InícioGrupo EspecialLuiz Guimarães, presidente da Vila Isabel: 'Nosso diferencial é ter uma equipe...

Luiz Guimarães, presidente da Vila Isabel: ‘Nosso diferencial é ter uma equipe muito forte para defender os nove quesitos’

Presidente da Vila confirmou que o carnaval da escola terá muitas crianças, em diversos momentos e com diferentes conotações

A Unidos de Vila Isabel certamente é uma das maiores escolas de samba do carnaval. Após o campeonato de 2013, a branca e azul do bairro de Noel passou por um período de grande instabilidade, com diversas trocas de mandatários e crise financeira. A partir de 2019, a agremiação voltou a se estabilizar. Mas foi com a entrada de Luiz Guimarães, filho de Capitão Guimarães, na presidência da escola em 2022, que a Vila se fortaleceu e tornou a disputar o carnaval na ponta da tabela. No ano de 2023, fez um grande desfile, muito elogiado pela excelência nos quesitos e pela forma mais solta de brincar o carnaval. O título foi disputado décimo a décimo com Imperatriz e Viradouro, mas não veio por pouco. Quem assiste aos ensaios da escola no Boulevard 28 de Setembro, nas noites de quarta-feira, consegue verificar que a Vila segue mordida e virá com muita força para brigar pelo tão sonhado quarto campeonato.

Foto: Rafael Soares/CARNAVALESCO

Em entrevista ao site CARNAVALESCO, o presidente falou sobre a expectativa dele para o carnaval de 2024 da Vila Isabel e o resultado que pode ser alcançado.

“A expectativa é muito grande. Dá para ver no ensaio. Comunidade toda cantando. Todo mundo entendendo o que significa essa reedição para a gente. Significa acreditar que o título é possível. Então, temos uma comunidade feliz, uma escola aguerrida, uma escola sonhando alto. E não tem como ser diferente. A gente vai brigar. Nosso pensamento sempre vai ser brigar nas alturas. Se Deus quiser, vai dar tudo certo”.

Mais uma vez, o renomado e multicampeão carnavalesco Paulo Barros assinará um desfile da Vila Isabel. Será o quarto trabalho de Paulo na escola, sendo o segundo em sequência. No ano passado, o artista mostrou mais um grande espetáculo na Sapucaí, sendo muito elogiado pela inventividade e beleza das alegorias e fantasias. O carro que trazia um São Jorge todo estilizado foi tão marcante que virou peça de decoração na Cidade do Samba. O presidente Luiz falou sobre o que o público pode esperar do próximo carnaval de Paulo Barros.

“As pessoas podem esperar mais um trabalho de muita criatividade. Obviamente, sem perder a essência do enredo, que é fundamental. A gente conversa muito. Vamos buscando orientar dentro do possível. Mas também temos que deixar o artista criar. O poder de criação dele é algo inexplicável. Às vezes, a gente olha um carro e parece que ele está cru ainda. Mas, de um dia para o outro, ele se transforma. O carnaval do Paulo é assim. É o inesperado. O público sempre aguardando mais um carro dele entrar na avenida, mostrando algo de diferente. A gente viu no ano passado vários carros geniais dele. O São Jorge foi memorável. E esse ano não será diferente. A gente virá com um conjunto de alegorias bem diversificado, muito rico e acreditando muito no trabalho novamente”.

Pelo teor do enredo “Gbalá”, que deposita nas crianças a esperança de um mundo melhor, é esperada a presença de um grande contingente de meninos e meninas ao longo do desfile. Apesar da preocupação de alguns, o presidente da Vila confirmou que o carnaval da escola terá muitas crianças, em diversos momentos e com diferentes conotações.

“É um carnaval repleto de crianças. Obviamente, o nosso enredo pede. A mensagem final é passada através das crianças. Então, é um desfile que tem muitas crianças em diversos momentos. Desde a comissão de frente até o último carro. São várias inserções. Algumas serão mais para o lado emocional, outras serão mais pela representatividade das crianças em si dentro do enredo”.

Nas últimas semanas, muitos comentários começaram a ser feitos no mundo do samba sobre um possível atraso nos trabalhos de barracão da Vila Isabel. Isso se deu após algumas fotos de alegorias da escola aparecerem nas redes sociais no momento em que estavam sendo manobradas para fora do barracão. O presidente da Vila afirma não dar importância para esse tipo de comentário e se mostra muito seguro sobre o andamento do trabalho e o que será apresentado no desfile.

“A gente vai mostrar no dia 12 de fevereiro. Vamos deixar falar quem quiser falar. O nosso carnaval é grande. A gente não está fazendo carnaval só no nosso barracão. Também estamos fazendo no barracão da Estácio. Estamos fazendo duas alegorias lá, pelo volume e tamanho do nosso carnaval. A gente vai continuar fazendo o trabalho da mesma forma que viemos fazendo ao longo das últimas administrações. Um carnaval imponente, um carnaval rico dentro do possível e do que o enredo pede. E a gente vai mostrar novamente o nosso trabalho. A nossa resposta tem que ser no desfile”.

A equipe da Vila Isabel é tida por muitos como uma das melhores entre todas as escolas do Grupo Especial. Fartos elogios são feitos aos profissionais, principalmente ao intérprete principal Tinga e ao mestre de bateria Macaco Branco. O presidente da agremiação comentou sobre esse entrosamento de seu time, além de dizer o que considera ser o diferencial da escola:

“Um conjunto que não poderia ser melhor. O Tinga e o Macaco Branco têm uma troca e uma conexão muito profunda. Deu super certo na Vila Isabel. A gente vem de ótimos resultados nos quesitos que cada um representa. É um carro de som perfeito, uma bateria tecnicamente excelente, do mais alto nível. E a gente defende quesito. Esse é o nosso diferencial. A gente entende que consegue defender os nove quesitos muito bem. No carnaval, o nível está muito elevado. Será novamente no detalhe. Então, a gente tem que fazer carnaval. Temos uma equipe maravilhosa. Toda ela é de excelência”.

- ads-

Unidos da Tijuca renova com mestre Casagrande

A Unidos da Tijuca anunciou a renovação com mestre Casagrande para o desfile do ano que vem. Ele segue no comando da bateria "Pura...

Nícolas Gonçalves acerta com Tucuruvi para fazer parceria com dupla de artistas da escola

Além da renovação de Dione Leite e Yago Duarte, o Tucuruvi anunciou a chegada do carnavalesco Nícolas Gonçalves que estará na parceria com a...

Tucuruvi anuncia renovação de carnavalescos para o desfile de 2025

O Tucuruvi anunciou nesta segunda-feira a renovação da dupla de carnavalescos, Dione Leite e Yago Duarte, para o desfile do ano que vem. Confira...