InícioGrupo EspecialGrande RioDefeito sonoro e ‘flam’ nas caixas. As justificativas para as notas de...

Defeito sonoro e ‘flam’ nas caixas. As justificativas para as notas de bateria da Grande Rio

A Grande Rio deixou escapar o título do carnaval no quesito bateria. Os dois 9,9, um no segundo e outro no último módulo de julgamento, impediram que a tricolor de Caxias empatasse com a Beija-Flor e comemorasse o seu segundo título. As notas causaram estranheza nos especialistas, já que a bateria de mestre Fafá é uma das melhores do Grupo Especial.

* Seja o primeiro a saber as notícias do carnaval! Clique aqui e siga o CARNAVALESCO no WhatsApp

grande rio 25 40
Foto: Allan Duffes/CARNAVALESCO

Nas justificativas divulgadas pela Liesa nesta quinta-feira todos vieram a saber os motivos para a perda de um décimo. No segundo módulo de julgamento, Ary Jaime Cohen, alegou “flan”, que no jargão dos ritmistas significa sobra de algum naipe na retomada após nossas.

“Na última convenção apresentada ainda no módulo do julgador no final da bateria com os atabaques, a resposta das caixas sugeriu uma imprecisão com efeito de (flam)”, disse o julgador.

A escola também foi penalizado no último módulo. Para Geiza Carvalho uma falha de sonorização foi a responsável pelo desconto na nota dada. Porém, o manual do julgador é bastante claro quando diz que o jurado deve desconsiderar eventuais falhas sonoras. Veja a explicação da jurada.

“Mestre Fafá, os cuícas soaram baixíssimos na apresentação da Bateria ao módulo 4. – É importante adequar melhor os instrumentos inseridos no arranjo para que a perfeita execução dos eventuais Bossas e Paradinhas possam ser executadas. Não houve projeção sonora do instrumento em questão, por isso já descontada em -0,1”, explicou.

A Grande Rio foi a vice-campeã do Carnaval 2025 com a pontuação de 269,9 pontos.

- ads-

‘Foi um cala boca daqueles bem grandes’, diz Gilsinho após 40 pontos em samba-enredo

Após o desfile das campeãs, ainda na Sapucaí, o intérprete da Portela, Gilsinho, afirmou ao CARNAVALESCO que os 40 pontos no quesito samba-enredo calou...

Diretores da Viradouro avaliam desfile e já planejam a volta por cima no Carnaval 2026

O Carnaval 2025 foi marcado por emoções intensas para a Viradouro, escola que, mesmo com um desfile técnico, recebeu notas abaixo do esperado em...

Com “Brasiliana”, União do Parque Acari homenageia grupo que revolucionou o teatro popular brasileiro

Para o Carnaval 2026, a União do Parque Acari aposta na força da cultura popular com o enredo “Brasiliana”. Assinado pelo carnavalesco Guilherme Estevão,...