InícioSão PauloLugar de gente feliz! Dragões da Real comemora 25 anos com Superfeijoada,...

Lugar de gente feliz! Dragões da Real comemora 25 anos com Superfeijoada, show de Ferrugem e seis mil pessoas

Agremiação da Vila Anastácio reuniu a comunidade para comemorar o próprio Jubileu de Prata em grande evento na Fábrica do Samba

O Jubileu de Prata é uma data especial para toda e qualquer instituição. Para uma escola de samba, não teria como ser diferente. A raridade é ver uma instituição comemorar os 25 anos já consolidada como uma das principais em uma área – e é exatamente isso que acontece com a Dragões da Real. Fundada no dia 17 de março de 2000, a agremiação realizou mais uma Superfeijoada para comemorar a data neste sábado, na Fábrica do Samba. O evento reuniu cerca de seis mil pessoas e contou com uma série de shows – incluindo um de Jheison Failde de Souza, popularmente conhecido como Ferrugem, em que ele canta o repertório de Reinaldo, conhecido como “Príncipe do Pagode”, que o cantor considera como tutor e inspirador.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

feijoada dragoes2526 abril 2

Infraestrutura e apresentações

Não faltaram atrações na Superfeijoada, realizada no barracão da Fábrica do Samba que a Liga-SP aluga para eventos – localizado, por sinal, bem à frente do barracão da própria Dragões da Real no local. Na portaria, além de um painel de LED para recepção, os já famosos cisnes do abre-alas do desfile de 2025 – do enredo “A vida é um sonho pintado em aquarela!”, desenvolvido pelo carnavalesco Jorge Freitas. Logo na entrada, lojas da própria escola e do cantor Ferrugem, além de mais esculturas relativas à apresentação da temporada – e o totem com o emblema da agremiação, trazido da Caverna do Dragão, quadra da escola, na Vila Anastácio, distante sete quilômetros e meio do local.

Um dos quiosques da Fábrica do Samba, localizado já dentro do espaço delimitado, seguiu com quitutes – mas outros tantos espaços foram montados pela escola, com bares e espaço para outros aperitivos, como batatas fritas. Também havia uma área para fumantes, à esquerda da entrada.

feijoada dragoes2526 abril 9

O local principal, entretanto, era o próprio barracão. Lá foi montado o palco para as apresentações, na entrada do espaço coberto – e rodeado por centenas de mesas. A reportagem também notou diversos espaços em que os presentes podiam se servir, todos com arroz e diversas panelas de barro – a descentralização dos locais para pegar comida, por sinal, diminuiu consideravelmente o tempo em que cada pessoa ficava nas filas. Até mesmo o espaço entre o local em que são montadas as alegorias e a recepção do barracão foi aberto para a inclusão de mais um espaço para pegar o prato.

Enquanto comiam e bebiam, ninguém reclamou de entretenimento. Primeiro, apresentou-se o Samba da Caverna – que, como o próprio nome já diz, diverte todos na quadra da agremiação. Depois, foi a vez de Jorginho Soares, cantor e integrante do carro de som da Dragões da Real. O show dele, por sinal, teve surpresas: Grazzi Brasil, uma das intérpretes da Estrela do Terceiro Milênio desde 2022, executou algumas músicas na apresentação. Um malandro, uma passista e a corte da Ritmo Que Incendeia, bateria da escola, também se fizeram presentes – e, lá, a rainha Karine Grum e a princesa Yohana Obyara mostraram samba no pé.

feijoada dragoes2526 abril 7

Após uma passagem com DJ, começou o show da turnê “Legado do Príncipe: Ferrugem Canta Reinaldo”, atração principal da noite que, é claro, não poderia se encerrar sem uma apresentação da Ala Musical da própria Dragões da Real, que executou sambas-enredo da instituição da Zona Oeste.

Importância

feijoada dragoes2526 abril 5

Três nomes bastante importantes e já históricos da Dragões da Real e de todo o carnaval de São Paulo foram ouvidos pela reportagem sobre o quão importante era, para a agremiação, a realização da Superfeijoada. Um deles foi Renato Remondini, popularmente conhecido como Tomate, que destacou o espírito da Dragões em sempre querer ser vanguarda: “A importância desse evento, sobretudo, é para o crescimento da escola. Primeiramente, trazer novos componentes. Em segundo lugar, mostrar o clima da Dragões para todos. Depois, a parte comercial – que, claro, para a gente é muito bom para o nosso faturamento. A Dragões conta com esse faturamento para fazer carnavais grandiosos – esse é o nosso objetivo. É importante destacar que o primeiro objetivo não é financeiro, é agregador. Também queremos deixar claro o nosso DNA inovador, para trazer cada vez mais pessoas que estão querendo viver uma nova experiência. Hoje, por sinal, mesmo temos algumas coisas diferentes, como o palco com testeira de LED. A cada evento a gente vai se reinventando”, destacou.

feijoada dragoes2526 abril 4

Rogério Félix, diretor de Harmonia da instituição, aproveitou para destacar as pessoas que formam a agremiação: “A Superfeijoada é um encontro onde a nossa comunidade, junto com seus familiares e amigos, participam. É muito importante a feijoada para nós – tanto que, se você olhar, toda a diretoria está servindo a comida, todos os Harmonias estão servindo, todos os coordenadores estão servindo. São mais e 200 voluntários – que incluem a liderança e o comando da escola. Eu costumo brincar que a gente serve eles durante a feijoada para que eles se sintam bem de servir a comunidade no dia do desfile. A feijoada, para nós, é um marco. Graças a Deus, ela só tem crescido. Hoje, por números, é a maior feijoada de escola de samba do Brasil. É uma grande responsabilidade – e, cada vez mais, estamos batendo recorde de vendas. Em menos de 12 horas, vendemos todos os ingressos para hoje”, revelou.

