InícioEspecialDona Terezinha da Conceição: 'O carnaval é a minha vida, quando eu...

Dona Terezinha da Conceição: ‘O carnaval é a minha vida, quando eu estou desfilando esqueço dos problemas do dia a dia’

Ela, que hoje mora no Abrigo Cristo Redentor em Higienópolis, é uma das grandes figuras maternas das tias baianas da Estácio de Sá e ganhou fama nos últimos meses ao ser escolhida como a primeira pessoa para ser vacinada contra a Covid-19 no Rio

Aos 80 anos, Dona Terezinha da Conceição esbanja simpatia que é comumente encontrada nas personalidades do samba carioca. Ela, que hoje mora no Abrigo Cristo Redentor em Higienópolis, é uma das grandes figuras maternas das tias baianas da Estácio de Sá e ganhou fama nos últimos meses ao ser escolhida como a primeira pessoa para ser vacinada contra a Covid-19 no Rio de Janeiro, aos pés do Cristo Redentor. Com a vacina, Dona Terezinha não vê a hora de voltar a fazer seu artesanato, desfilar, frequentar a quadra da Estácio, as disputas de samba e ensaios técnicos, agenda que foi cancelada devido a pandemia.

Ao saber do cancelamento do carnaval em 2021 na cidade, Dona Terezinha relata seu abalo: “É uma tristeza sem tamanho, carnaval é a alma do carioca, para mim é tudo, é o momento que todos estão ali para se divertir. A vacina é para que a gente fique com saúde e volte à vida normal, por isso é tão importante que todos tomem”, diz.

Apesar de dizer que não se lembra de ter sofrido nenhum tipo de preconceito no universo do carnaval, Dona Terezinha, mulher, idosa de pele preta retinta, não hesita em dizer que este é o lugar onde mais se sente bem e onde mais se expressa:

“O carnaval é a minha vida, quando eu estou desfilando esqueço dos problemas do dia a dia e me sinto bem, com certeza, no carnaval eu tenho voz!”, afirma.

Ao ser questionada sobre qual mensagem gostaria de passar para quem quer falar sobre algum tema polêmico e tem medo, Dona Terezinha aconselha:

“Quem tem boca fala o que quer. Se você se sente bem, fale sem medo de ser julgado, se não, não fale só porque os outros querem”.

Por Larissa Rocha e Rennan Laurente

- ads-

Wallace Palhares explica andamento das conversas para construção da Cidade do Samba 2

Presente na festa de premiação do Estrela do Carnaval 2024, no domingo, no Imperator, no Méier, o presidente da Liga-RJ, Wallace Palhares, discursou na...

Tem-Tem Jr é o novo intérprete da União da Ilha para o Carnaval 2025

A União da Ilha anunciou nesta segunda-feira a contratação do intérprete Tem-Tem Jr para o Carnaval 2025. Veja a publicação da escola. "O intérprete mais...

Unidos da Tijuca ganha terreno da prefeitura do Rio que vai construir nova quadra na Zona Portuária

A Unidos da Tijuca se prepara para se despedir da sua atual sede na Avenida Francisco Bicalho, nos Portuários. A agremiação do Morro do...