Por Juliana Cardoso

O Acadêmicos do Grande Rio levou para a Avenida, nesta primeira noite de desfiles do Grupo Especial, o polêmico enredo “Quem nunca…? Que atire a primeira pedra”. A escola falou sobre os deslizes do ser humano, maus hábitos e até mesmo das viradas de mesa que acontecem no Carnaval Carioca. A segunda alegoria representou a falta de educação no trânsito e impressionou com os detalhes e acabamento impecável.

O carro, intitulado pela escola como “Perda Total”, chamou a atenção para o prejuízo causado pelos maus hábitos de condutores, resultando em danos na vida pública e privada. A alegoria teve uma diferente concepção em sua estrutura, na qual veículos quebrados – simulados em tamanho real -, vias e placas se misturavam por toda a sua extensão. Na dianteira, um ônibus estava acoplado e carregava componentes como motorista e passageiros, além de um vendedor ambulante de balas.

A união de vários elementos, montados muitas vezes propositalmente de qualquer forma sobre a alegoria, remeteu ao caos de um gigantesco acidente de trânsito e que tais acontecimentos são, em sua maioria, causados por condutores irresponsáveis.

Para Valmir Araújo, componente da agremiação, “A educação no trânsito é muito importante e deveria existir nas escolas, desde o Ensino Fundamental. O respeito às leis é muito importante. É necessário que aprendamos ainda quando crianças”.

O diretor de Alas Carlos Silvano completou que toda a escola trouxe uma bela proposta ao abordar estas falhas. Além disso, ele disparou:

“A educação, tema de um dos setores da escola, está em falta em várias camadas da sociedade, e a Grande Rio faz um alerta a isso”.

A tricolor de Caxias foi a quarta escola a entrar na Avenida na primeira noite de desfiles do Grupo Especial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui