728x90
InícioFesta emocionante marca os 50 anos de Rosa Magalhães no Carnaval

Festa emocionante marca os 50 anos de Rosa Magalhães no Carnaval

homenagem rosa2020 1

Por Victor Amancio

Completando 50 anos no carnaval, a professora Rosa Magalhães, maior campeã da Marquês de Sapucaí, ao lado de Alexandre Louzada, ganhou uma festa emocionante, neste sábado, na quadra da Estácio de Sá, onde assina o carnaval de 2020. Estiveram presentes personalidades do samba e segmentos de agremiações por onde Rosa passou ao longo dessa trajetória vitoriosa.

Rosa foi ovacionada por quem esteve presente na festa, não é por menos, a professora fez e continua fazendo história no carnaval. Feliz e cantando os sambas dos enredos que assinou, Rosa beijou e recebeu com muito carinho os pavilhões. Na sua segunda passagem pela primeira escola de samba do Brasil, Rosa afirmou estar muito feliz e desconversou quando questionada sobre uma possível aposentadoria.

“A vida da gente é uma incógnita, o destino a Deus pertence, não sei o dia de amanhã. Estou aqui na Estácio, mas não sei o que vai ser para o próximo carnaval”, disse.

homenagem rosa2020 5

Sobre a emoção de receber tanto carinho do mundo do samba, Rosa brincou e disse querer uma festa melhor para o próximo aniversário.

“O coração está ótimo graças ao cardiologista (risos), mas é muito bom e emocionante ver uma festa dessas para comemorar mais um ano de vida e esse marco na minha carreira. Mas eu espero que quando completar 74 seja melhor ainda”, concluiu a professora.

Em sua estreia no carnaval, contratada pelo Salgueiro em 1970, assinando o desfile de 1971 com uma comissão de carnaval, Rosa diz que este foi o desfile que mais a marcou.

homenagem rosa2020 2

“O primeiro desfile foi o que mais me marcou, que foi “Festa para um Rei Negro”, eu não sabia o que era escola de samba, você imagina isso? Foi a primeira vez que eu assisti. Eu arrumei a escola, sai correndo e subi na arquibancada para assistir”, comentou Rosa.

O mestre de cerimônias da festa que comemorou os 50 anos no carnaval e o aniversário de Rosa, Milton Cunha acredita que a artista se reinventou durante todos esses anos. Para ele, essa qualidade se dá por Rosa ser uma artista completa e prova que idade não diz nada quando se tem talento.

homenagem rosa2020 6

“Rosa não envelheceu, ela se manteve aberta para se reinventar, a buscar novas soluções para ela, com ou sem dinheiro, muito rica ou muito pobre, muito barroca ou pixada. Ela mostrou que artista não tem idade mas tem talento e ela sem dúvidas está pronta para mais 50 carnavais”.

O presidente da Estácio de Sá, Leziário Nascimento, falou que a festa para a carnavalesca foi preparada com muito carinho. Para ele, Rosa ainda tem muito para ensinar e nem tão cedo deve se aposentar.

homenagem rosa2020 1

“Rosa é um entidade, temos que bater cabeça para ela. Ela é uma professora e tem muito para ensinar ainda e nós mero mortais temos que aprender. São cinquenta anos, é muita história”, afirmou Leziário.

homenagem rosa2020 3

Leonardo Bora, que lançou em 2019 um livro sobre a ideia de brasilidade e antropofagia dos onzes carnavais da professora à frente da Imperatriz Leopoldinense, enfatizou a importância dela como artista na vida dele que cresceu assistindo e admirando as criações e carnavais da artista multicampeã do carnaval.

homenagem rosa2020 7

“Para mim, especificamente, a Rosa tem uma importância sem tamanho pois cresci admirando as criações dela, desenvolvi uma pesquisa de mestrado e doutorado sobre os enredos dela, as narrativas. Rosa é uma figura extraordinária, campeoníssima e conseguiu desenvolver uma série de enredos, em sequência, maravilhosos e de suma importância para o carnaval carioca e permanece na ativa depois de 50 anos nos brindando com grandes criações. Para o carnaval é uma importância sem igual, discípula de Pamplona, exemplar presença da Escolas de Belas Artes na folia carioca, uma das poucas mulheres
que ocupam essa posição de centralidade como diretora artística e carnavalesca. Então é uma emoção muito grande poder partilhar dessa vivência da Rosa, pesquisar e ser contemporâneo dela”, explicou Bora, um dos carnavalescos da Grande Rio.

- ads-

Beija-Flor homenageia em ensaio técnico 14 figuras essenciais na trajetória da escola

Em um ano marcado pelo reencontro com suas raízes, pela homenagem ao eterno mestre Laíla no enredo do Carnaval 2025, pela despedida da sua...

Acabou o caô! Sambódromo recebe alvará definitivo do Corpo de Bombeiros

A Riotur informa que, pela primeira vez, a estrutura do Sambódromo da Marques de Sapucaí recebeu alvará definitivo para a realização de qualquer evento,...

Fuzuê do Tuiuti! Escola encerra a noite com ensaio impactante com comissão forte e casal afiado

Por Matheus Vinícius (Colaboraram Luan Costa, Freddy Ferreira, Luiz Gustavo, Gabriel Radicetti, Juliana Henrik, Carolina Freitas, Raphael Lacerda, Marcos Marinho e Matheus Morais) "Vidas trans...