InícioGrupo EspecialEntorno do Sambódromo será 'vigiado' no Carnaval 2024 por 90 câmeras conectadas...

Entorno do Sambódromo será ‘vigiado’ no Carnaval 2024 por 90 câmeras conectadas ao Centro de Operações

Por Guibsom Romão e Matheus Morais

O presidente da Riotur, Ronnie Costa, abriu a coletiva de planejamento da Prefeitura do Rio para o Carnaval 2024, especialmente, sobre a operação da Marquês de Sapucaí. Ele citou que o trabalho foi feito em cima de muito estudo e de muitas mãos.

O Centro de Operações Rio terá imagens de 90 câmeras, com 60 operadores. O trabalho será 24 horas por dia, sete dias por semana. Foi feita uma parceria com o Waze e as interdições das vias vão ser informadas em tempo real pelo aplicativo Cor.rio. “São muitas operações na cidade inteira. Temos diversos movimentos de entradas e saídas na cidade. Especificamente para o Sambódromo teremos 90 câmeras. A plataforma Waze terá todas informações dos bloqueios. No aplicativo COR.RIO o cidadão terá tudo em tempo real”, frisou Marcus Belchior, chefe-executivo do Centro de Operações Rio (COR).

A secretário de Ordem Pública vai atuar na fiscalização de ambulantes legalizados e irregulares, coibir a venda de bebidas em garrafas de vidro, patrulhamento preventivo, fluidez de trânsito e manutenção dos bloqueios viários, auxílio na dispersão dos carros alegóricos, fiscalização de estacionamento irregular, fiscalização de táxi e transporte complementar, auxílio ao público e distribuição de pulseirinhas de identificação para crianças, atuação da Ronda Maria da Penha para coibir flagrantes de violência contra a mulher e fiscalização da área de manobra dos carros alegórico que acessam a Marquês de Sapucaí.

Saúde

A secretário de Saúde montou a operação no Sambódromo, de 19h às 6h, nos dias 9, 10, 11, 12 e 17 de fevereiro. Com seis postos médicos, localizados nos setores 1, 2, 7, 10, 11 e na Apoteose. São 32 leitos (7 de suporte avançado de vida) e 16 ambulâncias avançadas por dia de desfiles. São 220 profissionais envolvidos.

Transporte

As linhas provenientes da Zona Sul e Centro, com destino à Tijuca, Zona Norte e Av. Brasil, que trafegam pela Rua Frei Caneca, farão desbio pela Praça da República e devem seguir pela pista lateral da Avenida Presidente Cargas, sentido Praça da Bandeira.

Entre os dias 9 e 12, e no dia 17 de fevereiro, o acesso dos táxis às áreas bloqueadas se dará da seguinte forma: até às 21h: liberado para todos os táxis, das 21h às 8h somente táxi.rio e táxi especial; após às 9h liberado a todos os táxis.

Para o deslocamento dos carros alegóricos as principais interdições a partir de 1h de quinta-feira (08/02): Av.Brasil, Av Rodrigues Alves, Túnel Marcello Alencar e Túnel Rio 450. A Avenida Presidente Vargas terá interdição de quinta para sexta para o posicionamento das alegorias.

Haverá na operação da CET-Rio: 275 operadores de trânsito por dia, 25 viaturas, 10 reboques, 38 paineis de mensagens e 49 motocicletas.

Acesso ao Sambódromo – Via Metrô

Funcionamento o tempo inteiro do sistema do Metrô, a partir das 5h de sexta-feira (09/02) até 23h59 de terça-feira (13/02). Extensão até 1h do dia 14/02 nas estações Central e Praça Onze para os desfiles das escolas mirins.

“O metrô é o principal meio de transporte do carnaval. A operação especial começa na sexta-feira. Vamos funcionar 24 horas até quarta-feira de cinzas e depois retornamos com essa operação no sábado das campeãs. Durante todo o período de operações especiais as estações Presidente Vargas e Catete vão estar fechadas por questão de logística. A estação Cinelândia vai funcionar das 6h até 20h, é importante que as pessoas utilizem a estação Cariocas. Recomendamos que as pessoas carreguem o cartão Giro com antecedência ou com o unitário antes e o pagamento por aproximação. Temos estrutura robusta na estação General Osório para Zona Sul. Fizemos uma campanha educativa para as pessoas respeitarem todas regras de segurança, respeitarem as mulheres, não sujarem o metrô e não urinarem nos trens e estações”, disse Pedro Mello, diretor de operações do MetrôRio.

Linha 1 e 4: Uruguai-Jardim Oceânico
Linha 2: Pavuna-General Osório

Setores ímpares, concentração no “Balança mais não cai” e “Terreirão do Samba” – desembarque na estação Central

Setores pares e concentração nos Correios: desembarque na estação Praça Onze

Secretária da Mulher

- ads-

Posição de desfile e critérios de julgamento: Presidente Paulo Serdan fala perspectivas do Carnaval 2025 em São Paulo

A Mancha Verde foi a sexta escola a desfilar na sexta-feira de carnaval. Entretanto, o presidente Paulo Serdan revelou ter outra preferência de horário...

Começa a 2ª FLIC, Feira Literária e Cultural da Mangueira, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação

Nesta sexta-feira, a quadra da Estação Primeira será palco da 2ª edição da FLIC Mangueira, com estandes de editoras, oficinas de criação poética, de...

Confira a sinopse do enredo da Unidos da Tijuca para o Carnaval 2025

Estou aqui para contar a minha história… 1 - Nascente. Olho d’água... Útero do mundo. Numa cabaça mergulhada no fundo do rio turvo, um espelho...