728x90
InícioGrupo EspecialGrande RioEmpenhada, Grande Rio realiza seu primeiro ensaio de rua no ano e...

Empenhada, Grande Rio realiza seu primeiro ensaio de rua no ano e mostra força da comunidade e grande desempenho do samba

A Acadêmicos do Grande Rio abriu 2024 com o pé direito. No primeiro ensaio de rua do ano, realizado na Avenida Brigadeiro Lima e Silva, na noite deste sábado, a agremiação de Duque de Caxias, mais uma vez, mostrou a força da comunidade e o grande desempenho do samba-enredo. Agora, a semanas do desfile, a escola busca acertar pequenos detalhes e promete fazer um grande ensaio técnico no dia 28 de janeiro.

O treino também é o primeiro da temporada que ocorre aos sábados. A diretoria da escola considera importante acompanhar os preparativos do carnaval na Sapucaí e afirma que a mudança visa possibilitar que a agremiação prestigie os ensaios técnicos das coirmãs na Passarela do Samba. Em 2024, a Grande Rio levará para a Avenida o enredo “Nosso destino é ser onça”, dos carnavalescos Leonardo Bora e Gabriel Haddad, e será a quarta escola a desfilar no domingo de carnaval.

Segundo o diretor de carnaval Thiago Monteiro, o ensaio deste sábado destacou o entrosamento entre os quesitos e mostrou que a comunidade abraçou o samba. Para ele, o ‘termômetro’ do treino deu uma resposta positiva para o ensaio técnico e o desfile. Levando em consideração o treino na Sapucaí, a escola terá cerca de quatro ensaios de rua antes do grande dia do desfile.

“Gostei muito desse primeiro ensaio do ano. Como sempre falo, destaca, uma crescente na nossa preparação. É a reta final. Acredito que a escola está chegando no ponto que a gente gostaria. O ensaio técnico do dia 28 vai nos dar algumas respostas e também vai acertar o que precisar. A harmonia mostrou mais uma vez como a comunidade é madura e como ela ‘comprou’ esse samba. A comunidade é o nosso maior foco para que possamos atingir o nosso objetivo. Se ela está feliz e satisfeita, isso é importante para um grande carnaval. Estou satisfeito com o canto e o entrosamento dos quesitos”, afirmou Thiago.

granderio rua0601 1
Fotos: Raphael Lacerda/CARNAVALESCO

Mestre-sala e Porta-bandeira

Mais uma vez, responsável por abrir o ensaio de rua, a dupla Daniel Werneck e Taciana Couto deu um show na avenida. Nem o imprevisto com os sapatos da porta-bandeira foi capaz de atrapalhar o desempenho do casal. Ela precisou retirá-los e concluiu parte do ensaio com meias. A ótima conexão entre os dois destaca que, mais uma vez, a dupla vai brigar pelos 30 pontos do quesito. Para o mestre-sala, o primeiro ensaio de rua de 2024 foi um dos melhores do casal.

granderio rua0601 2

“A gente conseguiu sentir a energia ainda mais. Acredito que a comunidade já entendeu a mensagem e a importância desse canto. Já começamos o ano com o pé direito. Lógico que ainda temos algumas coisas para colocar ou adaptar, mas já estamos no esqueleto do que queremos levar para a Avenida. Deu para sentir isso”, avaliou Daniel.

Já Taciana conta que o trabalho apresentado se aproxima do que será levado para a Avenida e promete uma excelente apresentação da escola no ensaio técnico. “Foi uma energia incrível. A cada ensaio conseguimos acertar detalhes. A tendência é melhorar até o dia do desfile. Estamos bastante ansiosos para levar esse trabalho para a Avenida. O trabalho da escola, no geral, está nos deixando animados. Acredito que a Grande Rio vai apresentar um trabalho magnífico no ensaio técnico”, analisa a porta-bandeira.

Harmonia

O canto da comunidade tem sido destaque nas análises do CARNAVALESCO e é reflexo de um grande show que o chão da escola dá durante os ensaios de rua. Os componentes mostram-se cada vez mais engajados em defender a força do samba-enredo e cantam a obra por completo. Destaque para a ala 5, que desfilou bastante animada e com o samba na ponta da língua. O entrosamento do carro de som comandado por Evandro Malandro e da bateria do mestre Fafá também não pode passar batido. Clayton Bola, que é um dos membros da comissão de harmonia da Grande Rio, analisou o desempenho do segmento até aqui.

granderio rua0601 6

“Era uma expectativa muito boa. Eu, particularmente, gosto muito dos ensaios aos sábados. Sobre a harmonia, sempre acho que tem o que melhorar ou acertar. Sou uma pessoa que me cobro muito e também cobro a galera. A cada dia nós temos que aprimorar alguma coisa. É uma equipe que está junta desde 2018, hoje todo mundo sabe o que fazer e se entende pelo olhar. Acredito que o trabalho da harmonia da escola é algo que vem melhorando a cada ano. Aqui é a nossa Sapucaí e agora vamos com tudo para o ensaio técnico”, avaliou Clayton.

