Por Guibsom Romão e Matheus Morais
O presidente da Riotur, Ronnie Costa, abriu a coletiva de planejamento da Prefeitura do Rio para o Carnaval 2024, especialmente, sobre a operação da Marquês de Sapucaí. Ele citou que o trabalho foi feito em cima de muito estudo e de muitas mãos.
O Centro de Operações Rio terá imagens de 90 câmeras, com 60 operadores. O trabalho será 24 horas por dia, sete dias por semana. Foi feita uma parceria com o Waze e as interdições das vias vão ser informadas em tempo real pelo aplicativo Cor.rio. “São muitas operações na cidade inteira. Temos diversos movimentos de entradas e saídas na cidade. Especificamente para o Sambódromo teremos 90 câmeras. A plataforma Waze terá todas informações dos bloqueios. No aplicativo COR.RIO o cidadão terá tudo em tempo real”, frisou Marcus Belchior, chefe-executivo do Centro de Operações Rio (COR).
A secretário de Ordem Pública vai atuar na fiscalização de ambulantes legalizados e irregulares, coibir a venda de bebidas em garrafas de vidro, patrulhamento preventivo, fluidez de trânsito e manutenção dos bloqueios viários, auxílio na dispersão dos carros alegóricos, fiscalização de estacionamento irregular, fiscalização de táxi e transporte complementar, auxílio ao público e distribuição de pulseirinhas de identificação para crianças, atuação da Ronda Maria da Penha para coibir flagrantes de violência contra a mulher e fiscalização da área de manobra dos carros alegórico que acessam a Marquês de Sapucaí.
Saúde
A secretário de Saúde montou a operação no Sambódromo, de 19h às 6h, nos dias 9, 10, 11, 12 e 17 de fevereiro. Com seis postos médicos, localizados nos setores 1, 2, 7, 10, 11 e na Apoteose. São 32 leitos (7 de suporte avançado de vida) e 16 ambulâncias avançadas por dia de desfiles. São 220 profissionais envolvidos.
Transporte
As linhas provenientes da Zona Sul e Centro, com destino à Tijuca, Zona Norte e Av. Brasil, que trafegam pela Rua Frei Caneca, farão desbio pela Praça da República e devem seguir pela pista lateral da Avenida Presidente Cargas, sentido Praça da Bandeira.
Entre os dias 9 e 12, e no dia 17 de fevereiro, o acesso dos táxis às áreas bloqueadas se dará da seguinte forma: até às 21h: liberado para todos os táxis, das 21h às 8h somente táxi.rio e táxi especial; após às 9h liberado a todos os táxis.
Para o deslocamento dos carros alegóricos as principais interdições a partir de 1h de quinta-feira (08/02): Av.Brasil, Av Rodrigues Alves, Túnel Marcello Alencar e Túnel Rio 450. A Avenida Presidente Vargas terá interdição de quinta para sexta para o posicionamento das alegorias.
Haverá na operação da CET-Rio: 275 operadores de trânsito por dia, 25 viaturas, 10 reboques, 38 paineis de mensagens e 49 motocicletas.
Acesso ao Sambódromo – Via Metrô
Funcionamento o tempo inteiro do sistema do Metrô, a partir das 5h de sexta-feira (09/02) até 23h59 de terça-feira (13/02). Extensão até 1h do dia 14/02 nas estações Central e Praça Onze para os desfiles das escolas mirins.
“O metrô é o principal meio de transporte do carnaval. A operação especial começa na sexta-feira. Vamos funcionar 24 horas até quarta-feira de cinzas e depois retornamos com essa operação no sábado das campeãs. Durante todo o período de operações especiais as estações Presidente Vargas e Catete vão estar fechadas por questão de logística. A estação Cinelândia vai funcionar das 6h até 20h, é importante que as pessoas utilizem a estação Cariocas. Recomendamos que as pessoas carreguem o cartão Giro com antecedência ou com o unitário antes e o pagamento por aproximação. Temos estrutura robusta na estação General Osório para Zona Sul. Fizemos uma campanha educativa para as pessoas respeitarem todas regras de segurança, respeitarem as mulheres, não sujarem o metrô e não urinarem nos trens e estações”, disse Pedro Mello, diretor de operações do MetrôRio.
Linha 1 e 4: Uruguai-Jardim Oceânico
Linha 2: Pavuna-General Osório
Setores ímpares, concentração no “Balança mais não cai” e “Terreirão do Samba” – desembarque na estação Central
Setores pares e concentração nos Correios: desembarque na estação Praça Onze
Secretária da Mulher