Celebração à história

feijoada dragoes2526 abril 3

Márcio Santana, diretor de carnaval da instituição, também fez uma importante viagem ao passado da agremiação: “Para a escola enquanto entidade, esse evento, hoje, em especial, comemorando os 25 anos da escola, é a coroação de um trabalho. Mais até do que pensar para frente, o evento de hoje nos faz olhar para trás, em todo o caminho que a gente percorreu para chegar até aqui A nossa primeira feijoada na história foi realizada dentro da quadra, com um número mínimo de participantes. Hoje, a gente tem uma comunidade gigantesca, apaixonada e, acima de tudo, muito fidelizada a tudo que a gente se propõe a fazer – inclusive essa completa maluquice de fazer uma Superfeijoada para um público total, ao longo do dia, de seis mil pessoas em oito horas de evento”, brincou.

Rogério Félix também “A Dragões é uma escola que sempre tenta se reinventar. Nosso slogan, ‘lugar de gente feliz’, nos cobra demais. São 24 horas de cobrança, esse slogan fica na nossa cabeça. Sempre nos perguntamos o que nós vamos fazer para deixar a nossa comunidade feliz. Lá atrás, quando nós começamos essa feijoada, há 15 ou 16 anos, já era muito divertido. Comemoramos quando teve a primeira – acho que tiveram 34 ou 36 pessoas. Nós comemoramos semanas por termos feito uma feijoada, para você ter ideia. Hoje a gente recebe quase quatro mil pessoas só para comer – e depois, juntando com o público do show, passamos de seis mil pessoas. É uma responsabilidade muito grande. Mas, mais do que isso, é um compromisso com a nossa comunidade”, orgulhou-se.

feijoada dragoes2526 abril 6

Falando em se reinventar…

O CARNAVALESCO já detalhou o quanto a Dragões gosta de ser pioneira nas ações que faz. Tal raiz, novamente, foi citada por Tomate ao falar da festividade: “A Dragões é uma escola que não para nunca, ela tem atividades o ano inteiro. Hoje a gente está comemorando os nossos 25 anos numa Superfeijoada para seis mil pessoas: são quatro mil pessoas que ficam até as 15h30. A partir desse horário, a gente desmonta as mesas e entram mais duas mil pessoas para assistir ao show hoje do Ferrugem – e, depois, ao show da Dragões. Nossa primeira feijoada foi na quadra da Mocidade da Mooca há muito, muito tempo atrás, pode ter certeza disso… e a gente nunca imaginava que a gente ia conseguir juntar tanta gente. Depois, nós fomos para a nossa quadra, onde a gente fazia para 50, 100 pessoas. Desde 2013 ou 2014, porém, toda vez que a gente anuncia feijoada, em um dia, um dia e meio, a gente vende todos os ingressos da quadra ou todos os ingressos aqui da Fábrica do Samba”, comemorou.

feijoada dragoes2526 abril 8

A mesma característica foi exaltada, novamente, por Rogério Félix: “Assim como algumas entidades, nós não paramos: durante a pandemia, por exemplo, nós fizemos feijoada. As pessoas passavam de carro dentro da nossa quadra e recebiam o kit da feijoada. Assim nós fizemos festas juninas, também. Da mesma forma nós fizemos uma final de samba-enredo – na qual as pessoas assistiam de dentro do carro. A responsabilidade de sempre oferecer algo novo para a nossa comunidade é a nossa raiz, queremos fazer um lugar de gente feliz e entregar isso para todos”, comentou.

Orgulho

feijoada dragoes2526 abril 1

Principal mandatário da instituição, Tomate, ao mesmo tempo, destacou o valor do evento para a escola e, também, detalhou um pouco dos tantos detalhes que circundam a festividade: “É um evento super consolidado, talvez um dos maiores eventos do carnaval em todo o Brasil porque ela acontece todo mês, não é uma vez por ano. É bem diferente, é um desafio fazer a nossa feijoada na Fábrica do Samba porque, ao mesmo tempo em que o espaço te possibilita fazer um show para seis mil pessoas, realizar isso não é fácil. Junte a isso fazer, no mesmo evento, uma feijoada para quatro mil pessoas em prato de louça e com talheres de alumínio. É uma estrutura gigantesca que envolve muita gente”, finalizou.

- ads-

Com enredo já definido para o Carnaval 2026, Beija-Flor faz suspense e garante que será impactante

A Beija-Flor de Nilópolis, atual campeã do Carnaval do Rio de Janeiro, já definiu o enredo que levará para a Marquês de Sapucaí em...

Tambores da mudança! Laísa é a primeira mestra de bateria na Sapucaí: ‘história foi feita’, diz

O mundo do samba vive um momento histórico. Pela primeira vez, uma mulher assume o comando de uma bateria na Série Ouro do Carnaval...

‘Fechar o carnaval não é só uma posição, é um projeto. E o Salgueiro vem com tudo’, garante presidente André Vaz

O Salgueiro, após sofrer com uma injusta avaliação no Carnaval 2025 e por ter ficado fora do sábado das campeãs, ganhou um novo fôlego...