Por Diogo Sampaio e Lucas Santos

A escola de samba Fla Manguaça foi a grande campeã da Série Bronze no Carnaval de 2023 e estará na Série Prata em 2024. A escola apresentou o enredo “Os Orixás te recebem em festa… Rogai por nós, São Judas Tadeu” e foi a campeã do grupo geral e de terça-feira.

Foto: Diogo Sampaio/Site CARNAVALESCO

“Muito agradecido a todo mundo que acreditou no projeto. É uma vitória de todo mundo. Quando a gente propõs do bloco virar escola de samba, a gente pensou em fazer direito. Apresentamos um desfile legal e nossos componentes estão orgulhosos. Série Prata promete. Vamos comemorar e a partir da semana que vem pensar em 2024. O sonho é pisar no solo sagrado da Sapucaí”, disse Felipe Amorim, presidente da Fla Manguaça, ao site CARNAVALESCO.

Segunda colocada geral e a primeira de segunda-feira foi a Tubarão de Mesquita que também conquistou o acesso. Subiram também para Série Prata em 2024: Unidos da Barra da Tijuca, Feitiço Carioca e Concentra Imperial. Caíram Vila Kennedy, Unidos de Manguinhos, Unidos do Cabral e Império de Petrópolis.

Direção da Tubarão de Mesquita vibrou com o segundo lugar geral e a vaga. Foto: Diogo Sampaio/Site CARNAVALESCO

“O principal motivo é a comunidade. Eles que norteiam onde estamos e onde queremos chegar. Quando a gente acredita na cultura tudo faz diferença. A gente acredita muito na comunidade. Tenho um presidente, sócio e parceiro que faz tudo por nós, ele é louco e fará muito. Nossa comunidade de Mesquita é um povo sofrido e merece estar na Sapucaí”, disse Paulo Sérgio, presidente da Tubarão de Mesquita.

Direção da Unidos da Barra da Tijuca festeja o acesso. Foto: Lucas Santos/Site CARNAVALESCO

“A gente conseguiu nesses quatro anos de fundação mostrar muito trabalho, dedicação e força. O nosso prêmio veio e estamos na Série Prata. Já temos enredo, mas vamos comemorar e depois anunciar”, afirmou o presidente Fernando Cirne, da Unidos da Barra da Tijuca.

Direção da Concentra Imperial que garantiu o acesso. Foto: Lucas Santos/Site CARNAVALESCO

“O primordial de toda escola de samba é uma comunidade forte e guerreira. Isso nunca nos faltou. Debaixo de forte chuva, nós fizemos um grande desfile. Já estamos trabalhando para o próximo ano. Vamos chegar para incomodar na Série Prata”, afirmou o presidente Marcos Ramos.

Feitiço Carioca também conquistou o acesso. Foto: Lucas Santos/Site CARNAVALESCO

“A união foi fundamental. Nossa equipe se empenhou a todo momento. Dia e noite trabalhando no barracão. O acesso tem um pedacinho de cada um. Essa vaga para gente tem gosto de campeonato. Projeção sempre fazemos pós-carnaval. Agora, vamos esperar as justificativas para fazermos um carnaval competitivo na Série Prata”, comentou Antônio Gonçalves, presidente do Feitiço Carioca.

Confira o resulta final da Série Bronze 2023

1 – Fla Manguaça (subiu)
2 – Tubarão de Mesquita (subiu)
3 – Unidos da Barra da Tijuca (subiu)
4 – Feitiço Carioca (subiu)
5 – Concentra Imperial (subiu)
6 – Imperadores Rubro-Negros
7 – Vicente de Carvalho
8 – Villa Rica
9 – Jardim Bangu
10 – Bangay
11 – Chatuba de Mesquita
12 – Império Ricardense
13 – Difícil é o nome
14 – Cabuçu
15 – Mocidade Unida da CDD
16 – Boi da Ilha
17 – Gato de Bonsucesso
18 – Guerreiros Tricolores
19 – Vila Kennedy (rebaixada)
20 – Manguinhos (rebaixada)
21 – Cabral (rebaixada)
22 – Império de Petrópolis (rebaixada)