Uma das grandes imagens deste carnaval 2022 com certeza veio da comissão de frente da Grande Rio, quando Exu, representado pelo ator Demerson D’alvaro, era erguido acima de 10 metros, em uma bola representando o mundo, em que o orixá, o primeiro que come, realizava uma performance. Mais um dos oito quesitos em que a agremiação só recebeu nota máxima, o início do desfile com certeza foi fundamental para impressionar e convidar o público a estar mais atento ao que viria depois. Em conversa com o site CARNAVALESCO, pouco antes do desfile das campeãs, o ator Demerson D’alvaro rechaçou ter sido a imagem representativa não só do título da Grande Rio, mas do carnaval deste ano, e preferiu valorizar o povo caxiense como grande protagonista da festa.
“A imagem do carnaval 2022 é Caxias, foi todo um trabalho de uma comunidade, que é a primeira vez que está sendo campeã do carnaval da Sapucaí do Grupo e Especial, então nada vai ultrapassar o brilho de Caxias”, sentencia Demerson.
Com participação ativa no projeto social Marimba, que ajuda meninos da periferia no sonho de se tornarem jogadores de futebol profissionais, no mundo das artes e carnaval, o ator trabalhou junto com Hélio e Beth Bejani no Salgueiro de 2011 até 2018, e na Grande Rio já vem desde 2019, quando a dupla de coreógrafos assumiu o quesito na escola .Demerson teve seus momentos de dificuldade na preparação para o desfile, afinal de contas, além de toda a responsabilidade de representar uma figura tão carregada de significados para a fé de tanta gente, a performance era realizada em uma situação pouco confortável pela altura do elemento cênico.
“A gente vem desenvolvendo o trabalho há mais de dois anos de preparação, de ensaio. A Beth e o Hélio Bejani tem uma equipe maravilhosa que me deu todo suporte. No começo para mim o difícil foi subir na bola. Eu, como ator, preciso muito ter uma fé cênica. E eu não estava muito confortável de ter a minha fé cênica em uma bola com 10 metros acima. Até eu me adaptar a isso, demorou um pouquinho, mas deu muito certo na Avenida”, comemora o ator.
“Fala Majeté- Sete chaves de Exu” quis trazer além de toda a significação do orixá, um grito de basta contra todo tipo de intolerância religiosa e a desvalorização de crenças voltadas para as religiões de matriz africana. Demerson ficou orgulhoso por participar dessa manifestação e explicou todo o significado para a sociedade que este desfile da Grande Rio pode apresentar.
“Aqui o enredo foi Exu, os carnavalescos desenvolveram esse enredo maravilhoso que muita gente não conhece Exu, tem um preconceito com Exu, pois Exu é pintado desde a primeira caravela que chegou no Brasil como o diabo, e não é! Exu não é o diabo. Exu é força, Exu é movimento, Exu é vida, é o primeiro orixá que come. Então, ele é muito mais do que pintam aí. A Grande Rio trouxe esse carnaval grandioso, maravilhoso, contando a história de Exu. Para mim foi uma honra e um privilégio estar podendo fazer esse personagem na Avenida”, concluiu Demerson D’alvaro.
A comissão de frente da Grande Rio, coreografada pelo casal Hélio e Beth Bejani, com a participação do ator Demerson D’alvaro, representando Exu, foi a grande vitoriosa pela categoria no prêmio Estrela do Carnaval oferecido pelo site CARNAVALESCO.