A Unidos do Porto da Pedra realizou na noite do último sábado o seu terceiro ensaio de rua rumo ao carnaval 2024, a forte tempestade que atingiu o município de São Gonçalo afastou o público, mas não impediu que a comunidade cantasse e evoluísse com muita empolgação. O público já estava chegando e a escola se concentrando nas ruas Doutor Feliciano Sodré e Doutor Nilo Peçanha quando o vento anunciou a forte tempestade que estava chegando. Por conta disso, o treino da vermelha e branca atrasou e começou ás 21h30, durando pouco mais de uma hora. Apesar da adesão não ter sido completa por conta do tempo, o samba-enredo da escola foi o ponto alto da noite, conduzido brilhante por Wantuir, a obra contribuiu para que a comunidade cantasse com muito vigor.
Para o Carnaval 2024 a vermelha e branca levará para a avenida o enredo: “O Lunário Perpétuo: A Profética do Saber Popular”, que celebrará o saber popular utilizando o “Lunário Perpétuo”, seus ensinamentos e desdobramentos, como guia precioso. O tema está sendo desenvolvido pelo carnavalesco Mauro Quintaes e pelo enredista Diego Araújo. O Tigre de São Gonçalo terá a missão de abrir os desfiles no Grupo Especial, domingo, dia 11 de fevereiro. O próximo ensaio a céu aberto da agremiação será na Praça dos Bandeirantes, no bairro de Amendoeira, no dia 25, trata-se de uma iniciativa da Prefeitura em parceria com a escola para que sejam realizados treinos em diversas localidades do município.
“Caiu um dilúvio antes, a gente tava com a escola pronta, acabou afastando muita gente, mas de um modo geral o ensaio foi bom, a resposta da comunidade foi muito boa, infelizmente o público não ficou presente por conta da chuva. O importante é que a escola está em uma crescente no que diz respeito a canto, é gradativo, é ensaio de rua, é ensaio de canto as quintas-feiras, sinto que estamos subindo um degrau a cada ensaio”, disse Amauri de Oliveira, diretor geral de Harmonia da Porto da Pedra, em entrevista concedida para a reportagem do site CARNAVALESCO.
Comissão de Frente
Pela primeira vez nessa temporada, a comissão de frente assinada pelo coreógrafo Júnior Scapin participou do ensaio de rua, composta somente por rapazes, a comissão realizou a coreografia de deslocamento e cada componente utilizou uma espécie de bastão para auxiliar nos movimentos. Segundo Scapin, o ensaio serviu para colocar em prática as duas semanas de ensaio que tiveram, além de testar a resistência física dos bailarinos.
“A gente começou a ensaiar fazem duas semanas, estamos com a coreografia de deslocamento pronta, que é essa que estamos ensaiando nessas duas semanas, na próxima segunda-feira a gente começa a outra coreografia de deslocamento e parte pra jurado. Cheguei atrasado por conta da chuva, tava tudo parado, mas consegui chegar, peguei eles fazendo o quarto jurado, mas pelo o que minha assistente falou foi ótimo, é a primeira vez que estamos aqui, então a gente usa esse ensaio mais pra resistência, ver como os meninos vão aguentar, a roupa deles é bem pesada, eles são um personagem muito importante e específico dentro da história. Pelo o que vi aqui vai dar tudo certo, eles aguentaram e deram conta do recado”, disse o coreógrafo.
Mestre-Sala e Porta-Bandeira
Não foi só a comunidade que não conseguiu chegar em peso para o ensaio, por conta da chuva, a primeira porta-bandeira, Denadir Garcia, ficou presa no trânsito e não pôde participar do treino, seu parceiro de dança, Rodrigo França, dançou com a segunda porta-bandeira e mesmo com as adversidades aprovou o ensaio.
“Sem a Denadir foi complicado, a gente está ensaiando desde que ela chegou na escola, então tudo que a gente trabalhou a gente coloca em prática no ensaio de rua, mas deu pra levar, eu tenho o tempo do samba, tenho o momento de entrar e o momento de sair, graças a Deus com a segunda porta-bandeira consegui fazer bonito. Ensaiar debaixo de chuva também faz parte, no dia oficial pode estar tá chovendo, tem que tirar de letra e saber dibrar as adversidades”, pontuou Rodrigo.
