Faleceu nesta sexta-feira Arnaldo Manoel de Jesus, mestre Mugue da Portela. Não foi divulgada a causa da morte. Veja abaixo o pronunciamento da escola.
“Portela lamenta profundamente a morte de Mestre Mugue
É com pesar comunicamos ao mundo do samba o falecimento de Arnaldo Manoel de Jesus, o mestre Mugue da Portela. Com uma vida dedicada ao samba, o nome pelo qual era popularmente conhecido teve origem num antigo bonequinho chamado “Mug”. Por acha-lo parecido com o boneco, este acabou se transformando em apelido para toda a vida. Mais do que isso, esta virou a marca com o qual ficou conhecido no “mundo do samba”, a alcunha que o acompanhou ao longo de sua intensa jornada no carnaval.
Exímio sambista, Mugue começou como passista na Unidos de Padre Miguel, aos 13 anos de idade, desfilando com autorização dos pais. Chegou a Portela no ano de 1971, iniciando sua trajetória de sucesso em nossa bateria tocando agogô. A partir de então, além de ritmista, exerceu as funções de Diretor e Mestre, assumindo o comando da tabajara do samba em 1995, estreando no memorável desfile “Gosto que me enrosco”.
Ao todo, Mugu esteve à frente da Tabajara do samba em oito carnavais: Em 1995, 1996, dividindo o posto com Paulinho Botelho, 1998, 1999, 2000, 2001, 2002 e 2004. Por esta trajetória, é reverenciado como um dos ritmistas com maior identificação com as raízes da bateria da Portela, legado iniciado por Mestre Betinho, da qual Mestre Mugue foi um legítimo herdeiro, dando continuidade a esta longa tradição. O Mestre faleceu hoje, aos 72 anos, após lutar contra uma infecção.
O presidente, Fábio Pavão, o Vice-presidente, Junior Escafura, o Mestre de bateria, Nilo Sérgio, a Tabajara do Samba e toda a família portelense lamentam a morte de Mestre Mug e se solidarizam com familiares e amigos”.