O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, e a Liga RJ, que reúne as escolas de samba do grupo da Série Ouro, se uniram para garantir a folia sem abrir mão de conscientizar sobre os prejuízos do consumo excessivo de bebidas alcoólicas e os danos que o uso de drogas podem provocar. A campanha “Se Liga na Prevenção” começa a partir deste sábado, durante o Esquenta Carnaval com minidesfiles das escolas, na Cidade do Samba.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

mini porto

A ação faz parte do projeto “LIGA RJ Sustentável”, que engloba diversas iniciativas relacionadas às questões socioambientais e de governança no carnaval da Série Ouro. Durante o Carnaval, entre os dias 28 de fevereiro e 01 de março, o projeto volta à cena.

“Estamos trabalhando juntos para garantir uma folia com responsabilidade. Queremos que os foliões estejam em um ambiente seguro, onde o cuidado com a vida seja prioridade. Que sejam dias de alegria, conscientização e respeito a todos”, pontuou o governador Cláudio Castro.

Para o diretor de Sustentabilidade da LIGA RJ, Diego Carbonell, a iniciativa é de fundamental importância para envolver a comunidade carnavalesca com a temática.

“Estamos muito entusiasmados com o lançamento dessa parceria, que reforça nosso compromisso com a promoção da saúde e do bem-estar de todos que participam e prestigiam a Série Ouro. As ativações do nosso ‘Esquenta Carnaval’ serão uma oportunidade única para envolver a comunidade carnavalesca em práticas que promovem qualidade de vida e ampliam a consciência sobre a importância de cuidar de si, do próximo e das conexões que o carnaval celebra e fortalece”, destacou.

A iniciativa deste projeto de conscientização é da Subsecretaria de Prevenção à Dependência Química que levará atividades e esclarecimentos sobre os malefícios do uso de substâncias entorpecentes com a distribuição de material informativo e a distribuição de brindes.

“Carnaval é um momento de festa, mas precisamos estar conscientes que o combate às drogas e ao álcool precisa ser constante. Independentemente de qualquer folia, o uso de drogas leva a dependência e aumenta, por exemplo, o número de acidentes de trânsito nestas datas. Assim, estaremos levando essas ações de conscientização para dentro desta grande festa popular”, ressalta a subsecretária de Prevenção à Dependência Química, Mariléia de Paula.

Durante o evento, que será realizado das 18h às 21 horas, serão oferecidos ainda serviços sociais de bem-estar e saúde, como aferição de pressão e glicose, pela CEDAE Saúde. O programa Empoderadas, de enfrentamento à violência contra mulheres, ofertará ações de embelezamento.