InícioGrupo EspecialConheça todos os vencedores do prêmio 'Destaques do Ano'

Conheça todos os vencedores do prêmio ‘Destaques do Ano’

Por Lucas Santos e Rafael Soares

O site CARNAVALESCO realizou na última segunda a festa de premiação dos “Destaques do Ano”. O evento foi no Teatro da Biblioteca Parque, no Centro do Rio. Veja abaixo todos os vencedores. * VEJA AQUI FOTOS DO EVENTO

Elmo José dos Santos, vencedor como “Sambista hors-concurs”

“Eu estou aqui no teatro da Secretaria de Cultura. Justamente eu, nascido e criado no morro de Mangueira, caindo dentro das valas. Vi vários amigos meus morrerem de tuberculose, porque não tinha cura. Eu sou um sobrevivente. Fico imaginando lá no céu meu pai, chamando Cartola, Candeia, Paulo da Portela, Fuleiro, para ver o guri sendo homenageado como sambista. Eles não deixaram de defender a nossa cultura, o nosso samba. Quando falam que é o maior espetáculo da Terra, quantos morreram, quantos deram a vida para chegar aonde nós chegamos. Então só tenho a agradecer a esses artistas, que defenderam com unhas e dentes nosso quilombo do samba. Eu vejo, hoje, na Cidade do Samba, todo mundo na correria tentando fazer o melhor para manter nosso maior espetáculo da Terra”.

Fafá venceu com o festival Guardiões da Favela, categoria “Ação de impacto com os sambistas”

“O Guardiões da Favela foi uma ideia que eu tive com o meu irmão, meu diretor social Mozart Dalua, pensando sempre no melhor para o sambista, a gente tenta fazer uma festa voltada para os sambistas, uma festa com muita alegria, muita paz, estrutura, muito samba, que é o principal, vários eventos no Rio de Janeiro são de eletrônica, e a gente sentia falta disso, só de samba, o tempo inteiro cantando samba. Só tenho a agradecer a todas as escolas que participaram e se Deus quiser as próximas edições serão melhores, com estrutura melhor, com mais tempo, mais organização, a ideia é ser uma festa para a gente que é sambista, para a gente que vive isso o ano inteiro, a gente que chora, a gente que briga e está sempre na luta”.

Luis Gustavo Mostof (vice-presidente da Riotur), vencedor na categoria “Fez a diferença em 2023 pela criação do concurso de Rainha do Carnaval 2024

“É um prazer estar aqui na Secretaria de Cultura. Para nós da Riotur é sempre um prazer falar com todos aqui do Estado, principalmente, vocês que vivem o samba o ano inteiro conosco. Esse é o objetivo. Falando do concurso, a ideia foi trazer ele para o mês de agosto, quando as escolas ainda não estão com o pé no acelerador. Fazer com que o carnaval não fique só com aquele período de alta temporada na cidade. A gente mexeu totalmente no concurso. Buscou que as escolas mandassem seus respectivos candidatos e candidatas que possam participar. A gente fez uma escolha, trazendo as escolas do Especial, da Série Ouro e até da Intendente. Mas também daqueles que sonham em ser escolas, os blocos de enredo. Colocamos todo mundo no mesmo caldeirão. Foram nove dias lá na Cidade do Samba. A cabeça aqui já começa a pensar um pouco para o ano que vem. Não podemos ficar repetindo a mesma coisa, tem que mexer em algo. Estamos pensando no modelo do ‘Dança dos Famosos’. Trazendo um pequeno spoiler de como vai funcionar o concurso de rainha do carnaval de 2025. Muito obrigado a todos. Parabéns por esse prêmio que é belíssimo. Fico muito lisonjeado, mas não faço mais do que o meu trabalho”.

