InícioSérie OuroSereno de Campo GrandeFreddy Ferreira analisa a bateria do Sereno de Campo Grande no ensaio...

Freddy Ferreira analisa a bateria do Sereno de Campo Grande no ensaio na Sapucaí

A bateria do Sereno de Campo Grande de mestre Vinícius fez um um ensaio técnico correto, que foi melhorando do meio para o final, conforme convenções e bossas foram sendo mais executadas e aprimoradas durante o cortejo.

Na parte traseira do ritmo da bateria “Swing da Coruja”, uma boa afinação de surdos foi notada, sendo o destaque o agudo da segunda. Os marcadores apresentaram bastante firmeza, enquanto ditavam o andamento, por vezes um pouco excessiva, o que ocasionou em leves desajustes principalmente quando a bateria se locomovia pela pista. É um momento onde todos que tocam surdo devem redobrar a atenção enquanto andam, evitando assim desajustes sonoros. Importante ressaltar que essa instabilidade não ocorreu quando o ritmo estava parado. O balanço dos surdos de terceiras foi eficiente, inclusive com participação conceitual importante em bossas. Nos naipes médios, caixas de guerras corretas foram percebidas, com repiques que em menor quantidade ressoavam menos, fato que ainda pode ser tranquilamente contornado acrescentando mais ritmistas no naipe, buscando um preenchimento mais consistente na sonoridade.

Já na cabeça da bateria, uma ala de cuícas funcional tocou junto de um naipe de agogôs eficaz, que pontuou a melodia do samba com eficiência rítmica. Uma ala de chocalhos com bom volume auxiliou no complemento das peças leves, assim como uma boa ala de tamborins executou um desenho rítmico funcional, baseado nas nuances da melodia da obra da escola de Campo Grande.

As bossas buscavam o impacto musical através das variações melódicas do samba-enredo, tentando usar a seu favor a pressão das marcações. De maneira geral, é possível dizer que suas execuções foram melhorando ao longo de toda pista, conforme a maioria dos ritmistas foram assimilando de forma orgânica e apresentando fluidez na hora de fazer os arranjos.

Pode ser dito que foi um treino positivo para bateria “Swing da Coruja” do Sereno de Campo Grande, comandada por mestre Vinícius. Agora é focar nos detalhes e ajustes finais para fechar a temporada com louvor, em busca da nota máxima.

- ads-

Banda Um Amô leva o ritmo do Carnaval ao evento Samba Com Vida, em Portugal

A Banda Um Amô, composta por quatro mulheres pretas, ritmistas e multi-instrumentistas do samba, participou de um evento inédito em Estarreja, Portugal. Entre os...

Vice em 2024, Dragões da Real foca na comunidade para escolher horário de desfile

O lema da Dragões da Real é ‘lugar de gente feliz’, e é assim que a agremiação tem feito desfiles marcantes no carnaval de...

Veja os pares! Série Ouro define data do sorteio da ordem dos desfiles no Carnaval 2025

A Liga-RJ informa que o sorteio para a definição da ordem dos desfiles das escolas de samba da Série Ouro, para o carnaval de...