728x90
InícioGrupo EspecialMangueira vive expectativa para o sorteio e quer voltar a desfilar na...

Mangueira vive expectativa para o sorteio e quer voltar a desfilar na segunda-feira

Verde e rosa está a três carnavais consecutivos desfilando na primeira noite de apresentações

Hoje ocorre o sorteio que irá definir o dia e a ordem de desfiles das escolas de samba para o carnaval 2024 no Grupo Especial, como em todo ano, a preferência das agremiações é por desfilar na segunda-feira, seja por superstição ou pelo fato da maioria dos campeonatos terem sido conquistados nesse dia, nos últimos 15 anos apenas a Unidos da Tijuca em 2010 e a Viradouro em 2020 venceram tendo desfilado no domingo, ou seja, estar no segundo dia de apresentações tem sido mais vantajoso.

alcione mangueira
Foto: Divulgação/Mangueira

A Estação Primeira de Mangueira está acostumada a levantar o público presente na Sapucaí independentemente da posição de desfile, porém, após o histórico título conquistado em 2019 (quando foi 5º escola a pisar na avenida no segundo dia de desfiles), a verde e rosa amarga três carnavais consecutivos desfilando na primeira noite de apresentações, em 2020 foi a terceira de domingo, em 2022, em virtude da pandemia, os desfiles ocorreram sexta e sábado, e a Mangueira foi a segunda do primeiro dia, já no último carnaval, a escola teve a missão de encerrar o domingo e arrebatou o público com uma apresentação fortíssima.

Indo para o segundo ano como carnavalesco da verde e rosa, Guilherme Estevão espera continuar com a tradição de desfilar entre as últimas escolas, foi assim em 2022 pelo Império da Tijuca na Série Ouro e no último ano com a Mangueira, porém, dessa vez ele deseja estar na segunda noite de desfiles por conta de todo o histórico de títulos.

“O sorteio é sempre um passo importante, então torço para que a Mangueira caia numa ótima posição, de preferência no segundo dia, e que eu continue mantendo a tradição de ter carnavais sempre entre os últimos desfiles da noite, o que aconteceu em 2020 e 22 no Império da Tijuca e ano passado na Mangueira. Todo mundo sempre prefere desfilar na segunda-feira pela mística que envolve o número de campeãs que desfilaram na segunda noite. A Mangueira, em especial, vem de três carnavais consecutivos desfilando no domingo, então tá na hora de quebrar esse jejum, se Deus quiser”, disse Guilherme.

Guilherme conta também que tem algumas superstições para o dia do desfile, segundo ele, é necessário muita reza e pensamento positivo, além de evitar os famosos “pé frios”, ele também conta que a ordem de desfile ajuda a organizar melhor a preparação para o carnaval.

“Muita reza, pensamento positivo e não deixar algum ‘pé frio’ tocar em quem for sortear a bolinha. Pela posição a gente estabelece se precisa preparar a escola cromática e materialmente para a luz do dia (como foi o nosso caso esse ano, apostando nos reflexivos para potencializar o efeito da luz do sol), além da questão logística, de montagem dos carros e armação da escola de acordo com o lado de concentração”, conta o carnavalesco.

A porta-bandeira Cintya Santos fez sua estreia na Mangueira no último carnaval, cercada de expectativa por parte dos admiradores da festa, ela saiu aclamada da Sapucaí, ter fechado o primeiro dia de desfiles foi especial, mas agora Cintya deseja desfilar na segunda-feira, a porta-bandeira lembra que no acesso passou pelos dois dias de apresentações e quer viver o mesmo na verde e rosa.

mangueira campeas 2023 12

“A minha expectativa é muito grande. Muito, muito, muito. Eu vou pro meu segundo ano e meu primeiro já fechei o Carnaval de domingo. Seria ótimo fechar o de segunda-feira, então, a expectativa é positiva, eu estou passando por todos os dias, no acesso eu já desfilei sexta e sábado, vim pro Grupo Especial e desfilei domingo, então agora chegou a hora de desfilar segunda-feira, estou torcendo muito. É papo de sambista que a grande campeã só saí às segundas, pra mim pode sair em qualquer dia, mas como já tive a sensação de fechar o domingo, quero desfilar segunda”, contou Cintya.

Cyntia conta que não possui nenhuma superstição para o dia do sorteio, mas que tem muita fé e está pedindo para que a posição da agremiação seja a melhor possível, ela diz também que independente do dia e da posição, o empenho será o mesmo para que a Mangueira realize um grande carnaval.

“Não tenho superstição, eu tenho fé, eu tô pedindo muito que seja o melhor para a escola, um ótimo dia, uma ótima colocação, nós já estamos trabalhando em prol do carnaval da Estação Primeira de Mangueira. Não acho que a posição define muito o trabalho, acredito que independentemente de ser domingo ou segunda, e da posição de desfile, o empenho tem que ser o mesmo, não altera, o trabalho é entregue com muito amor e com muito carinho”, finaliza a porta-bandeira.

mangueira campeas 2023 38
Foto: Allan Duffes e Nelson Malfacini/Site CARNAVALESCO

Dowglas Diniz foi grande vencedor do prêmio de revelação no Estrelas do Carnaval de 2023 ao fazer sua estreia como intérprete oficial da verde e rosa ao lado de Marquinho Art’Samba, em entrevista sobre o sorteio que definirá a posição de desfile da verde e rosa, ele diz que está ansioso, afinal, durante o sorteio já é possível sentir o clima do próximo carnaval e observar a briga saudável das escolas pela segunda-feira.

“A expectativa é muito grande, uma ansiedade, é ali que começa realmente a largada pro carnaval de 2024, então no próprio sorteio já começa aquele clima de tensão na mesa entre as escolas, aquela vibração, todo mundo querendo a segunda, todo mundo querendo sempre a melhor colocação possível. Então a expectativa é muito grande. Eu prefiro a segunda pelo simples fato de as últimas campeãs saírem da segunda, e a Mangueira nas últimas vezes que desfilou na segunda foi campeã e desfilar na segunda você vê todo mundo passando no domingo, a escola ganha um dia a mais, é melhor”, contou o intérprete.

Sobre ter alguma superstição para o dia do sorteio, Dowglas brinca e diz que sempre deseja o inverso, se a intenção é desfilar na segunda, ele diz que pede para desfilar no domingo, segundo ele tem dado certo.

“Tenho a superstição de sempre almejar o domingo, é sempre almejar o domingo pra cair na segunda. Toda vez que a gente almejou o domingo, caiu na segunda. Algumas vezes quando a gente queria desfilar no domingo, a gente desfilou na segunda. Então a gente está sempre querendo domingo pra poder cair na segunda, acho que isso é um pouco da minha superstição. Tem gente que tem outras, mas a minha é essa”, brincou Dowglas.

- ads-

X-9 emociona e vence a chuva em grande noite do carnaval de Santos

A primeira noite dos desfiles das escolas de samba de Santos trouxe inúmeras emoções para os presentes na Passarela do Samba Dráusio de Cruz,...

Beija-Flor homenageia em ensaio técnico 14 figuras essenciais na trajetória da escola

Em um ano marcado pelo reencontro com suas raízes, pela homenagem ao eterno mestre Laíla no enredo do Carnaval 2025, pela despedida da sua...

Acabou o caô! Sambódromo recebe alvará definitivo do Corpo de Bombeiros

A Riotur informa que, pela primeira vez, a estrutura do Sambódromo da Marques de Sapucaí recebeu alvará definitivo para a realização de qualquer evento,...