Por Luiz Gustavo
A Acadêmicos do Cubango entrou na pista da Intendente Magalhães buscando apagar o problemático desfile do ano passado e conseguiu realizar uma ótima apresentação, com a voz da comunidade ecoando alto durante todo o desfile. A escola apertou o passo no final, mas encerrou seu desfile no tempo exigido e agora aguarda a apuração que ocorrerá na próxima terça-feira.
Comissão de frente
Veio representando as senhoras pássaros, com uma boa fantasia, coreografia bem marcada e muito bem executada, de impacto satisfatório.
Mestre-sala e Porta-bandeira
Wanderson e Aline tiveram um excelente desempenho, aliando firmeza e garra a uma técnica de dança bastante apurada, com precisão nos movimentos. Foi uma ótima apresentação do casal da Cubango.
Enredo
Desenvolvido por uma comissão de carnaval supervisionada por Gabriel Haddad e Leonardo Bora, o enredo “Os pássaros da noite e o segredo das criações” possui alguma complexidade na leitura de suas fantasias e alegorias, porém foi desenvolvido com clareza e elementos visuais que facilitavam o entendimento do que vinha sendo transmitido.
Samba-enredo
O samba já arrancou com força e terminou o desfile com ainda mais pujança, com uma condução firme do intérprete Alexandre Simpatia e um canto visceral dos componentes.
Evolução
A cabeça da escola acelerou nos primeiros minutos, abrindo um leve espaço à frente do primeiro carro, questão que foi corrigida rapidamente quando a escola conseguiu uma unidade em termos de andamento. Nos últimos minutos os componentes apertaram o passo pra não passarem do tempo de 40 minutos, e a escola obteve êxito encerrando o desfile em 39 minutos.
Harmonia
O ponto de destaque do desfile da Cubango, um canto fortíssimo que cresceu na segunda metade do desfile já tendo um arranque animado nos primeiros minutos. Os componentes evoluíram com muita garra e cantando o samba em todos os seus trechos, encerrando a apresentação com a alma lavada após todos os problemas enfrentados no desfile de 2023.
Alegorias
Um conjunto muito bem acabado foi apresentado pela Cubango, a segunda alegoria intitulada “mães do samba” teve uma concepção extremamente feliz. Todas as alegorias trabalharam bastante com o verde da escola.
Fantasias
Ótimas fantasias, algumas chamaram a atenção como da ala das baianas, e tiveram um uso de cores mais variado formando um interessante conjunto.