InícioEspecialIntervenções artísticas ocupam espaço vazio de quadras e do Sambódromo

Intervenções artísticas ocupam espaço vazio de quadras e do Sambódromo

Artista paulista Flávia Junqueira faz homenagem ao carnaval carioca e devolve parte do brilho perdido com a pandemia a partir desta quarta

O vazio deixado nas quadras das escolas de samba e no Sambódromo do Rio de Janeiro será preenchido com intervenções artísticas com muito brilho e colorido. A artista plástica paulista Flávia Junqueira começa a partir desta quarta-feira a ocupar esses espaços tradicionais do carnaval carioca com balões, serpentinas e outros objetos para devolver parte da alegria da festa e eternizar os momentos em obras fotográficas e de vídeo. A iniciativa tem o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, da Riotur e da Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro).

Junqueira decidiu homenagear as seis escolas do Grupo Especial que tiveram as melhores colocações no desfile do ano passado. A quadra da Grande Rio, em Duque de Caxias, será a primeira a receber a ocupação nesta quarta. No dia seguinte, será a vez de Mangueira e Salgueiro e na sexta a Beija-Flor de Nilópolis será objeto da intervenção artística. No sábado, a Mocidade Independente de Padre Miguel terá sua quadra ocupada e no domingo a campeã Viradouro vai virar foco desse trabalho artístico.

A contribuição da artista para o atípico carnaval carioca da pandemia será coroada na terça-feira com a intervenção na Praça da Apoteose, no Sambódromo, cedido gentilmente pela Prefeitura do Rio através da Riotur, que o abrirá exclusivamente para a instalação. No início da manhã, Junqueira e sua equipe começam a montar o cenário de colorido e beleza que pretende devolver um pouco da graça que o desfile proporciona.

Enquanto as obras nas quadras serão predominantemente nas cores de cada escola, no trabalho do Sambódromo todas se juntam na composição. A artista vai utilizar materiais variados em cada trabalho, prometendo substituir os balões com gás hélio, comuns nos seus trabalhos, às vezes por serpentinas, papel picado e fumaça colorida. Uma equipe de produção foi contratada especialmente para essas montagens, que contam com o apoio da marca de balões Qualatex Brasil.

“A ideia é que essa intervenção seja documentada para um vídeo para registrar desde a quadra vazia, mostrando a entrada dos objetos e todo o processo. Vamos mostrar a alegria e também a tristeza porque não vai ter ninguém. São espaços que estão silenciosos, desabitados, mas que estarão em festa sendo homenageados nesse momento de tanta privação”, afirma a artista, que exalta a importância do carnaval carioca para a cultura do país.

A secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, saudou a proposta: “Sou fã do trabalho da Flávia e acredito que vem a casar perfeitamente com a necessidade que temos de levar alegria sem ajudar a propagar a Covid-19. Um acontecimento que ficaria marcado pelo vazio e pela tristeza será marcado para sempre por esse trabalho que ficará belíssimo”.

- ads-

Conheça o enredo da Independente Tricolor para o Carnaval 2025

A Independente Tricolor anunciou na noite desta quarta-feira o enredo para 2025: "Gritos de resistência", que será desenvolvido pelo carnavalesco André Marins. Veja abaixo...

Daniel Silva é o novo intérprete da Inocentes de Belford Roxo

Daniel Silva volta para Inocentes de Belford Roxo como intérprete oficial. Ele fez parte do carro de som da agremiação em 2004, como apoio...

Conheça o enredo da Mancha Verde para o Carnaval 2025

A Mancha Verde apresentou na tarde desta quarta-feira o enredo para o Carnaval 2025. A escola levará para o Anhembi no ano que vem...