O Império de Casa Verde apresentou na noite de sábado o seu enredo para o Carnaval 2024. A divulgação foi feita em formato de show para convidados e transmissão ao vivo no canal do YouTube da escola. Com isso, a agremiação da Zona Norte fecha a safra de enredos que serão apresentados na avenida no ano que vem. Agora, todas têm os seus temas e já estão dando os próximos passos para a folia acontecer.
A apresentação contou com uma grande estrutura. Em sua quadra, o Império montou sistemas de iluminações para abrilhantar o show que estava por vir na live, que fora comandada pelos artistas Ailton Graça e Adriana Lessa. O intérprete oficial, Tinga, cantou sambas históricos da escola e, após, o carnavalesco Leandro Barboza explicou o enredo – “Fafá, a Cabocla Mística em rituais da Floresta”.
“Eu já tenho esse enredo desde 2017. Está guardado há muito tempo. A parceria com o Tiago Freitas, que é o meu enredista, ganhou uma proporção imensa. Ele descobriu caminhos, trocamos ideias e essa dupla tem dado tão certo que a gente almoça e dorme pensando neste trabalho. A gente conseguiu um caminho muito legal. É um grande sonho, tenho certeza que a comunidade vai abraçar e espero um Carnaval muito bom. A gente vem com o luxo do Império e vai ser show de bola. Hoje estamos com um projeto fechado, mas pode ser que amanhã ou depois a gente acrescente mais alguma coisa. É importante deixar registrado que desde o ano passado, nós pensamos muito em conjunto para deixar o trabalho redondo. É isso que a galera está vendo na avenida”, explicou o carnavalesco, Leandro Barboza.
Toda homenagem é pouca para grandes nomes como Fafá de Belém. Porém, em alguns casos, se vê muitos enredos de artistas que apenas cedem o nome e a figura para a escola desenvolver o tema. No entanto, Leandro disse que Fafá de Belém estará o tempo todo junto com o Império de Casa Verde, participando ativamente das discussões sobre como levar a imagem dela para o Anhembi. “Eu tenho certeza que essa entrega será gigantesca. A gente tem controlado a Fafá durante esse um mês que estamos para lançar o enredo. Ela é uma mulher de muita energia e está desde o primeiro momento querendo trabalhar. Ela não é só mais uma personagem que a escola está contando. A Fafá está dentro do Império participando do projeto, envolvida com a comunidade e, como ela disse, toda folga dela, estará aqui no Império”, contou.
Em 2023, o enredo “Império dos Tambores” foi um sucesso com a comunidade e levou a escola a fazer um grande desfile, conquistando a terceira colocação. O tema também foi de autoria do carnavalesco. Devido a isso, Leandro falou sobre a confiança que a diretoria da agremiação está depositando no trabalho dele. “Hoje eu fiz até um agradecimento ao presidente para mostrar o quanto eu sou grato a ele. Porque foi uma história construída de degrau a degrau. Eu cheguei em 2016 como assessor do Jorge Freitas e foi toda uma caminhada. Agora eu tenho todo esse apoio. Então o Império está na frente, em primeiro lugar, entre as propostas. A parceria se estabeleceu”, comentou.
Trabalho de pesquisa
Tiago Freitas, enredista e ‘braço direito’ do carnavalesco Leandro Barboza, contou como foi feita a pesquisa para desenvolver a sinopse do enredo. Também falou da emoção por ser da Amazônia, região norte do Brasil, assim como Fafá de Belém. “Eu sou da Amazônia. É muito forte e especial trabalhar com esse enredo. Fafá desde nosso primeiro encontro nos encantou como uma forte entidade mística da floresta. A história dela tem diversas vertentes desses elementos encantados da mata e ela conduz a Império por caminhos de rituais. Ela leva o Tigre e a comunidade através disso. Fafá é a cabocla que quando canta faz a floresta renascer mais forte. Quando ela olhou o enredo, logo, os desenhos, ela se reconheceu e isso é muito importante”, contou.
Tiago falou um pouco dos bastidores. Junto com Leandro, teve a oportunidade de visitar a homenageada na casa dela e mostrar todo o projeto e, segundo o profissional, na leitura da sinopse houve uma emoção muito grande. “A gente fez a leitura na casa dela e ela chorou. Depois nos abraçou, ficou emocionada e não retocou. Disse para mim: ‘você me sentiu’. A Fafá sentiu a escola, mora em São Paulo e sempre vai estar presente. Quando ela foi escolhida para ser o enredo disse que ‘agora eu entendi porque São Paulo me escolheu e não o Rio’. Eu moro aqui, tenho casa, minha filha nasceu aqui e tinha que ser nessa cidade. Então tem essa mística. A Fafá tinha um sonho de ser enredo e nos revelou isso. Quando chegamos com a proposta, ela nem hesitou”, declarou.
Anteriormente, o carnavalesco contou sobre a parceria com o enredista e, desta vez, Tiago falou como vem dando certo trabalhar juntamente de Leandro. “A gente teve uma parceria de sucesso no ‘Império dos Tambores’ e queremos repetir isso ou fazer algo melhor, sendo na parte de sambas, fantasias e de todo o processo até o dia que vai para a avenida. É um processo de parceria muito legal. Eu aprendo muito com o Leandro e nós temos muitas trocas. A gente vive e respira o Império todos os dias. Nós queremos o campeonato e Fafá também quer”, completou.
Encontro do tema e os próximos passos
O diretor de carnaval, Tiguês, revelou que o enredo já circulava na escola há algum tempo. Também enalteceu o trabalho de Leandro e a busca pelo título. “Na verdade, essa história falando de Fafá de Belém já é presente no Império há uns dois anos. No ano passado optamos por falar em um enredo afro, e aí o Leandro teve uma ideia genial de não fazer simplesmente algo biográfico e transformar a história dela em uma lenda, em algo que fosse diferente, que não fosse biográfico o tempo todo. Então, criou-se essa lenda, essa magia toda em torno da cabocla mística, para trazermos a avenida, e acredito que acertamos. Uma figura ímpar, pessoa que representa não só na parte musical, mas o engajamento político e religioso, transitando em todas as religiões. E sobre a pista, podem esperar muito luxo e um carnaval com samba empolgante. Pretendemos também fazer um grande espetáculo no Anhembi baseado nos novos critérios de julgamento. Nós somos a penúltima escola a desfilar, sexta escola do sábado de carnaval e estamos empolgados. Mas se Deus quiser, desta vez, vamos levar o troféu de primeiro lugar”, disse.
Como dito anteriormente, em 2023 o samba-enredo do Império foi um dos melhores do Carnaval paulistano, inclusive vencendo o prêmio Estrela do Carnaval do site CARNAVALESCO. Sobre o próximo hino, o diretor contou que será feito da mesma forma. “Por encomenda, não teremos eliminatórias. Agora, já a partir de segunda-feira começamos a construção. Temos uma ideia mais ou menos da linha que vamos levar. E esperamos repetir o sucesso do ano passado, do samba de 2023, foi um grande sucesso, o mais aclamado do Carnaval de São Paulo e esperamos repetir essa mística através de Fafá de Belém”, opinou.
Batucada para 2024
Outro quesito sucesso foi a bateria ‘Barcelona do Samba’, regida por mestre Zoinho. É uma das batucadas referências do carnaval paulistano e, com o samba de 2023, teve um desempenho melhor ainda. Talvez o mais satisfatório desde quando Zoinho assumiu. Para 2024, o diretor de bateria se mostrou bastante empolgado com o tema. “Enredo muito bom, uma homenagem para uma pessoa que fez muito pela música, pelo MPB, cantora de sucesso. Tem uma história de vida bonita, e a gente fica muito feliz de homenageá-la, e é o seguinte: a partir de hoje começamos a fazer nosso projeto, carnaval 2024. Em termos de samba, de criação, de ritmo, de tudo. É um enredo que nos dá a possibilidade de fazer vários ritmos, coisas, um enredo que abre caminho e portas. Estamos tranquilos e nosso objetivo é trabalhar bastante, fazer um grande desfile novamente”, disse.
Zoinho disse que já vem ensaiando, mas disse que é muito cedo para encaixar algo do enredo dentro da bateria. “É muito cedo, preciso esperar vir o samba, entendeu? A hora que o samba chegar, começamos a trabalhar em cima do ritmo. Estou ensaiando, bateria ensaia toda segunda-feira, mas assim, agora vou começar a trabalhar em cima do ritmo, samba, estou esperando o samba. A expectativa é grande, vamos ver o que vai dar, vem novidade por aí, 2024 promete”, finalizou.
O Império de Casa Verde será a sexta escola a desfilar no sábado de Carnaval.