A marca Rio Carnaval, recém-desenvolvida para representar mundialmente os desfiles das Escolas de Samba cariocas, ganhou três prêmios no Latin America Design Awards (LadAwards), realizado em Lima, no Peru, no último dia 11.
Mais relevante honraria do setor de comunicação visual latino-americano, a premiação concedeu ao símbolo brasileiro, inspirado na dança da porta-bandeira, troféu de ouro na categoria Brand Moving Image (“Marca em Movimento”) e de prata, em New Identity (“Nova Identidade”). Os títulos foram entregues à Tátil Design, autora do projeto, do designer e empresário Fred Gelli.
Além da equipe de Gelli, responsável pela criação da marca, a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) também foi escolhida como Melhor Cliente do Ano pelo LadAwards. A entidade, presidida por Jorge Perlingeiro, foi premiada graças ao processo de branding promovido pelo empresário Gabriel David, diretor do Departamento de Marketing.
Divulgada ao público em fevereiro e estampada na Marquês de Sapucaí em abril, a marca foi uma novidade na história espetáculo. O processo de elaboração durou seis meses e envolveu entrevistas com mais de 3 mil pessoas, incluindo ícones como os carnavalescos Rosa Magalhães e Milton Cunha e o diretor de Carnaval Laíla (em memória).