Claudio Russo, eleito o “Compositor do Ano”

“Com 52 anos eu já ganhei muitos prêmios, mas eu pensei que não fosse ganhar mais prêmios porque a carreira de compositor, tanto de samba, quanto de música brasileira, ela uma hora para, a inspiração vai um pouco sedendo, e a gente está conseguindo a longevidade. Na pandemia eu tive muitas dificuldades, problemas sérios de doença e minha família e os orixás me guiaram, e o samba foi o remédio para minha alma. A gente tem que pensar o carnaval além da Sapucaí. Até hoje alguns sites e emissoras quando vem me entrevistar me chamam de revelação, com 52 anos, porque não está surgindo muitos compositores. Os seguimentos tem escolinhas, bateria, porta-bandeira, passistas, e carnavalesco, além do dom tem a Escola de Belas Artes. Compositor não tem. Sabemos que é dom, mas nós podemos orientar”.

Mocidade – Atuação nas Redes sociais 

“Agradeço a presidência pela confiança em nosso trabalho, pela liberdade que dá pra gente. Ao site CARNAVALESCO por valorizar nossa área de comunicação, cada vez maior no carnaval. Jornalistas e comunicadores como um todo, que mostram o carnaval na sua essência. Provar pra todo mundo que a gente têm muita força, que vivemos além da avenida. Que possamos ter um calendário anual de ações e ativações, com muito engajamento e profissionalismo. Que a gente possa crescer mais na comunicação e que as escolas estejam junto nesse mercado cada vez mais atrativo“, disse Bryan Clem, da Comunicação.

Tânia Bisteka, da Mangueira, eleita a Profissional de Barracão do Ano

“Eu sou a primeira mulher diretora de barracão e só de estar concorrendo a esse prêmio que é uma inovação, primeiro ano, eu fiquei muito feliz de ter ganho porque estou representando o poder feminino e isso é muito importante. Agradeço a todos que votaram em mim e principalmente a minha presidenta Guanayra Firmino, uma mulher visionária que me colocou neste cargo”.

Mayara Lima, do Tuiuti, eleita da Influenciadora do Ano

“Gostaria de agradecer ao Paraíso do Tuiuti e ao meu presidente Renato Thor, porque sem as oportunidades que eu recebi aí Tuiuti eu não estaria aqui, recebendo esse prêmio como influenciadora do samba. Eu sempre fiz vários tipos de coisa na minha vida, principalmente ligado a comunicação, e teve um momento que eu decidi me dedicar ao samba. E era o que eu queria, levar através da minha pessoa, voz, arte de sambar, de ser passista, a dificuldade que a gente tem para estar ali bonita, maravilhosa, e acho que esse trabalho tenho feito muito bem, com os vídeos lá na internet evidenciando sempre o que eu amo fazer, que é a dança do samba, a arte de sambar e espalhar esse meu amor pela dança e a minha profissão professora de samba pro mundo inteiro. Eu quero sempre mais para mim, para minhas parceiras de cena, de estar com vocês e levar a nossa arte e evidenciar a nossa cultura”.

Evelyn Bastos, da Mangueira, venceu na categoria “Representatividade Preta”

“É uma responsabilidade muito grande, representatividade preta, representatividade negra, eu costumo dizer que por mais que a gente siga falando sobre a nossa representatividade preta, eu sigo falando na mulher preta. Hoje fico muito feliz de ver premiada a Tânia Bisteka porque quando eu tinha seis, sete anos, eu queria ser a Tânia Bisteka, porque ela era rainha de bateria e eu não queria ser nenhuma outra mulher da televisão, atriz, eu queria ser a Bisteka e ela está aqui de prova viva. É muita responsabilidade mas eu sigo fazendo com muito amor, com muita bravura, porque eu tive o privilégio de ter sido criada na minha família com muitas mulheres. A grande parte da minha família é composta por mulheres negras, por mais que minha mãe seja uma mulher branca, eu tenho uma avó mãe de santo, benzedeira, de terreiro de candomblé, sempre tive um suporte feminino negro muito grande. Eu sigo discursando por esse legado e tentando expandir nosso reconhecimento negro, nosso conhecimento feminino negro que a base da pirâmide social do nosso país, que sustenta e alimenta esse país. Essas mulheres negras não tem apenas que estar na cozinha fazendo feijoada, mocotó, elas podem e precisam estar em cima do palco”.

Salgueiro – Melhor divulgação de enredo para o Carnaval 2024

“É muito gratificante receber um prêmio como esse, pois é um reconhecimento por todo o esforço da equipe de comunicação do Salgueiro. Lá, trabalhamos de mãos dadas. Todos desempenham um papel crucial na comunicação. Da comunidade até o presidente. O sucesso na divulgação de Hutukara se dá nesse sentido. A gente conseguiu um resultado muito bom quando trouxemos a proposta de fazer um manifesto. Ele está assinado por toda a comunidade do Salgueiro. Convido a quem quiser assinar para defender os povos originários“, citou Victor Bruno, integrante da Comunicação do Salgueiro.

Beija-Flor – Responsabilidade Social

“Escola de samba tem um compromisso social com suas comunidades. Quem está de fora não consegue entender que o trabalho dura o ano inteiro. Toda escola de samba que tem uma comunidade no seu entorno, as crianças são diferenciadas. Ela tem o acolhimento, a proteção, a educação. Ela sempre é acolhida com amor, com carinho. São 17 anos que faço parte desse trabalho, todos os sábados, quando ainda nem era Instituto Beija-Flor. Quando era apenas um sonho da escola. Agora nós temos o Instituto que pegou todas as modalidades feitas na quadra através do Gabriel David. Que orgulho tenho em fazer parte dessa história. Estou lá compartilhando e aprendendo. Trabalhamos a educação e a cidadania. Esse é o diferencial do trabalho que não só a Beija-Flor faz, mas as demais co-irmãs também“, afirmou Selminha Sorriso.

Marcelinho Calil, da Viradouro, venceu nas categoria “Melhor Live de final de samba para 2024” e “Melhor show de segmentos na final de samba para 2024”

“É uma alegria imensa, acho que desde que a gente entrou na escola, a gente buscou dar um dinamismo maior a esses shows nas finais, procurou dar uma atenção especial às transmissões. Falando especialmente desde dois temas fico feliz, a gente viu muita coisa boa que as outras escolas fizeram, fizemos do nosso jeito, mas a gente plantou alguma semana porque vejo que algumas anos depois, muita gente tem feito coisas tão legais quanto a gente e até melhores”.

Leandro Vieira, eleito a “Personalidade do Ano”

“É um prazer para mim fazer parte de um time como esse da Imperatriz e ser lembrado de fazer parte dessa turma que a presidente Cátia reuniu. Gostaria de relembrar o nosso encontro, meu e da presidente Cátia, pós carnaval de 2022, para poder festejar a oportunidade de realizar o carnaval que realizei. Essa ideia de troca de escola sempre é uma coisa muito complicada, fiquei muito tempo na Mangueira e tenho um carinho enorme pela escola, mas em algum momento passado o carnaval de 2022, eu tive a oportunidade de encontrar com a Cátia e no encontro e tive a possibilidade de conhecer uma pessoa que estava disposta a reconhecer as suas dificuldades, as suas limitações, e disposta, sobretudo, a superar isso e realizar um grande carnaval. Quando eu me coloco diante de uma pessoa que reconhece as dificuldades e busca parceiros, eu tive a oportunidade de intuir que eu estava diante de uma pessoa que de fato iria conseguir a vitória. Peço que nunca me falte a intuição para perceber em pessoas como a presidente Cátia, a possibilidade de trabalho vitorioso apesar de estar diante de dificuldades quase impossíveis. Obrigado pela possibilidade de estar aqui. E fui surpreendido quando vi que na indicação havia muita gente da Imperatriz e fiquei muito feliz porque isso quer dizer que temos um grande time, formamos um grande time. E fiquei pensando que talvez quem merecesse esse prêmio aqui era o Pitty de Menezes, porque se tem alguma pessoa que emprestou personalidade, talento e que de fato contribuiu de uma maneira muito decisiva para que o desfile da Imperatriz fosse o que foi, esse cara é o dono da voz que embalou o nosso carnaval. Hoje quando penso carnaval e penso quase que exclusivamente para a comunidade que vou vestir, também penso o carnaval para ser cantado na voz de Pitty de Menezes, então esse prêmio também é nosso, esse prêmio é da alegria de dividir o trabalho com ele”.