Harmonia
O ensaio de sábado mostrou que a comunidade da Porto da Pedra está com o samba na ponta da língua, foi apenas o terceiro ensaio de rua, mas é possível perceber a crescente do canto da escola, aliado a isso, o carro de som conduzido por Wantuir e com participação de Luizinho Andanças, intérprete que marcou época no Tigre, mostrou estar muito entrosado. O samba para 2024 é leve e proporcionou que os componentes se divertissem durante o cortejo, neste ensaio foi possível observar um canto uniforme de todas as alas, até mesmo as que estavam posicionadas no final.
Evolução
O componente da Porto da Pedra ensaiou de forma solta, a chuva que caiu antes poderia desanimar, mas ocorreu o contrário, a comunidade se entregou e evoluiu com muito vigor. Apesar de não estar em grande número (muito por conta da dificuldade que alguns tiveram para chegar), o balanço foi positivo, as alas ensaiaram de forma descontraída e nenhum componente parecia estar engessado, o que tornou a passagem da escola ainda mais leve. Alguns elementos foram utilizados para demarcar o espaço das alegorias no dia do desfile oficial e algumas alas coreografadas marcaram presença também. A vermelha e branca não apresentou nenhum buraco ou pausas abruptas, nem mesmo com a entrada e saída da bateria do recuo.
Samba-enredo
O samba-enredo de autoria de Guga Martins, Passos Júnior, Gustavo Clarão, Lucas Macedo, Leandro Gaúcho, Clairton Fonseca, Richard Valença, Gigi da Estiva, Abílio Jr., Marquinho Paloma, Cristiano Teles e Ailson Picanço foi peça fundamental no bom ensaio realizado pela escola, conduzido brilhante por Wantuir, que se mostrou extremamente a vontade durante a passagem, o samba se mostrou desde o início um trunfo da escola, a comunidade abraçou a obra e cantou com extrema empolgação.
A obra tem uma melodia que permite que o componente cante sem demonstrar cansaço, tudo ocorre de forma fluída e facilita a vida do brincante, a letra tem alguns trechos que mexem com o brio da comunidade e permite que eles cantem com ainda mais empolgação. Vale destacar o refrão principal, com os versos “Quarto minguante, a moringa quase seca/Maré virou, virou luar!/Tem alambique pra beber na quarta-feira/Okê, caboclo! Tempo bom vem pra ficar!/Quarto minguante, a moringa quase seca/Maré virou, virou luar!/Tem alambique pra beber na quarta-feira/Faltava o tigre pro Lunário completar!”, foi berrado pelos desfilantes, sendo o trecho de maior rendimento.
Bateria
Mesmo não estando completa, a “Ritmo Feroz” mostrou que está entrosada e contribuiu para o bom rendimento do samba. A chuva, que é sempre dor de cabeça para qualquer bateria, não foi impecilho para que os ritmistas pudessem brincar durante o ensaio, com um andamento agradável e inúmeras paradinhas, a bateria foi um dos pontos altos da noite. Em entrevista ao site CARNAVALESCO, mestre Pablo contou que as adversidades da noite contribuíram para preparar ainda mais a escola, ele também pontuou que não houve mudanças por conta da chuva.
“A gente precisa estar preparado para qualquer situação, chuva, chuva de granizo, nada vai parar o tigre de São Gonçalo, pode cair canivete que a gente vai tá lá e mostrar a garra povo gonçalense. Não fizemos nada diferente, nada mudou, fizemos paradinhas, tudo que vamos fazer na avenida, nós fizemos hoje aqui, a chuva não atrapalhou em nada, pelo contrário, só deu mais alegria pra gente”, disse mestre Pablo.
Outros Destaques
Mesmo com a condição climática adversa, o ensaio deste sábado contou com presenças ilustres, a começar pelo prefeito da cidade, Capitão Nelson, ele esteve presente, mas diferentemente do último ensaio, não realizou nenhum discurso.
Tati Minerato, a sempre presente rainha de bateria da ritmo feroz, não se importou com a chuva e esbanjou samba no pé, a loira ainda demonstrou muito carisma e foi bastante tietada pela comunidade.
De volta a vermelha e branca depois de longos anos, a cantora Valesca Popozuda caiu no samba e mostrou que já está com o hino de 2024 na ponta da língua, muito festejada pelo público, a cantora fez questão de tirar foto com todos que pediram.
Porém, o grande destaque da noite foi o Tigre de São Gonçalo, o mascote oficial da Porto da Pedra, ele marcou presença e foi a figura mais procurada antes, durante e depois do ensaio, inúmeros segmentos pediram para tirar foto com o mascote, que caiu no gosto popular rapidamente.