InícioSão PauloLiga-SP propõe imersão nos esquentas das baterias

Liga-SP propõe imersão nos esquentas das baterias

Série de vídeos retrata com fidelidade os momentos que antecedem os desfiles oficiais

Qual é a sua parte preferida de um desfile de escola de samba? Pensando nos sambistas que gostam de prestigiar o preparo das agremiações minutos antes do desfile oficial, a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo propõe uma experiência imersiva nos esquentas do Carnaval SP 2023, com uma série de vídeos que retratam, com fidelidade, o que acontece nas baterias durante a concentração de um desfile de escola de samba.

Os vídeos das 34 agremiações que passaram pelo sambódromo do Anhembi em 2023 estão sendo publicados no canal oficial da Liga-SP no YouTube, um a um, por ordem de classificação.

Com o projeto — uma iniciativa do Departamento de Comunicação — a Liga-SP atende aos pedidos do público mais fiel no Carnaval de São Paulo pela vivência do espetáculo também fora da pista. Para os próximos meses, a entidade ainda projeta o lançamento de um álbum exclusivo para as plataformas digitais com os alusivos e hinos cantados durante os esquentas.

O esquenta

Muito mais do que 15 minutos pré-desfile, a concentração com a bateria, ajuste de cordas e aquecimento dos cantores e dos componentes é, também, um momento que inspira expectativa, nostalgia e muita emoção, com alusivos, sambas-enredo que marcaram o coração dos sambistas, discursos e outras surpresas que o Carnaval pode reservar.

Nos desfiles oficiais, há quem prefira ficar no primeiro setor do sambódromo, mais próximo à concentração, para ouvir o esquenta da próxima escola de samba a cruzar a faixa amarela. Por motivos logísticos, o som dos 15 minutos pré-desfile fica restrito ao ambiente. Isto acontece porque o esquenta da agremiação que está prestes a entrar na avenida é liberado nos minutos finais do desfile anterior. Desta forma, quem se encontra nos setores do Anhembi prestigia o desfecho de um desfile, enquanto que o esquenta da escola seguinte torna-se um momento restrito à comunidade, antes do portão se abrir. Este cronograma garante uma noite de entretenimento ininterrupta a quem assiste.

Os vídeos foram gravados nos dias 11, 17, 18 e 19 de fevereiro, com captação da Sala22 Áudio e Vídeo, direção de Guma Sena, Rodrigo Pimentel e Bruno Carvalho.

- ads-

Império Serrano anuncia que Darlin não é mais rainha de bateria da escola

O Império Serrano anunciou nesta sexta-feira que Darlin Ferrattry não segue cono rainha de bateria para o Carnaval 2025. Veja o comunicado da escola. "A...

Carnavalescos da Grande Rio promovem visita mediada em exposição neste sábado

Neste sábado, 02 de março, às 14h, acontecerá uma visita mediada pela exposição "Laroyê, Grande Rio!", em exibição no Museu de Arte do Rio,...

União da Ilha anuncia saída do casal de mestre-sala e porta-bandeira

A União da Ilha anunciou nesta sexta-feira a saída do casal de mestre-sala e porta-bandeira, Thiaguinho e Amanda. A dupla recebeu o prêmio "Estrela...