A União de Maricá fez sua estreia na Sapucaí no último sábado realizando seu primeiro ensaio técnico na Avenida. Fundada em 2015, a escola teve como propósito unir antigas agremiações do município e representar a cidade no carnaval carioca. Em 2018, conquistou seu primeiro acesso quando foi campeã do Grupo C, ao homenagear o centenário do Cordão do Bola Preta.

O entusiasmo, emoção e alegria marcaram o primeiro encontro da escola com a Avenida, e mesmo a chuva não foi capaz de atrapalhar o tão aguardado momento. O samba, com destaque para o trecho “Maricá é meu país, meu país é Maricá”, ressoou forte, tanto entre os componentes quanto no público presente nas grades da avenida.

“É uma honra porque Maricá lutou. É uma escola nova, nós não temos nem 10 anos ainda, mas a gente conseguiu vencer a Intendente. É uma escola que todas as escolas do Rio falavam que a gente não tinha chão de escola, não tinha comunidade, e a gente está aqui provando que temos sim comunidade, que a galera está cantando, dos mais novos ao mais velhos, a galera que está na escola desde o primeiro dia de existência. A gente não tinha quadra, a gente não tinha galpão, tinha nada. Hoje em dia a gente conseguiu. Prefeitura de Maricá deu o suporte necessário para gente poder ter uma subvenção para estar aqui, construindo esse sonho coletivo, um sonho popular que a Maricá está trazendo pra Sapucaí”, contou Isabela Barbosa de Freitas, moradora do Centro de Maricá e componente da ala da juventude.

marica componente
Isabela Barbosa de Freitas, moradora do Centro de Maricá e componente da ala da juventude

Em 2023, com o enredo “Eu Sigo Nordestino”, a União de Maricá conquistou o vice-campeonato geral da Série Prata, garantindo o inédito acesso a Série Ouro e, consequentemente, o direito de desfilar na Marquês de Sapucaí pela primeira vez em sua história.

Aduni Benton, diretora da Velha-Guarda, expressou sua emoção para o CARNAVALESCO: “É uma emoção indescritível, porque desde que a gente foi fundada em 2015, que a gente sonha com a Marquês de Sapucaí. E a gente está fazendo uma progressão muito bonita. Em 2022, a gente perdeu para gente, infelizmente, a gente teve um problema com o nosso carro. Mas em 2023, a gente veio homenageando o Nordeste e não teve para ninguém, a gente está aqui. Está gigantesco, está lindo. Nós fomos conhecer o barracão da escola, os carros estão lindos, lindos, a gente se emocionou, a gente chorou então a gente está vindo assim, como gente grande se prepara, e o nosso chão está aqui, vocês vão ver, são 1.300 pessoas cantando o samba, é um samba lindo, por que? Maricá é meu país, meu país é Maricá”.

marica componente2

Para o Carnaval de 2024, a União de Maricá reforçou sua equipe com nomes consagrados do carnaval carioca, como o intérprete Nino do Milênio, que se junta ao intérprete Matheus Gaúcho, que acompanha a escola desde sua criação, o diretor de carnaval, Wilsinho Alves, o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Fabrício e Giovanna, e o carnavalesco André Rodrigues.

A porta-bandeira, Giovanna, compartilhou o seu sentimento: “Para mim, o meu sentimento é o mesmo que o deles. Parece que eu sou iniciante, igualzinho o pessoal da Maricá, porque eles passam tanta alegria, felicidade, energia, então assim, para mim, eu estou iniciando junto com eles. “ e o mestre-sala, Fabrício, completou dizendo: “A escola está tão imbuída nesse quesito de estreia na Sapucaí, que parece que a gente está estreando junto também. Então a gente embarcou nesse personagem com eles, eles estão super motivados, cantam muito samba, e a gente está acreditando que é a nossa estreia também. Então para fazer o melhor para a Maricá, é responsabilidade, cabeça no lugar, tranquilidade, para fazer um belo desfile”.

marica et24 2

O enredo “O Esperançar do Poeta” homenageará Guaracy Sant’Anna, conhecido como Guará, compositor de sambas marcantes, como “Sorriso Aberto” e “33 – Destino de D. Pedro II.

“Agradecer primeiro lugar a Deus, nosso diretor musical JP, Nino, que tem sido um irmão na minha estreia na Sapucaí, tem me ajudado, tem me aconselhado para gente fazer um grande trabalho, nosso carro de som e a nossa comunidade que não está cantando o samba, está gritando o samba, né? Então, se Deus quiser, nossa escola vai estrear com o pé direito, e fazendo um grande trabalho”, comentou o intérprete Matheus Gaúcho.

O desfile da União de Maricá está marcado para a sexta de carnaval, dia 09 de fevereiro, sendo a sexta escola a se apresentar. Com expectativa alta e excelente desempenho no ensaio técnico, a escola promete um desfile memorável.