InícioSérie OuroImprensa aprova e utiliza o 'Roteiro dos desfiles' na cobertura da Série...

Imprensa aprova e utiliza o ‘Roteiro dos desfiles’ na cobertura da Série Ouro

Composto por 66 páginas, a revista Roteiro dos Desfiles estava nas mãos dos presentes na Sapucaí, na sexta-feira de desfiles da Série Ouro. Contento, além a ordem das escolas que irão desfilar naquela noite, o roteiro apresenta a ficha técnicas de todas essas agremiações, bem como sinopse do enredo, a letra do samba-enredo, explica e nomeia as alegorias e fantasias de todos os segmentos, de todas as alas, de composições de carros, etc.

Contendo inúmeras informações que auxiliam a compreensão dos desfiles, o roteiro também está em inglês para ser acessível aos turistas estrangeiros.

Presente nas mãos de diversas pessoas que acompanhavam a primeira noite de desfiles, o roteiro era objeto garantido na mão de quase todos os jornalistas que estavam cobrindo o carnaval. Em entrevista ao site CARNAVALESCO, alguns deles falaram sobre a importância do roteiro para o trabalho jornalístico na avenida.

“O roteiro dos desfiles é maravilhoso, porque ele auxilia o nosso trabalho na avenida, ajuda a gente a lembrar de dados importantes das escolas, de informações que são fundamentais para a gente trabalhar. Porque a gente que trabalha todas as noites, a gente não detém tudo, né? A gente não guarda todo o conhecimento. Então o roteiro dos desfiles ajuda muito e se torna o nosso suporte para gente conseguir trabalhar, ele é maravilhoso”, disse Carolina Grimião, de 36 anos, que é repórter da Rádio Tupi.

Para o radialista, Márcio Zuma, de 47 anos, o roteiro é fundamental: “O livro do roteiro dos desfiles é muito importante, porque ele explica o que representa ala a ala. Às vezes você tem uma dúvida de uma fantasia a respeito da sua representatividade e o livro explica, às vezes você quer o nome de um mestre de sala, de uma porta-bandeira, de um coreógrafo de comissão de frente e consegue encontrar no livro que é muito completo”, comentou o integrante da Rádio Arquibancada.

Já para Renan Neves, 27 anos, radialista que veio do Rio Grande do Sul, o roteiro dos desfiles é fundamental, ainda mais para ele que se comunica com o público sem imagens, ter mais informações para descrever um elemento ou ala que está na sua frente , é imprescindível.

“Sem sombra de dúvidas, o roteiro dos desfiles é fundamental para nós, especialmente de rádio, conseguirmos trabalhar, pois temos que rapidamente ter as informações, mencionar qual ala, qual alegoria está na avenida para auxiliar quem está lá na cabine trabalhando na transmissão, e sem o roteiro dos desfiles, especialmente na Série Ouro, em que não temos um livro abre-alas a disposição, esse material é fundamental”, afirmou o jornalístico.

- ads-

Grande Rio apresenta integrante que vai atuar em parceria com os carnavalescos na pesquisa do enredo

A Grande Rio apresentou Rafa Bqueer que atuará em parceria com os carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora na pesquisa do enredo para o...

Liga-SP abre pré-venda de todos setores das arquibancadas com 50% de desconto para o Carnaval 2025

A pré-venda de ingressos para o Carnaval 2025 começou no último sábado. A bilheteria virtual do Clube do Ingresso abriu durante a definição da...

Balanço: ordem dos desfiles do Carnaval 2025 em São Paulo

https://www.youtube.com/watch?v=EySmcYOr3iM