Sambistas da nova geração – Lorena Raissa e Caio Gonze

“Que orgulho em estar recebendo mais um prêmio. Obrigado ao site CARNAVALESCO. É muito incrível estar presente ao lado dessas pessoas, principalmente da Cacá. Eu a vi crescer pelas redes sociais. E como ela é na Mangueira hoje. O que a escola realizou com essa menina. Assim como a Beija-Flor me realizou“, disse Lorena.

“Queria agradecer imensamente ao site CARNAVALESCO e a todos por esse prêmio maravilhoso. E não só por mim, mas por todos meus irmãos de trabalho, em nome da escola. Agradeço às escolas por sempre darem essa oportunidade para a gente jovem. Se depender da gente, o samba nunca vai morrer. A gente é o futuro disso aqui que vocês todos viveram. A gente se sente feliz demais em receber esse prêmio“, afirmou Caio.

Tarcísio Zanon, da Viradouro, eleito o “Artista do Ano”

“É um sonho, agradeço e parabenizo o Alberto João, agradeço ao meu presidente, a minha escola. Preciso dizer que o melhor artista do ano não sou eu. São 280 profissionais que estão dentro do barracão trabalhando, artistas como eu. Trago com muito carinho para vocês, com muito amor, toda a minha arte, toda a minha força, eu amo estar nesta escola, eu amo o samba, um dia eu deixei de desistir de fazer arte, e a minha mãe não deixou. Eu sou um menino do interior, saí com quatorze anos de casa para estudar, para fazer arte, e está aqui hoje é trazer muita gente comigo”.

Vick Campos, da Portela, venceu na categoria “Samba pé do ano”

“Agradeço ao site CARNAVALESCO pela oportunidade e por sempre estarem valorizando o nosso segmento, eu estou muito feliz, a ficha está demorando a cair, 2023 foi um ano muito importante para mim, foi o ano que tive a oportunidade de participar do concurso de rainha do carnaval, eu virei musa da comunidade da Portela, da qual eu faço parte desde os meus 7 anos de idade, e hoje encerro o ano com o pé direito, levando esse prêmio. Esse prêmio representa muito para mim, a minha história como sambista, e eu quero dedicar a todas as meninas que concorreram comigo e já são vitoriosas também. Sou muito fã, quero dedicar também a minha coordenadora Nilce Fran, e a toda diretoria da Portela pela valorização que fez a mim. Viva o samba e os passistas”.

Danilo Vieria, do Salgueiro, venceu na categoria “Samba pé do ano”

“Esse prêmio aqui é o resultado de um trabalho muito forte, um trabalho cansativo, mas um trabalho orgulhoso. É muito difícil a arte de ser passista. A nossa parcela às vezes não é tão valorizada, mas quando temos a oportunidade de pisar no palco e ser valorizada, é espetacular. Quero parabenizar a todos que concorreram. Não tenho palavras a dizer por receber esse prêmio”.

Fabrício Montibelo, vice-presidente da Porto da Pedra, eleita “Escola do Ano” pelo título da Série Ouro em 2023

“Eu gostaria de agradecer ao site CARNAVALESCO, ao Alberto João, pelo prêmio, como a escola do ano no Acesso. Fico feliz, muito trabalho para chegar a um prêmio desse, fico até emocionado, 11 anos desfilando no Grupo de Acesso e graças a Deus chegamos no Especial e agora é para ficar”.

Mari Mola, do Tuiuti, venceu na categoria “Representatividade LGBTQIAPN+”

“Esse prêmio é muito importante para mim como mulher e bissexual, porque foi uma questão muito grande para mim, abrir ou não, a minha bissexualidade no concurso, no carnaval passado, por medo, porque a gente sabe como o mundo é. Por mais que tenhamos uma luta diária, nós sabemos como o mundo é. Graças a Deus , ao Milton e as pessoas que estavam lá presentes, eu ter falado isso resultou em uma explosão de alegria das pessoas e isso me deixou muito feliz. Acredito que isso abriu portas para várias meninas que são bissexuais e que se escondiam por medo, porque há um preconceito de estereótipos, com as meninas que ficam com outras meninas. Mas eu sou musa, gostosona, e acho que é importante por isso. E total respeito para as pessoas que estavam concorrendo, só pessoas que também estão nessa luta e só me deixa mais feliz ainda por ter conquistado esse prêmio”.