Evolução

O ensaio começou por volta das 21h45 e teve aproximadamente uma hora de duração. Havia alas coreografadas e com adereços de mão. Além da mudança de dia, o treino ocorreu em um trecho mais curto: uma quadra a menos que o habitual. De acordo com o diretor de carnaval, nos primeiros ensaios a escola ensaiava em um percurso superior ao da Sapucaí para compensar a ausência de fantasias e preparar o componente. Agora, com a mudança para o sábado e a poucas semanas do desfile, os ensaios na Avenida Brigadeiro Lima e Silva ocorrem em uma distância similar à da Marquês de Sapucaí. O diretor de carnaval da tricolor de Caxias explica a proposta.

granderio rua0601 3

“Aqui não temos alegorias e fantasias, todo mundo está de short ou camiseta e com alguns adereços de mão – que não chegam perto do que será na Avenida. Mas, na nossa filosofia, tentamos incutir no componente a liberdade, para que eles não trabalhem em forma de quartel ou marcha, mas sim soltos, livres, brincando e defendendo o quesito. Nisso a gente tem conseguido uma resposta bacana. O sábado tem uma dificuldade maior de logística na Avenida Brigadeiro, que é uma grande via de Caxias e com comércios importantes na área do nosso desfile. Daí a gente só chega um pouco pra frente – uma quadra depois -, mas não prejudica em nada”, conta Monteiro.

Samba-enredo

Como dito anteriormente, a obra foi abraçada pelos torcedores e por toda a escola. O bom desempenho também é fruto do trabalho entre o carro de som e a bateria. O intérprete Evandro Malandro conta que alguns ajustes estão sendo feitos para o ensaio técnico e ressalta o ótimo clima na comunidade caxiense.

granderio rua0601 5

“Tivemos o nosso ensaio de quadra na terça-feira, onde a comunidade já mostrava que queria muito cantar e chegar na Avenida para mostrar. Quem vem na rua sente o clima e a energia da nossa comunidade. Para nós, foi maravilhoso. Estou muito satisfeito com esse primeiro ensaio de rua do ano. Estamos limpando algumas coisas e todo esse ajuste é para a gente chegar na Sapucaí e não precisar ficar acertando detalhes. Queremos desfilar para mostrar o canto da comunidade. É um samba maravilhoso e que vocês vão perceber uma grande apresentação no ensaio técnico”, comenta Evandro.

Outros destaques

Segundo mestre Fafá, a bateria já está encaminhada para o desfile e agora acerta os últimos detalhes. Ele conta que o foco é acertar tudo até o ensaio técnico, para que os últimos dois ensaios de rua tenham o foco de deixar a bateria leve e confiante para a busca dos 30 pontos.

“Hoje ensaiamos com cerca de 50% da bateria. Com os ensaios técnicos, sabemos que tem uma galera que prestigia as escolas do grupo de acesso – e justamente. A escola está fluindo bem a cada vez mais. Testamos algumas coisas e eu e Evandro conversamos muito. A gente ensaia três vezes por semana para deixar tudo perfeito. Tudo que há para ajustar temos que fazer até o ensaio técnico, para que nos últimos dois ensaios a bateria fique confortável para o desfile. Esperamos conseguir, mais uma vez, ajudar a escola com os pontos para que ela possa brigar pelo título”, conta.

granderio rua0601 7

A disputa do carnaval de 2024 será, de fato, bastante acirrada. Sambas antes criticados por algumas pessoas, hoje tornaram-se xodós de suas comunidades. Apaixonado por carnaval, o mestre de bateria contou que acompanha os ensaios das coirmãs e acredita que o carnaval está em aberto. Confiante, ele afirma que a Grande Rio tem um dos barracões mais bonitos do carnaval carioca e segue firme na briga pelo título.

granderio rua0601 4

“A briga está grande. Vejo que as baterias estão muito boas. Não tem mais esse negócio de pré-carnaval, vai ser decidido lá dentro da Sapucaí. É um passo de cada vez mas, se Deus quiser, iremos chegar. Estamos com uma fantasia extremamente incrível e temos tudo para fazer mais um ano de um grande trabalho. O barracão da Grande Rio é um dos mais bonitos do carnaval e isso empolga a gente cada vez mais. Tenho certeza que a escola vai pulsar bastante no ensaio técnico para que a gente possa se sentir bem para repetir isso no desfile, com os carros alegóricos. Espero que a gente consiga trazer, mais uma vez, o caneco para Caxias”, diz Fafá.

- ads-

Tripé, iluminação e interação! Coreógrafo do Salgueiro revela detalhes da comissão de frente para o desfile oficial

O CARNAVALESCO conversou com o coreógrafo da comissão de frente do Salgueiro, Paulo Pinna, que falou sobre o acolhimento da escola e a parceria...

Nos 30 anos do ‘Jegue’ e ‘Gosto que me enrosco’, integrantes de Portela e Imperatriz relembram o desfile de 1995

Todo sambista que se preze continua cantando ao ouvir alguém entoar "Balançou, não deu certo, não, pois não passou de ilusão..." ou "Bate o...

De olho nos quesitos: Liesa flexibiliza uso de cacos no quesito Harmonia e alas coreografadas em Evolução

Em toda apuração, quando Jorge Perlingeiro anuncia a leitura das notas dos quesitos Harmonia e Evolução, dirigentes e integrantes das escolas sentem um frio...