InícioSérie OuroImpério da TijucaImpério da Tijuca segue fiel às origens afro-brasileira e apresenta o enredo...

Império da Tijuca segue fiel às origens afro-brasileira e apresenta o enredo ‘Cores do Axé’ para o Carnaval 2023

Agremiação fará uma homenagem ao artista Carybé (pintor argentino que apaixonado por Salvador e suas manifestações culturais, fez sua obra em cima das expressões e fé) e sua relação com o axé

O Império da tijuca realizou neste domingo a apresentação do enredo e da equipe responsável pelo desfile de 2023. Mais uma vez, a escola segue fiel a suas origens e virá com um enredo afro, “Cores do Axé”. A agremiação fará uma homenagem ao artista Carybé (pintor argentino que apaixonado por Salvador e suas manifestações culturais, fez sua obra em cima das expressões e fé) e sua relação com o axé. Esse encontro passará pelo nascimento da natureza, dos Orixás, das festividades, além de visitar a Bahia.

Fotos: Walter Farias/Site CARNAVALESCO

Para o desenvolvimento, a diretoria contratou os carnavalescos Junior Pernambucano e Ricardo Hessez. Sendo o primeiro ano dessa parceria, a dupla acredita que suas ideias e experiências se completam e serão um trunfo para o desfile de 2023. Vale ressaltar que este será o primeiro carnaval de Ricardo Hessezassinando na Sapucaí, enquanto isso, será o recomeço de Junior, inclusive, a volta ao primeiro império do samba.

“Está sendo muito bom trabalhar com o Ricardo. Acredito que ele tenha um futuro muito bom! Ele é um cara inteligentíssimo e está somando muito na parceria que está buscando representar bem a Império da Tijuca. Eu estou muito confiante com a nossa parceria” disse Junior Pernambucano ao site CARNAVALESCO.

“Eu vi a escola chegar no Especial com o Junior, vi o trabalho dele anterior aqui na escola e admiro muito. Agradeço ter essa oportunidade com ele que também é uma pessoa generosa e ainda tem muita coisa e muita novidade para marcar. Ele traz todo o entendimento do que é a escola, enquanto eu trago mais o olhar da arte. Está casando bem e se Deus quiser dará certo”, afirmou Ricardo.

Quanto ao assinar pela primeira vez na Marquês de Sapucaí, Ricardo se mostra calmo na maior parte do tempo e afirma que até nesse sentido a sua parceria com Junior Pernambucano é preciosa.

“Eu estou relativamente calmo. Claro que de vez em quando bate uma ansiedade, mas esse é outro ponto bom de estar em dupla, porque da pra dividir com alguém a carga”, comentou Ricardo.

Enquanto isso, Pernambucano lida com sua volta ao carnaval. “A escola que é minha mãe. Hoje passa um filme na minha cabeça e reencontrar as pessoas está sendo muito bom, até mesmo por conta dos últimos desfiles que foram uma coisa desastrosa e me marcou bastante. Estou empolgado com essa volta e já está sendo um trabalho muito especial”, contou.

O presidente Tê também marcou presença na apresentação do enredo e conversou com a nossa equipe a respeito do enredo de 2023 e a expectativa para o trabalho da equipe.

“Enredo bem afro e de muita macumba, um enredo na linhagem da escola e produzido por uma equipe de total confiança. Sentamos com os carnavalescos e comissão de frente, estamos todos alinhados e buscaremos fazer um desfile para brigar pelo título”, garantiu.

Quando perguntado sobre como está o planejamento para 2023, o presidente explicou: “Se a prefeitura já tivesse programada a liberação da subvenção, já daria para adiantar nosso planejamento, mas a gente ainda não sabe quando vai receber 2023. Acredito que a prefeitura poderia trabalhar mais afinada com a Riotour, porque as escolas do Acesso dependem muito dessa verba municipal. Até porque estadual não tivemos nada esse ano”, desabafou.

Além de uma equipe de confiança, o Império da Tijuca também precisará de um samba forte. Para isso, o diretor de carnaval, Luan Teles, já tem uma programação definida.

“Estamos apostando na novidade com um carnavalesco experiente e vencedor. Tenho a total certeza que a dupla apresentará um sucesso na avenida, mas também precisamos de um bom samba. Nós queremos iniciar a competição em agosto e definir o samba em setembro”, revelou.

Junto a nova dupla de carnavalescos, um samba forte e a fidelidade às raízes da escola, o Império da Tijuca também apresentou confiança no amadurecimento de integrantes importantes para o desfile, como o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Renan Oliveira e Laís Ramos.

“Nós estamos voltando agora de uma mini-férias, mas estudamos muito o carnaval de 2022 para entendermos o que mudar para 2023. Agora que oficialmente, estamos ansiosos, até porque o enredo está incrível”, comentou Laís

“Esse ano foi nosso melhor desfile. Foi o desfile de melhor performance e o mais seguro também. Já estudamos bastante 2022, para iniciarmos o processo de 2023 e manter o trabalho numa crescente de alto nível e ajudar a apresentar esse enredo maravilhoso”, acrescentou Renan.

Quem também continua na comunidade do morro da Formiga e ajudará a contar esse enredo, é a tropa imperial comandada pelo intérprete Daniel Silva e a bateria “Sinfonia Imperial” liderada pelo mestre Jordan.

“Está sendo uma honra fazer parte dessa família. Eu e o carro de som, quer dizer, a “Tropa Imperial”, estamos ansiosos para descobrirmos logo qual será o samba do ano e começar os trabalhos para apresentação na avenida”, disse o cantor.

“O balanço de 2022 foi muito bom. Foi um desfile de muita alegria, conseguimos executar tudo o que tínhamos planejado e o resultado foi ótimo, mesmo as notas não tendo sido. Mas daqui a uma semana já começamos os preparativos para 2023 e se Deus quiser vamos conquistar os 40 pontos”, afirmou mestre Jordan.

- ads-

Posição de desfile e critérios de julgamento: Presidente Paulo Serdan fala perspectivas do Carnaval 2025 em São Paulo

A Mancha Verde foi a sexta escola a desfilar na sexta-feira de carnaval. Entretanto, o presidente Paulo Serdan revelou ter outra preferência de horário...

Começa a 2ª FLIC, Feira Literária e Cultural da Mangueira, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação

Nesta sexta-feira, a quadra da Estação Primeira será palco da 2ª edição da FLIC Mangueira, com estandes de editoras, oficinas de criação poética, de...

Confira a sinopse do enredo da Unidos da Tijuca para o Carnaval 2025

Estou aqui para contar a minha história… 1 - Nascente. Olho d’água... Útero do mundo. Numa cabaça mergulhada no fundo do rio turvo, um espelho...