728x90
InícioGrupo EspecialEmoção e expectativa pela apuração! Integrantes da Vila Isabel falam da reedição...

Emoção e expectativa pela apuração! Integrantes da Vila Isabel falam da reedição de ‘Gbalá’

A Vila Isabel foi a terceira escola a desfilar na última noite do Grupo Especial na Sapucaí. O desfile foi marcado por muita emoção e descontração por parte dos integrantes. Além disso, a Azul e Branco se destacou por sua comissão de frente, no casal de mestre-sala e porta-bandeira e na estética do desfile. O intérprete Rafael Tinguinha, filho de Tinga, chegou à Apoteose em lágrimas de alegria e gratidão pelo desfile.

vila isabel desfile24 008

“Estou aqui chorando até agora, porque foi muito emocionante. A gente esperava dar emoção de desfilar com esse samba com esse enredo. Para quem é Vila Isabel, para quem tem um coração azul e branco, é uma emoção enorme. E também a situação do meu pai, que ficou passando mal antes. Agora é um alívio saber que a gente passou bem. Essa sensação é muito boa, graças a Deus”.

A dupla de coreógrafos Alex Neoral e Márcio Jaú, responsáveis pela comissão de frente da Unidos de Vila Isabel em 2024, apresentaram uma arte muito profunda e interessante. Ao mesmo tempo que simples, sem muitas novidades tecnológicas, encantou o público. Só por parecer simples, não quer dizer que é, a comissão contou com cerca de 30 pessoas envolvidas na preparação e execução dessa comissão de frente, demonstrando o cuidado e a dedicação dos coreógrafos e dos integrantes. Na frente dos jurados, a princípio, deu tudo certo. Para além da nota e da coreografia, o objetivo da comissão foi outro de acordo com os coreógrafos.

“A gente usou a pureza das crianças, essa mensagem que é o enredo. Que são elas que vão salvar o mundo. Então elas aparecem de uma forma tão lúdica. Eu acho que talvez seja esse o trunfo dessa comissão. É não ter drone, não ter gente flutuando, não ter gente voando. É essa a comissão. Inocência que a gente perde, que a gente quer resgatar”.

O enredo “Gbalá – Viagem ao Templo da Criação”, uma reedição do desfile histórico de 1993, abordou a importância das crianças para um mundo melhor, remetendo a criação do mundo de acordo com a ótica das religiões de matriz africana. Em 2024, com o carnavalesco Paulo Barros, a Vila explorou bastante a parte estética. Com carros de esculturas, telão e diversas representações, o artista é conhecido por gostar de fazer grandes alegorias e únicas. Em 2023, o Paulo Barros produziu uma alegoria representando Seu Jorge, toda espelhada, que depois se tornou “famosa” no mundo do samba e foi exposta na Cidade do Samba.

O casal de mestre-sala e porta-bandeira composto por Marcinho Siqueira e Cris Caldas é reconhecido pela sua elegância e presença marcante na Sapucaí. A inovação nos últimos anos tem se tornado sobrenome do casal, em 2023, trocando de roupa nas cabines de jurados, em 2024, eles trouxeram uma novidade para o desfile ao incorporar as microlâmpadas em suas fantasias.

“É uma novidade. Estou carregando exatamente quatro microlâmpadas, não tá uma roupa leve, mas eu espero que eu tenha feito o melhor, eu trabalhei para fazer o melhor, com certeza”, afirmou a porta-bandeira.

O sentimento de trabalhar o ano todo para o único momento e dia do desfile é emocionante e dá muita ansiedade. Ela comenta que está emocionada a semana toda. “Eu estava doida pra sentir a energia que a gente sentiu no ano passado. Eu acho que foi bem aceito e bem recebido o projeto”.

Neste ano em especial também houve uma homenagem a Martinho da Vila, que desfilou no último carro da agremiação. Compositor do samba-enredo da Vila completou 86 anos, e no aquecimento da Azul e Branca recebeu parabéns estonteante.

- ads-

Sapucaí vira terreiro de Laíla em ensaio técnico arrebatador da Beija-Flor com a força do rolo compressor nilopolitano

Por Luan Costa (Colaboraram Allan Duffes, Lucas Santos, Guibsom Romão, Matheus Morais, Marcos Marinho, Marielli Patrocínio, Rhyan de Meira, Carolina Freitas e Raphael Lacerda) A...

Pérola Negra, Imperador e Peruche se destacam e brigam pelo acesso em São Paulo

Por Gustavo Lima, Lucas Sampaio, Naomi Prado e Nabor Salvagnini. Fotos de Fábio Martins Neste último sábado ocorreu os Desfiles do Grupo de Acesso 2....

Bateria ‘Ritmo 12’ se destaca em desfile do Camisa 12, mas harmonia não fluiu como o esperado

Por Naomi Prado e fotos de Fábio Martins A Camisa 12 apresentou um desfile coerente, tendo como destaque a bateria de mestre Lipi. Alguns componentes...