InícioGrupo EspecialLiesa muda plenária com os presidentes da sede no Centro para Cidade...

Liesa muda plenária com os presidentes da sede no Centro para Cidade do Samba

Dirigentes aguardam apenas a liberação da Cidade do Samba para a realização da primeira reunião plenária no novo local

A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) prepara uma grande mudança para sua reunião plenária. O grupo de presidentes das doze escolas de samba do Grupo Especial e mais os beneméritos e fundadores não vão mais se encontrar na sede da instituição no Centro do Rio de Janeiro. O local escolhido para os encontros passa a ser a Cidade do Samba, na Zona Portuária da cidade.

Os dirigentes aguardam apenas a liberação da Cidade do Samba para a realização da primeira reunião plenária no novo local. O prédio da Liesa fica próximo do portão principal do espaço que abriga os barracões das escolas de samba. O encontro deve ter a presença do prefeito Eduardo Paes. Na ocasião, ele informará como será feito o apoio do poder público para o Carnaval de 2022, inclusive, com a previsão do repasse financeiro.

O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para liberação da Cidade do Samba foi assinado pela Prefeitura do Rio. Ele estabelece prazos para adequações nos sistemas de prevenção e combate a incêndio e será encerrado após a plena regularização da edificação, quando é emitido o Certificado de Aprovação. Agora, a espera é pela liberação do desembargador que fez a interdição do local.

Unidade do Corpo de Bombeiros na Cidade do Samba

Em janeiro de 2021, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Cidadania da Capital, obteve na Justiça decisão determinando a interdição da Cidade do Samba até que as instalações sejam reestruturadas de forma a minimizar os riscos de incêndio. A ação ressaltava que vistorias realizadas pelo Corpo de Bombeiros em diferentes anos identificaram não só irregularidades no estado das instalações, como também a ausência de plano de controle e prevenção contra incêndios. O Governo do Estado já autorizou a Liesa a tomar as providências necessárias para a instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros na Cidade do Samba.

O novo destacamento atenderá não apenas à Cidade do Samba, mas a toda Zona Portuária. E será instalado naquele local devido ao posicionamento estratégico e de suas amplas entradas e saídas, com bastante espaço para manobras das viaturas.

- ads-

Salgueiro oferece curso gratuito sobre Imposto de Renda para Pessoa Física

O Projeto Salgueiro Social, do GRES Acadêmicos do Salgueiro, em parceria com o Centro Universário Internacional Signorelli, dá início neste mês de abril a...

Leia a sinopse do enredo da Portela sobre Milton Nascimento para o Carnaval 2025

Cantar será buscar o caminho que vai dar no Sol Uma homenagem a Milton Nascimento “Só quem toma um sonho Como sua forma de viver Pode desvendar o...

Três novos enredistas se juntam à equipe da Beija-Flor de Nilópolis para o Carnaval de 2025

A Beija-Flor de Nilópolis anuncia a chegada de três novos talentos que formam a equipe de enredistas para o Carnaval de 2025. Bianca Behrenda,...