InícioSérie OuroFreddy Ferreira analisa a bateria da Unidos da Ponte no ensaio técnico

Freddy Ferreira analisa a bateria da Unidos da Ponte no ensaio técnico

Um ensaio técnico muito bom da bateria da Unidos da Ponte, sob o comando de mestre Branco Ribeiro. Destaque para o equilíbrio presente entre as peças, assim como a boa fluência entre os mais diversos naipes, permitida pela afinação de surdos extremamente diferenciada.

Uma bateria “Ritmo Meritiense” que se exibiu com uma afinação de surdos acima da média. Os marcadores de primeira e segunda foram precisos e firmes durante o cortejo. O balanço dos surdos de terceira esteve consistente, dando bom molho aos graves. Já nos naipes médios, repiques coesos tocaram de modo integrado à caixas de guerra sólidas e ressonantes.

Na cabeça da bateria da Ponte, um naipe de tamborins de alta qualidade técnica executou uma convenção rítmica que pontuava de maneira eficiente as nuances melódicas do belo samba-enredo da escola de São João de Meriti. Uma ala de chocalhos correta ajudou no complemento da sonoridade das peças leves, junto de cuícas sólidas e agogôs funcionais.

Bossas com uma musicalidade irrepreensível foram executadas de maneira funcional, por todos os naipes. Culturalmente é possível dizer que houve um bom gosto musical que garantiu uma sonoridade plenamente vinculada a baianidade, presente no enredo sobre o Dendê. A criação conceitual diferenciada ajudou a driblar a questão de apresentar um ritmo mais próximo da vertente africana, sem deixar de produzir um ritmo de nítido destaque. Menção honrosa para os surdos, que estiveram impecáveis nos arranjos.

A bateria “Ritmo Meritiense” da Unidos da Ponte fez um grande ensaio técnico, comandada por mestre Branco Ribeiro. Êxito musical absoluto do conceito criativo de bossas escolhido, dando ênfase mais a baianidade que a questão afro, posssibilitando uma sonoridade de amplo destaque. Um ritmo que se pautou pelo equilíbrio musical e a boa fluência entre as mais diversas peças.

- ads-

Excelência consecutiva no Salgueiro! Nota 80 em Harmonia, Alemão do Cavaco fala do trabalho no carro de som da escola

O samba-enredo do Salgueiro foi muito comentando no pré carnaval, sendo considerado um dos melhores da safra de 2024. A obra ganhou popularidade após...

Unidos de Vila Isabel abre inscrições para cursos gratuitos na quadra

A Unidos de Vila Isabel já está com inscrições abertas para a nova fase do projeto social conduzido por meio do Instituto Celeiro de...

‘Roteiro dos Desfiles’: 15 anos promovendo o carnaval da informação’

O Roteiro dos Desfiles vestiu a fantasia e trouxe seus destaques para mais uma edição exclusiva da publicação mais querida da Sapucaí. Celebrou seus...