A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) realizou reunião plenária na noite desta terça-feira para abordar a subvenção da Prefeitura do Rio, os ensaios técnicos no Sambódromo, venda de ingressos, e a festa de lançamento do CD do Grupo Especial, que acontecerá no dia 3 de dezembro, na Cidade do Samba. Após o encontro, o presidente da Liga Jorge Castanheira conversou com o site CARNAVALESCO e explicou a pauta do dia.
Subvenção da Prefeitura do Rio
“Nós já conseguimos fazer a organização do contrato com a Riotur em relação a permissão de uso da Passarela do Samba. Iniciamos a venda dos camarotes e agora em novembro teremos as frisas e depois as arquibancadas que vão ser novamente via cartão de crédito. Vamos fazer um carnaval com 14 escolas, mas bem estruturado. Falta ainda a assinatura do contrato entre a Riotur e as escolas de samba que é feita de forma individual. Toda documentação das escolas foi encaminhada para Riotur e eles estão vendo com a Prefeitura o orçamento para tentar nos próximos dias resolver a assinatura e o planejamento da forma de apoio ao carnaval do Rio”.
Ensaios técnicos no Sambódromo
“Esperamos conseguir um patrocínio via Lei Rouanet para os ensaios técnicos em janeiro e fevereiro no Sambódromo. Sabemos da importância para o treinamento das escolas e para prestigiar o público amante do carnaval. O projeto está aprovado pela Rouanet. O presidente da Riotur, Marcelo Alves, está vendo se consegue alguma empresa nessa linha e que possa contar com o apoio do governo estadual para Lei de Incentivo a Cultura pelo ICMS”.
Subvenção Série A, Mirim e Grupos de Acesso
“Todos os grupos preocupam. A questão é chegar e ver com a Prefeitura do Rio qual será o planejamento. Estamos caminhando juntos e cada um dos presidentes das outras entidades também estão agindo nesse sentido”.
Regulamento Carnaval 2019
“O regulamento está pronto. O que muda é que o sorteio dos julgadores será na quarta-feira de cinzas após os desfiles. Teremos uma plenária só para definir, mas está bem encaminhado o assunto. O horário do desfile deve começar entre 21h15 e 21h30. A primeira escola de cada dia não será transmitida ao vivo pela TV Globo, apenas no compacto, as demais vão ter suas apresentações exibidas ao vivo”.