InícioGrupo EspecialVila Isabel'Duelo dos Desfiles': Vila Isabel 1988 x Vila Isabel 2013

‘Duelo dos Desfiles’: Vila Isabel 1988 x Vila Isabel 2013

Dois desfiles campeões na Vila Isabel ficaram marcados pelo samba-enredo e agora estão na série “Duelo dos Desfiles”. Abaixo, você confere um pouco dos dois desfiles escolhidos e pode votar no seu inesquecível. O resultado sai na sexta-feira. “Kizomba, festa da raça”, de 1988, teve Martinho da Vila como autor e foi desenvolvido pelo trio Milton Siqueira, Paulo César Cardoso e Ilvamar Magalhães. “A Vila canta o Brasil celeiro do mundo – Água no feijão que chegou mais um…”, de 2013, foi desenvolvido pela carnavalesca Rosa Magalhães.

“Hoje, o samba, homenageia o agricultor! Os sambistas celebram e eternizam esse personagem de real valor! A viola se junta aos pandeiros, chocalhos e surdos de primeira, para unir a cultura do sambista com a do homem do campo, numa grande festa de celebração da colheita. E, neste palco iluminado, por confetes e serpentinas, a Vila de Noel e de Martinho vem homenagear essa figura notória, original e bem brasileira: o agricultor. Ele merece o nosso respeito!!! É o agricultor brasileiro ajudando a alimentar o mundo!!!”, trecho retirado pela sinopse do enredo de 2013.

“Kizomba é uma palavra do Kimbundo, uma das línguas da República Popular de Angola. A palavra Kizomba significa encontro de pessoas que se identificam numa festa de confraternização. Do ritual da Kizomba fazem parte inerentes o canto, a dança, a comida, a bebida, além de conversações em reuniões e palestras que objetivam a meditação sobre problemas comuns”, trecho retirado da sinopse de 1988.

Pelo site CARNAVALESCO, Renato Palhano escolheu 1988 e Rennan Laurente pegou o ano de 2013. Abaixo, você confere as duas defesas.

Vila 1988 (Por Renato Palhano): “Marcado como um dos desfiles mais emblemáticos da história moderna do carnaval, Kizomba, Festa da Raça, de 1988, trouxe o primeiro título da história da azul e branco de Vila Isabel. Até hoje o desfile serve como referência para escolas que não presam muito pelo luxo, mas veem na raça o maior combustível para se ganhar o carnaval. Esse foi o desenho perfeito da vila Isabel de 88, já que a escola passava por dificuldades e não tinha nem uma quadra para realizar seus ensaios. O desfile foi repleto de simbolismo: várias alas e carros da escola carregavam uma carga forte de emoção e garra do povo negro, em uma verdadeira catarse, já que naquele ano de 88 a abolição da escravatura oficial completavam 100 anos. O desfile foi tão impactante que a Vila campeã não pode desfilar no sábado das campeãs, já que uma chuva torrencial atingiu o Rio de Janeiro em cheio, cancelando os desfiles de sábado. Outro ingrediente que faz desse desfile um evento lendário”.

Vila Isabel 2013 (Por Por Rennan Laurente): “O desfile da Unidos de Vila Isabel 2013 foi inesquecível em diversos pontos, tanto que conquistou mais um título para a terra de Noel. Com o enredo sobre a vida no campo e o famoso refrão: “Festa no arraiá é pra lá de bom”, a grande Rosa Magalhães trouxe um desfile bem colorido e animado, mostrando a realidade e o canto animado. A Swingueira de Noel veio com um ritmo diferente e 100 componentes fizeram um grande arraiá na frente das cabines de julgadores. Encerrando o carnaval daquele ano, como mesmo dizia o samba: “A Vila vem colher felicidade no amanhecer.” E colheu! Sem dúvida, esse foi o melhor “caminho da roça” que uma escola já fez no carnaval carioca”.

- ads-

Unidos da Tijuca renova com mestre Casagrande

A Unidos da Tijuca anunciou a renovação com mestre Casagrande para o desfile do ano que vem. Ele segue no comando da bateria "Pura...

Nícolas Gonçalves acerta com Tucuruvi para fazer parceria com dupla de artistas da escola

Além da renovação de Dione Leite e Yago Duarte, o Tucuruvi anunciou a chegada do carnavalesco Nícolas Gonçalves que estará na parceria com a...

Tucuruvi anuncia renovação de carnavalescos para o desfile de 2025

O Tucuruvi anunciou nesta segunda-feira a renovação da dupla de carnavalescos, Dione Leite e Yago Duarte, para o desfile do ano que vem. Confira...