InícioGrupo EspecialFreddy Ferreira analisa a bateria do Tuiuti no desfile

Freddy Ferreira analisa a bateria do Tuiuti no desfile

Um desfile muito bom da bateria “Super Som” do Paraíso do Tuiuti, sob a regência de mestre Marcão. Uma conjunção sonora pautada pelo equilíbrio, boa equalização de timbres e andamento confortável foi produzida. Bossas dançantes foram apresentadas com segurança, no que tem tudo para ser um dos mais fortes quesitos da escola.

Uma cozinha da bateria do Tuiuti com uma afinação muito boa foi notada. Marcadores de primeira e segunda pulsaram com firmeza, mas sem excesso de força, garantindo a manutenção do andamento com eficácia. Surdos de terceira contribuíram com um balanço exemplar na parte de trás do ritmo da escola do bairro de São Cristóvão, tanto em ritmo, quanto nas bossas. Repiques coesos tocaram integrados a um naipe de caixas de guerra consistente e com boa ressonância.

Na parte da frente da bateria “Super Som”, uma ala de cuícas de elevada técnica ajudou no preenchimento sonoro das peças leves. Uma primorosa ala de chocalhos se exibiu com classe tocando entrelaçado com um naipe de tamborins de nítida virtude musical. É possível dizer que o casamento rítmico entre tamborins e chocalhos foi um dos pontos altos do Tuiuti, inclusive numa bossa arriscada em que fazem solo juntos.

Bossas altamente musicais possibilitaram apresentações potentes em cabines de jurados. Os arranjos com bastante entrosamento com a melodiosa canção do Paraíso, aproveitavam as nuances para consolidar o ritmo. No geral, se trata de um leque de bossas com certo refino, com destaque para o solo com tamborins e chocalhos, com surdo marcando. O arranjo desafiador e atrevido produziu uma sonoridade simplesmente sublime pela pista, sempre que exibido.

A apresentação na primeira cabine (módulo duplo) foi fabulosa, com direito a boa receptividade dos julgadores e certa ovação do público. Na segunda cabine, outra exibição enxuta e segura foi realizada, com direito a aplauso por parte do jurado. No último julgador, com tempo escasso para uma apresentação de todo o leque de paradinhas, somente uma bossa foi exibida, mas com firmeza, coroando o desfile muito bom da “Super Som” do Tuiuti, sob o comando de mestre Marcão.

- ads-

Presidente da Liesa fala sobre ideia do prefeito de criar teto de gastos para escolas do Especial

O presidente da Liesa, Gabriel David, em entrevista ao CARNAVALESCO, abordou a intenção do prefeito do Rio, Eduardo Paes, de criar um teto de...

Unidos da Tijuca promove visita guiada com workshop para funcionários do Grupo Globo em seu barracão

A Unidos da Tijuca recebeu um grupo de funcionários do grupo Globo que tiveram o privilégio de conhecer o barracão da escola, interagir com...

Gabriel David fala possibilidade de 15 escolas de samba no Especial em 2026

O presidente da Liesa comentou com o CARNAVALESCO sobre a possibilidade do Carnaval 2026 ter 15 escolas no Grupo Especial do Rio de Janeiro. *...