Gabriel David, diretor de Marketing da Liesa, esteve presente na final do concurso de samba-enredo do Paraíso do Tuiuti, ele falou sobre a importância do retorno do público às finas, o formato do seleção do samba, ele deu detalhes sobre o mini-desfiles na Cidade do Samba, o que será feito no Dia Nacional do Samba e mais novidades para esse pré-carnaval. Pelo segundo ano consecutivo as agremiações do Grupo Especial, terão suas escolhas de samba transmitidas. Foram feitas algumas mudanças em relação ao ano passado. A principal delas é o local das gravações, agora elas acontecem nas quadras e serão documentadas de forma fiel ao que ocorre tradicionalmente em cada agremiação.

Gabriel David esteve na final de samba do Tuiuti. Foto: Magaiver Fernandes/Site CARNAVALESCO

Gabriel se mostrou muito animado com o retorno do público às quadras para as finais de samba-enredo, para ele, esse processo é fundamental o sambista, ele novamente enalteceu o Seleção do Samba e comemorou o fato da criação de um calendário unificado de finais, com cada escola definindo samba em uma data, para ele, isso gera maior visibilidade e retorno em receitas.

“Essa volta representa uma luta. Vocês não tem noção do quanto a gente batalhou pra isso, é juntar vários fatores, que aí não era só a volta do público, era uma necessidade de mostrar o que que acontece no mundo do samba e sincronizar isso com a TV Globo, óbvio que a pandemia dificultou muito mais, confesso que é a realização de um sonho, tenho certeza que eu lutei bastante pra esse momento, não só pra isso, mas principalmente por termos feito o calendário de finais em dias diferentes. Estou muito feliz, espero que dê certo, espero que isso possa a continuidade de um trabalho, igual a gente começou o ‘Seleção do Samba’ ano passado e agora a gente vai pra segunda edição, que isso também pode ser uma continuidade esse calendário das finais dos sambas. Acho que isso agrega muito valor ao carnaval, óbvio que as finais sempre tiveram relevância, mas separadas elas tem muito mais, em duas semanas aí contínuas que a gente vai ter de finais de samba, menos de 20 dias tem todas as finais. Isso com certeza vai ser um efeito de comunicação fundamental pro carnaval, vai reverberar em vendas na Liesa, vai reberverar em vendas nas escolas, nos produtos que a gente está vendendo. Tende-se a trazer mais receitas, tende-se a trazer mais visibilidade e mais protagonismo para os sambistas, que de maneira geral são nossos objetivos de trabalho”, disse Gabriel.

O pré-carnaval é uma pauta que vem sendo discuta com carinho pela Liesa desde o último ano, algumas ações foram feitas, como o mini-desfiles na Cidade do Samba, criação da marca Rio Carnaval e a volta dos ensaios técnicos na Sapucaí, para 2023, Gabriel conta que espera definir uma data para que o mini-desfiles ocorra e que um evento para a abertura do carnaval não está descartado, ele exaltou ainda o retorno do Botequim do Samba, na Cidade do Samba, sobre o dia nacional do samba, Gabriel conta que está sendo estudado, já que no mesmo terá jogo do Brasil pela copa do mundo.

“Temos algumas propostas, mas isso fica sob responsabilidade do presidente da Liga, mas acredito muito que os mini-desfiles devam acontecer, acredito que a gente deva ter um evento de abertura do carnaval, não sei se necessariamente o mini-desfiles, ou outra coisa, mas agora na próxima segunda-feira volta o Botequim do Samba, na Cidade do Samba, a ideia é que tenha todos os meses, mesmo depois do carnaval, os diretores da Liesa estão trabalhando firmemente nesse projeto, é um primeiro, uma volta, ainda vamos melhorar mais, mas isso é muito importante, vai dar uma vida para Cidade do samba que não seja só a construção física do carnaval. Sobre o dia nacional do samba temos uma questão, cai no dia de um jogo do Brasil, então vão ter muitos eventos acontecendo pela cidade e estamos analisando qual é a real intenção da Liesa de fazer isso, porque o próprio mundo do samba já está fazendo alguns eventos pensando nesse dia”, finaliza Gabriel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui