manga ETrua2019 6A Estação Primeira de Mangueira arrastou uma multidão em seu ensaio de rua, na noite desta quinta-feira, no espaço que leva o nome da agremiação no bairro de São Cristóvão, Zona Norte do Rio de Janeiro. Como vem ocorrendo pelos quatro cantos do Rio de Janeiro o samba-enredo, mais uma vez, se destacou, impulsionando a harmonia da Verde e Rosa, possibilitando que esses dois quesitos tenham sido os melhores no treino da escola.

Samba-Enredo

manga ETrua2019 1É cedo para fazer qualquer tipo de prognóstico acerca do samba no que tange ao seu funcionamento no desfile. A avenida tem mistérios que precisam ser respeitados. Entretanto, é público e notório que o samba da Verde e Rosa ultrapassou as fronteiras do carnaval. Executado em rodas de samba e até no metrô essa semana, a obra está na boca do povo. Cada frase é claramente cantada pelos integrantes da escola, lembrando que foram eles quem escolheram esse samba. Marquinhos Art’Samba comandou o ensaio com segurança, evitando cacos desnecessários e apenas emitindo gritos de empolgação na medida correta.

Harmonia

manga ETrua2019 2Se fosse hoje o desfile da Mangueira e sempre considerando que no dia D as pessoas estarão fantasiadas, a harmonia da Mangueira levaria a nota 10. As alas passaram cantando muito o samba-enredo, inclusive, aquelas que estavam mais afastadas do carro de som. Diretores de harmonia brincando e cantando favoreceram muito o canto da escola.

Evolução

manga ETrua2019 4Quesito onde a direção de carnaval da Mangueira precisa estar mais atenta. Componentes passaram brincando bastante, como manda o manual do quesito. Mas, no aspecto da técnica de desfile, houve falhas. A ala de passistas estava muito espaçada com muitos claros entre os sambistas. No final do treino a distância entre a última ala e a bateria abriu um buraco. Além disso, o andamento do ensaio foi irregular, com excesso de lentidão no início e aceleração no final. Aspectos que podem significar perdas de pontos no desfile.

Bateria

manga ETrua2019 3Condução correta da “Tem Que Respeitar Meu Tamborim”. Mestre Wesley fez varias bossas no trecho do samba-enredo que citava a vereadora Marielle Franco, homenageada no desfile. Toda a bateria parava para o canto da escola e só retomava com a subida do refrão.

“Nosso andamento está bastante confortável, entre 144 e 146 BPMs (batidas por minuto). A bateria da Mangueira não tem vaidades, os mestre Rodrigo Explosão e Vítor Art estão conosco na bateria. Estamos com atenção redobrada aos tamborins. Trouxemos o instrumento novamente para a frente da bateria. O ensaio foi bastante satisfatório e seguiremos atentos ao que precisamos melhorar para chegarmos 100% no desfile”, explicou o mestre.

A Mangueira será a sexta escola a desfilar na segunda-feira de carnaval com o enredo ‘História para ninar gente grande’. Leandro Vieira é o carnavalesco da Verde e Rosa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui