InícioSão PauloLiga-SP abre a Fábrica do Samba para eventos das agremiações

Liga-SP abre a Fábrica do Samba para eventos das agremiações

A partir deste sábado, agremiações presentes no complexo passam a usar o espaço para receber a comunidade também

O lugar onde os sonhos carnavalescos se realizam antes de irem para a avenida já era palco da festa de lançamento do CD de sambas-enredo, mas agora abre para eventos organizados pelas agremiações. A partir deste mês de abril, a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo inaugura a nova fase da Fábrica do Samba I, na Barra Funda, como espaço para receber as comunidades, sambistas e convidados em geral.

E quem estreia o novo espaço é a Dragões da Real, que recebe a comunidade em um dos galpões para a Superfeijoada. Tradicionalmente, o evento acontece na quadra, na Vila Anastácio, e os ingressos são disputadíssimos. Na Fábrica do Samba, há capacidade para um público maior. Tiee é a atração desta edição, com 100% dos ingressos vendidos.

Já no mês que vem, a festa é da grande campeã do Carnaval SP 2023. No dia 13 de maio, sábado, a Mocidade Alegre faz a Festa das Campeãs, também na Fábrica do Samba, com convidados como os cantores Arlindinho, Keilla Regina, e as coirmãs Imperatriz Leopoldinense (RJ) e Vai-Vai, campeã do grupo de Acesso. E como nem só de comemoração vive a Morada do Samba, o enredo que é aposta para o próximo título vai ser lançado durante o evento. Para garantir um lugar, clique neste link.

Fábrica do Samba

O complexo é um espaço seguro para a montagem das alegorias e fantasias de um desfile de escola de samba, com o espaço adequado para as proporções que tem o Carnaval de São Paulo. Treze agremiações ocupam os galpões, mais a nova sede da Liga-SP, inaugurada em 2022. Antes mesmo de ser 100% entregue, desde 2017, o espaço já era palco para um dos eventos mais importantes do Carnaval paulistano: a festa de lançamento do álbum de sambas-enredo, que popularizou o formato com minidesfiles de todas as agremiações filiadas, aderido por outras praças.

Ainda em 2022, a Fábrica do Samba recebeu outros dois eventos: o sorteio da ordem dos desfiles, que tradicionalmente acontece em junho, e a exposição Bicentenário – Contado por Enredos e Fantasias, uma iniciativa da Liga-SP em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

A Fábrica do Samba fica localizada na avenida Doutor Abraão Ribeiro, nº 497, na Barra Funda.

- ads-

PodCARNAVALESCO RJ: veja o programa com Marquinho Marino e João Vitor

https://www.youtube.com/live/m0UzicyZb-c

Em dia de novo papa, conheça a escola de samba de São Paulo que tem padre como presidente

Na Zona Leste de São Paulo, um padre comanda uma escola de samba que vem conquistando espaço no carnaval paulistano. Padre Rosalvino, salesiano, de...

Freddy Ferreira: ‘Enredo da Viradouro sobre mestre Ciça emociona sambistas e cativa ritmistas’

O “conclave” festivo da Unidos do Viradouro realizado em sua quadra de ensaios na noite de terça-fera decretou que mestre Ciça (o Papa do...