguravam uma bandeira com o mastro na cintura. Considerando a proposta do enredo, imagina-se um uma ala que retrata o amor pela escola de samba.

- ads-

Freddy Ferreira analisa bateria da Grande Rio no ensaio técnico na Sapucaí

Um excelente ensaio da bateria do Acadêmicos do Grande Rio, dirigida por mestre Fafá. Um ritmo marcado por equilíbrio musical e uma equalização de...

Freddy Ferreira analisa bateria da Portela no ensaio técnico na Sapucaí

Um bom ensaio técnico da bateria "Tabajara do Samba" da Portela, sob o comando de mestre Nilo Sérgio. Uma apresentação segura durante o percurso...

Freddy Ferreira analisa bateria da Vila Isabel no ensaio técnico na Sapucaí

A bateria "Swingueira de Noel" da Unidos de Vila Isabel fez um ótimo ensaio técnico, na abertura da terceira semana do grupo especial, sob...