A Inocentes de Belford Roxo celebrou no último domingo seu aniversário de 31 anos e apresentou a obra que levará para Marquês de Sapucaí em 2025. A oção foi reeditar o enredo e o samba de 2008, ““Ewe, a cura vem da floresta”, que será desenvolvido pelo carnavalesco Cristiano Bara. O enredo tem como guia condutor o poder da cura das doenças através das plantas e a necessidade de preservarmos as florestas. Os compositores são Carlinhos do Cavaco, Claudio Russo, Nino do Milênio e Tem-Tem Jr. O samba teve uma leve alteração no refrão do meio. Ouça abaixo na versão gravada pelo intérprete Daniel Silva.
Ao site CARNAVALESCO, o artista Cristiano Bara fez um balanço do desfile de 2024 e projetou o desfile do ano que vem.
“O desfile de 2024 foi bem positivo e de acordo com o que a escola queria apresentar. Poderia ter uma colocação melhor, mas faz parte do processo, a escola não pode ensaiar, porque o prefeito impediu a escola de trabalhar em Belford Roxo. Gosto bastante da ideia do enredo de 2025. Em 2008, eu participei ajudando o Caribé (carnavalesco na época). Conheço bastante e faremos uma reeleitura para os tempos de hoje, com visual plástico diferente e sem perder a essência do enredo. A escola já sabe o samba e gosta dele. Todos sabem cantar. Podem esperar uma Inocentes comprometida em fazer carnaval, rica visualmente e contar a história com a mesma maestria que o Caribé fez em 2008”.
Reginaldo Gomes, presidente da Inocentes, explicou a opção pela reedição e também falou sobre a questão com a prefeitura municipal, que não permitiu ensaios da escola em Belford Roxo.
“A gente tinha uma preocupação de ter enredo vitorioso. Estamos falando de tema atual, que é a natureza. Estamos juntando o útil ao agradável. Estamos fazendo os protótipos e vamos começar a reprodução. Pedimos autorização para fazer os ensaios em Belford Roxo, o prefeito não liberou e vamos para Mesquita. O prefeito vai ter que aprender a respeitar a cultura de Belford Roxo”, afirmou o dirigente.
Presente na quadra, o intérprete da União de Maricá e compositor do samba da Inocentes, Nino do Milênio, fez declaração de amor para escola de Belford Roxo e citou que o samba vai ajudar ao desfile da agremiação no ano que vem.
“Representa muito ter o samba novamente na Avenida. A Inocentes é minha vida e história. Sou Inocentes e Belford Roxo. Esse samba é da época que estava começando no carnaval, quando conheci o Claudio Russo e parceiros. Estou muito feliz aqui. Revendo amigos e muita gente que não encontrava há muito tempo. O samba de 2025 é muito bom. A Inocentes está com grande obra para o desfile do ano que vem. A escola está muito bem servida. O refrão principal mexe comigo, o meu coração é Inocentes”.
Felizes com o trabalho em 2024, o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Matheus e Jaçanã, projetou o trabalho para o desfile de 2025 e celebrou a reedição do enredo e do samba. “Foi um carnaval maravilhoso e perfeito. A gente trabalhou bastante e gostamos muito do resultado. Vamos trabalhar mais para 2025. Eu amo esse samba e enredo”, afirmou a porta-bandeira.
“Fizemos o que a gente queria em 2024. Foi excelente para gente. Agora, é trabalhar bastante para Inocentes voltar ao Especial. Adorei a ideia da reedição”, completou o mestre-sala.
Contratação da Inocentes para o desfile de 2025, o intérprete Daniel Silva celebrou a chegada na escola e falou da parceria com a bateria. “É um novo ciclo. Chego feliz na escola. Doido para trabalhar e estar junto da comunidade. Conhecer o jeito da Inocentes. Temos um samba lindo e vai dar tudo certo. Acho que foi uma sacada maravilhosa reeditar o samba. É forte! Falou da religiosa e africanidade pode esperar um desfile maravilhoso e grandioso. A bateria estamos nos conhecendo, tenho carinho enorme com mestre Washington, vai ser mais fácil o entrosamento”.
Comandante da bateria, mestre Washington Paz fez balanço do desfile de 2024 e prometeu novidade para 2025. “A gente teve pouco tempo para ensaio para 2024 devido aos problemas que tivemos no município. A bateria se apresentou bem e perdemos um décimo, mas faz parte e agora é melhorar para 2025. Vamos trabalhar para voltarmos a ser ousados, não queremos ser tão simples. Estamos preparando algumas surpresas e tenho certeza que vamos surpreender. O Daniel Silva (intérprete) é um sonho antigo trabalhar com ele. Sou muito fã dele. Com a Darlin (Ferrattry, rainha de bateria) vai ser uma parceria bacana e de sucesso. Aguardem”, disse.