Nesta segunda-feira, o Sindicato dos Meios de Hospedagem do Rio de Janeiro (Hotéis Rio) divulgou a primeira prévia de ocupação para o feriado do Carnaval 2021. Até o momento, a média de ocupação hoteleira na capital está em 41%, sendo o período pesquisado de 12 a 16/02/2021. No ano anterior, a hotelaria carioca já registrava cerca de 78% na mesma prévia.

Entre as regiões mais procuradas pelos turistas, destacam-se: Ipanema/ Leblon (61%), Barra/ São Conrado (56%) e Leme/ Copacabana (40%), seguidas por Flamengo/ Botafogo (28%) e Centro (18%).

Cerca de 92% dos visitantes têm procedência do mercado nacional, todos da região Sudeste, sendo os principais emissores os estados de São Paulo, do próprio Rio de Janeiro e de Minas Gerais, e em sua grande maioria de hóspedes formados por casal ou família. No mercado internacional, os 8% dos turistas são de norte-americanos, seguidos pelos argentinos e chilenos.

“A pesquisa retrata a realidade da pandemia, do momento que nós estamos vivendo. A taxa de ocupação está praticamente a metade da registrada no ano anterior. Não é desejável, mas é compreensível. Com o agravamento da pandemia é de se esperar uma mudança no comportamento dos hóspedes. Nosso principal emissor nacional é São Paulo, onde há medidas mais restritivas para conter o vírus, o que reflete na ocupação hoteleira da cidade. Mas, esperamos que com a vacinação em massa possamos retomar o turismo de eventos para darmos fôlego ao caixa das empresas”, ressalta Alfredo Lopes, presidente do Hotéis Rio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui