O samba-enredo do Salgueiro foi muito comentando no pré carnaval, sendo considerado um dos melhores da safra de 2024. A obra ganhou popularidade após a liberação nos streamings de música, onde disputou a liderança de reproduções com a obra da Mocidade. Nos ensaios de rua e também no ensaio técnico, o rendimento dele foi excelente, gerando muita confiança para todos na escola de que seria uma mola propulsora do desfile do Salgueiro.
Pelo segundo ano consecutivo, o Salgueiro alcançou os 40 pontos possíveis na avaliação da harmonia perante ao júri, sendo a única escola do período a somar 80 pontos no quesito. No dia oficial, o samba teve bom desempenho na harmonia da agremiação. Isso também se deveu ao trabalho de grande qualidade do intérprete Emerson Dias e seu carro de som, que entoaram a obra musical com bastante força, além de incentivar os componentes a todo momento. A bateria teve fundamental participação ao encontrar um ritmo perfeito para sua execução, incluindo as bossas muito pertinentes e bem executadas, impulsionando o conjunto musical como um todo.
O diretor musical Alemão do Cavaco falou sobre o trabalho que proporcionou esse resultado.
“Graças a Deus. No meu segundo ano no Salgueiro, com esse time maravilhoso que a gente têm. Fiquei muito feliz, porque conseguimos manter o nosso trabalho iniciado desde as eliminatórias, porque a gente já vinha trabalhando com esse samba. E isso é um trabalho árduo, de toda a equipe. Dos músicos, dos cantores. Desde mixagem, arranjo, tonalidade, uma série de coisas. E o resultado não poderia ser outro. A gente agradece aos jurados e vai continuar trabalhando para sempre buscar essa meta”, disse Alemão.