“ST Tragédias”, aclamada obra de Marcelo Misailidis, retorna ao Rio de Janeiro no próximo dia 24 de maio, trazendo ao palco do Teatro Casagrande uma fusão artística entre as obras de Shakespeare e Tchaikovsky. Codirigida por Ana Botafogo, a produção explora temas como paixão, inveja, racismo e feminicídio, imersos na música magistral de Tchaikovsky e nas palavras profundas de Shakespeare.

Foto: Divulgação

Marcelo Misailidis e Ana Botafogo, que recentemente colaboraram como coreógrafos na Imperatriz Leopoldinense durante o último Carnaval, unindo suas expertises na comissão de frente e no casal de mestre-sala e porta-bandeira, respectivamente, agora trazem sua parceria para o teatro. Essa conexão promete adicionar uma camada especial à produção, destacando a sinergia entre os dois artistas.

“Quando falamos de Shakespeare, estamos nos referindo a alguém que melhor capturou a essência da alma humana. Assistir a suas peças nos concede acesso a certos padrões que são essenciais revisitar, a fim de evitar cometer os mesmos erros que são parte integrante dessas questões comportamentais. Temas atuais, como o feminicídio, já estão abordados nas obras de Shakespeare. É por isso que essas peças são tão significativas e contemporâneas. Revisitar essas obras é impactante”, explica Marcelo Misailidis.

A produção revive as lendárias obras “Romeu e Julieta” e “Othello, o mouro de Veneza” através da linguagem da dança, utilizando poemas sinfônicos de Tchaikovsky. O projeto combina balé, dança, música, teatro e criação visual, com coreografias desenvolvidas por Marcelo Misailidis durante a pandemia, celebrando os 30 anos de parceria com Ana Botafogo, uma das mais ilustres figuras da dança brasileira.

“ST Tragédias traz a emoção à flor da pele. Juntamos Shakespeare e Tchaikovsky: o que queremos é emocionar o público. A coreografia de Misailidis se junta à genialidade desses dois grandes ícones da cultura universal”, conta Ana Botafogo.

A peça estreou em junho de 2022 no Teatro da Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, participou da noite de gala do Festival de Dança de Joinville e teve uma única apresentação no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Agora, retorna com o patrocínio master da Petrobras e apoio do Grupo Sendas, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), para uma breve temporada no Teatro Casagrande, de 24 de maio a 2 de junho.

Ingressos disponíveis em: www.eventim.com.br/artist/st-tragedias