A cada dia que passa o mundo contabiliza novas pessoas vacinadas contra a Covid-19. Embora o Brasil ainda não tenha uma definição oficial de início da vacinação, a previsão é que seja entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro, em Brasília, o deputado federal Dr. Luizinho (Progressistas-RJ), segue com o Projeto de Lei 5129/2020 para criar um feriado de carnaval em julho de 2021. Assim, cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Recife fariam suas festas fora de época, obviamente, com a vacinação sendo feita em todo o país.

Em entrevista ao site CARNAVALESCO, o deputado federal falou sobre o andamento do projeto na Câmara para um carnaval fora de época no mês de julho. Ele não cancela o período do carnaval tradicional, que é uma data religiosa. Aliás, o governo federal já definiu que a data em fevereiro para o carnaval não será feriado e sim ponto facultativo.

“O Projeto de Lei passa o carnaval para 12 e 13 de julho, segunda e terça-feira. Seria da mesma maneira que organizamos todos os anos. Cada cidade poderia fazer seu carnaval, definindo o ponto facultativo para sexta e quarta-feira. A certeza da vacinação é fundamental para colocarmos em pauta a votação. Ainda não tem data para ser votado no plenário da Câmara, mas acredito que aconteça na volta do recesso entre fevereiro e março”, afirmou.

Segundo Luizinho, o apoio dos colegas na Câmara é maciço e ajudará na recuperação da economia brasileira.

“Não temos dificuldade com os deputados para votarmos o projeto. Temos 100% de aprovação. A barreira é a certeza da vacinação. Nossa expectativa é que até essa data de julho a gente tenha entre 60 e 90 milhões de pessoas vacinadas. Vai ajudar muito a indústria do carnaval, turística e de cultura do país. Já alinhamos com Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Recife essa data. Mesmo para cidades que não tem essas festas carnavalescas, o feriado leva migração de turistas que vão ocupar hotéis e pousadas. Movimenta o país como um todo. Vai ajudar e muito a recuperar a atividade social e econômica do Brasil”.

O deputado federal acredita que a confirmação do feriado em julho de 2021 para o carnaval também ajudaria agora no período crítico da Covid-19.

“Vivemos um momento de retomada de Covid, mas ali na frente temos uma data e uma porta de saída. Tem também a questão psicologia, a gente precisa de boas notícias. Talvez, essa esperança faça com que as pessoas tenham um comportamento mais reservado porque depois com a vacina vão poder sair de suas casas”.

O autor do Projeto de Lei explicou que os governos estaduais e municipais possuem autonomia para organizarem suas datas após a decisão da Câmara para todo o Brasil.

“A proposta não muda a data do feriado do carnaval. Ela cria mais um feriado para o ano de 2021 somente. O impacto é de bilhões de reais na nossa economia, para indústria do turismo, o setor cultural, e toda cadeia produtiva. Os governos estaduais e municipais vão adaptar para o benefício de suas cidades”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui