728x90
InícioSão PauloFesta de premiação do Estrela do Carnaval e Destaques do Ano em...

Festa de premiação do Estrela do Carnaval e Destaques do Ano em São Paulo revela espetáculo das escolas de samba

Realizado no Pratifaria Bar, evento que premia os melhores da folia paulistana no ano, teve ótimo público e também revelou os vencedores dos Destaques do Ano

Por Gustavo Lima e Will Ferreira. Fotos de Fábio Martins/CARNAVALESCO

Muitos pensam que toda segunda-feira é um dia frio, triste e melancólico. O último 22 de abril mudou tal visão do primeiro dia de útil de uma semana para os paulistanos: na data, foi realizada a entrega do Estrela do Carnaval, premiação do CARNAVALESCO, para as escolas de samba de São Paulo. No evento, em parceria com os Doentes da Sapucaí e Instituto do Samba, também foram revelados os vencedores dos Destaques do Ano – definidas pela votação popular e com empates em alguams categorias. Grande vencedora do júri formado pela equipe do site, o Império de Casa Verde encerrou a festividade no Pratifaria Bar já na madrugada de terça-feira. * VEJA FOTOS DA FESTA

EstrelaCarnaval et Mocidade 7
Fotos de Fábio Martins/CARNAVALESCO

O primeiro troféu a ser entregue já foi de grande importância: Adriana Gomes, porta-bandeira da Mancha Verde, foi eleita a Sambista do Ano – uma das categorias dos Destaques do Ano, com voto popular. Em 2024, ela bailou juntamente com Thiago Bispo, atualmente formando o segundo casal da bicampeã do carnaval ao lado de Miriam Acedo. Tal troca de companheiro aconteceu porque, dias antes do desfile oficial, Marcelo Gomes contraiu dengue e foi impedido de desfilar defendendo o enredo “Do nosso solo para o mundo: o campo que preserva, o campo que produz, o campo que alimenta” por decisão médica.

EstrelaCarnaval et AdrianaGomes 1

Logo depois, foi a vez da maior campeã do carnaval paulistano ser premiada. Idealizador de um desfile marcante intitulado “Capítulo 4, Versículo 3 – Da Rua e do Povo, o Hip Hop: Um Manifesto Paulistano”, Sidnei França recebeu o Estrela do Carnaval de melhor carnavalesco.

EstrelaCarnaval et SidneiFranca

Três dos prêmios dos Destaques do Ano foram entregues para uma escola que retorna ao Grupo Especial em 2025 com a faixa de campeã do Grupo de Acesso I no corpo. Trata-se da Estrela do Terceiro Milênio, que conquistou o segundo título da história da escola no segundo grupo do carnaval paulistano com o enredo “Vovó Cici conta e o Grajaú canta: O Mito da Criação”. A apresentação rendeu o prêmio de Revelação do Ano para Arthur Santos, mestre-sala da agremiação; Intérpretes do Ano para Grazzi Brasil e Darlan Alves e Desfile do Ano.

EstrelaCarnaval et Milenio 9

Arthur aproveitou para falar da importância de outras pessoas na vida pessoal e profissional dele: “Hoje eu estou realizando o sonho do Arthurzonho, mas não só dele. É de todo família, amo vocês. É é pro meu Grajaú, meu presidente Silvão e diretoria. Muito obrigado pelo apoio e dedicação. E ao CARNAVALESCO por sempre enaltecer a nossa arte”, pontuou.

EstrelaCarnaval et Milenio 1

Também veio do Grupo de Acesso I a maior vencedora de Destaques do Ano em 2024: o samba paulistano condecorou a Mocidade Unida da Mooca com nada mais, nada menos que quatro prêmios: Ala de Passistas; Rainha de Bateria do Ano, para Valeska Reis; Samba do Ano (que teve o refrão cantado pelos torcedores na entrega, por sinal); e Comissão de Frente do Ano. A apresentação tão condecorada defendeu o enredo “Oyá Helena”.

EstrelaCarnaval et Milenio 10

Valeska destacou o quanto queria reinar em um desfile de temática tão forte: “Era um sonho pra mim desfilar em um enredo afro. Uma novidade. Eu uni o útil ao agradável. É uma escola de samba muito acolhedora, que me fez sentir em casa e que eu tenho a sensação de que eu estou na MUM há muito tempo. Só queria agradecer ao presidente Rafael Falanga e toda diretora, a bateria, às passistas que me acolheram com muito amor e carinho e dizer que eu estou com vocês”, comemorou.

EstrelaCarnaval et DoentesSapucaiCarnavalesco 3

O ciclo do carnaval 2024 foi bastante intenso para a Tom Maior. A escola, que conseguiu voltar a ter uma quadra própria para ensaiar na Zona Oeste da cidade, também foi premiada pelo talento de seus artistas e profissionais de barracão com o Estrela do Carnaval de Melhor Conjunto de Alegorias para coroar o desfile que defendeu o enredo “Aysú: Uma História de Amor”.

Exaltando o que foi feito na temporada, Flávio Campello, que subiu ao palco para receber a premiação em questão, aproveitou para falar sobre o futuro e o misto de sensações que o ciclo encerrado em 2024 deixou: “É um trabalho que desde o início a gente apostava e acreditava. Essas alegorias simbolizaram uma parte do que a gente sonhou. Acho que esse prêmio dá um toque de consolação em relação ao resultado e para continuar trabalhando rumo ao Carnaval 2025”, vislumbrou.

Do Extremo Norte de São Paulo veio a força de uma vencedora de dois Estrela do Carnaval de 2024. Respirando o puro ar da Cantareira em plena Avenida Brigadeiro Faria Lima, a Acadêmicos do Tucuruvi foi condecorada com o Melhor Samba e com a Melhor Bateria de 2024. Com compositores e Mestre Serginho, da Bateria do Zaca, presentes, a agremiação relembrou o público a força da comunidade e também da canção que apresentou o enredo “Ifá” para o Anhembi já na manhã de domingo.

No palco, Hudson Luiz, intérprete do Zaca, parabenizou toda a instituição: “Isso aqui é um prêmio que engrandece não só a bateria, mas o trabalho como um todo da Acadêmicos do Tucuruvi. Parabéns Mestre Serginho, parabéns a todos os compositores do Samba do Ano do carnaval paulista de 2024”

Vice-campeã do carnaval paulistano em 2024, a Dragões da Real contou com muita energia, dança e bailado de toda a comunidade da Vila Anastácio, Extremo Oeste de São Paulo, para defender o enredo “África – Uma Constelação de Reis e Rainhas”. Toda a força e gingado dos componentes foi excepecionalmente representada por dois segmentos: Rubens de Castro e Janny Moreno, que conquistaram o Estrela do Carnaval de Melhor Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira da temporada; e a Comissão de Frente, vencedora dos Destaques do Ano no setor.

EstrelaCarnaval et Dragoes 6

Os vencedores, que estavam radiantes com a premiação, foram enfáticos ao falar com o público: “Hoje eu só quero agradecer. Esse prêmio chegou na hora certa”, afirmou Janny. Já Rubens aproveitou para exaltar todos os companheiros de segmento do carnaval paulistano: “Quero agradecer aos nossos amigos que ajudaram a chegar na nota merecida. Muito obrigado a todos os casais que são inspiração também”, pontuou. Por parte da comissão de frente, Ricardo Negreiros, coreógrafo da instituição, falou do trabalho em equipe desenvolvido: “Eu estou muito feliz, agradeço a todos envolvidos nesse projeto. Parabéns ao site CARNAVALESCO pelo trabalho que vocês desenvolvem. O nosso projeto foi realizado por mais de 50 pessoas. Foi uma alegria muito grande e esse prêmio é pra toda essa galera”, dividiu.

EstrelaCarnaval et Milenio 8

Atual bicampeã do carnaval paulistano, a Mocidade Alegre faturou diversas premiações no evento organizado pelo CARNAVALESCO – o que motivou uma inusitada, animada e delirante volta olímpica em torno do palco enquanto a apresentação da Morada do Samba acontecia com cada uma das placas de vencedora. No Destaques do Ano, a agremiação foi eleita pelo voto popular como a Melhor Bateria, comandada por Mestre Sombra; Gestora do Ano, para a presidente Solange Cruz; e Escola do Ano. A instituição do bairro do Limão, na Zona Norte paulistana, também conquistou os Estrela do Carnaval de Melhor Conjunto de Fantasias e Melhor Ala das Baianas pelo desfile de “Brasiléia Desvairada: A busca de Mário de Andrade por um país”.

EstrelaCarnaval et Mocidade 9

Marcos Rezende dos Santos Nascimento, popularmente conhecido como Mestre Sombra, também valorizou o trabalho de todos os ritmistas e diretores do segmento ao ser agraciado: “Parabéns às indicadas também. A gente sabe o quão difícil é colocar uma bateria na avenida. A gente tem que agradecer demais o empenho da nossa diretoria, que é toda formada na casa. É uma honra receber esse prêmio”, pontuou.

EstrelaCarnaval et Mocidade 2

Já a presidente da Morada do Samba destacou a competição e o respeito, citando outros grandes baluartes: “Eu quero agradecer ao CARNAVALESCO, todos que votaram popular e no voto oficial do site. Dixer que aqui se encontram grandes escolas de samba e é natural. Um dia eu também fiquei assistindo até chegar a minha hora. A única coisa que a gente pede é respeito com todas as agremiações, principalmente no sentido de merecimento. Acho que isso não é desfeita para ninguém. A Mocidade nunca deixou de participar de premiações mesmo não tendo ganho, como o presidente Eduardo Santos do Tatuapé veio aqui hoje, mesmo não ganhando nenhum prêmio. Independente do que falem… se é macumba, se é oração, se é fé. Tudo falam, mas ninguém fala do trabalho que a gente executa. Daquilo que a gente faz atrás por trás dos bastidores para chegar onde a gente chegou. Como diz Jorge Aragão: ‘respeite quem pôde chegar onde a gente chegou'”, proferiu Solange.

EstrelaCarnaval et Imperio 5

Para encerrar a noite, a grande vencedora do Estrela do Carnaval 2024. No voto da equipe do CARNAVALESCO, o Império de Casa Verde foi a única agremiação que conquistou três prêmios: Melhor Intéprete, em honraria conqustada pelo carro de som comandado por Tinga; Melhor Comissão de Frente e Melhor Desfile para homenagear uma das grandes estandartes da cultura paraense e brasileira na apresentação de “Fafá, a Cabocla Mística em Rituais da Floresta”.

EstrelaCarnaval et Imperio 6

Intérprete do Tigre, Tinga revelou um problema de saúde que teve na noite do desfile e agradeceu à comunidade e companheiros imperianos: “Agradeço a toda comunidade do Império por todo o carinho de sempre. Cantei com hipertensão, mas consegui entrar na avenida. Mas graças a Deus por esse prêmio, comunidade do Império, carro de som. Agradecer ao Tiago Nascimento que segura minha onda em São Paulo sempre. Meu vice-presidente Fabinho, musas e passistas”, finalizou.

- ads-

Nêgo vai ganhar homenagem no Carnaval

O cantor Nêgo será homenageado no desfile dos 50 anos da Banda do Central, na Praia de Icaraí, na manhã deste domingo, 23. Atual...

ibis Styles São Paulo Barra Funda oferece um excelente café da manhã e uma vasta culinária peruana nas demais refeições

O hóspede do ibis Styles São Paulo Barra Funda pode desfrutar de um café da manhã servido em forma de buffet, espetacular e muito...

Funcionamento do MetrôRio nesta sexta, sábado e domingo de ensaios técnicos

O MetrôRio preparou um esquema especial de funcionamento para esta sexta, sábado e domingo, com ensaios técnicos e testes de som e luz na...