Selminha Sorriso, premiada com o “Anel de Bamba”

“Aquela menina que morava na beira de um valão, tinha sonhos, aquela menina que dançava no chão, aquela menina que sonhava com as fotos, manchetes, que amava o carnaval desde que nasceu, foram muitos sonhos. Tudo era tão distante da realidade, aquela menina que dormia na estação do trem, que esperava o primeiro ônibus rodar, com sua casa lá dentro de Campo Grande, tem muitas histórias para contar. Tenho muitos sonhos para compartilhar com vocês. Hoje eu conheço o mundo inteiro, sou bacharel em direito, primeiro sargento do corpo de bombeiros, trabalho com ação social na Beija-Flor, aprendo a cada sábado e amo, há 17 anos. São 29 anos defendendo o pavilhão nilopolitano, 32 anos ao lado do mesmo mestre-sala. E no próximo carnaval aquela menina lá do meio do mato de Campo Grande vai completar 35 anos como porta-bandeira. Só gratidão”.

Hélio Motta, vice-presidente da Liesa, homenageado pelo álbum ao vivo do Carnaval 2023

“O produto surgiu através de um bate papo que a gente teve com artistas, a gente conversou com Dudu Nobre, Pretinho da Serrinha, com diversos mestres de bateria, com presidente de escola, então foi tudo moldado para ter muita aderência com o público do samba. Acho que isso mostra o caminho que a Liesa vem formatando para o futuro. Acredito que vocês vão ter uma maior proximidade e as tomadas de decisões vão estar mais próximos dos sambistas, bem como mais transparência, tanto do lado da Liga, quanto da gravadora. Recebo com muito carinho esse prêmio e agradeço a todos os presidentes que confiaram no nosso trabalho, pelo trabalho também no ao vivo. Tivemos muitos desafios técnicos mas a gente fica muito feliz porque o público do samba gostou”.

Cátia Drumond (presidente da Imperatriz), eleita a “Gestora do Ano”

“Eu agradeço ao Marcelinho, tenho um carinho especial por ele e pela família dele, ele sabe disso, perdi minha mãe cedo e ganhei uma mãe que foi a avó do Marcelinho, a tia Terezinha que sempre nos meus aniversários fazia uma festa para mim. Ele é um exemplo do carnaval, um exemplo que a Imperatriz também quis seguir, e fico muito agradecida de receber essa premiação das suas mãos. A gente tem que ser unidos e assim a gente consegue fazer um grande carnaval, um grande evento. Queria agradecer primeiro ao meu pai que me proporcionou viver ao lado dele uns 27 anos de barracão, foi com ele que eu aprendi. No barracão da Imperatriz eu fiz de tudo, fui secretária, compradora, almoxarifado, fui diretora de carnaval e hoje estou presidente da Imperatriz. Achava que não ia conseguir substituir também o meu pai, mas acho que ele lá de cima está me dando uma grande ajuda, mostrando os caminhos que tenho que percorrer. Queria agradecer o meu filho por ser o cara que está sempre do meu lado, ele que me incentivou a assumir esse cargo. Agradecer ao Leandro Vieira porque quando eu encontrei com ele , e a gente conversou depois do carnaval de 2022, e eu falei Leandro eu quero sonhar. Eu sonho desde criança de ver uma Imperatriz grande, e eu participei do período da Imperatriz grande. Eu tenho os 9 títulos da Imperatriz porque quando eu comecei a desfilar em 1980, o primeiro campeonato da Imperatriz, eu estava lá nas crianças. Eu posso falar que eu sou uma presidente completa como componente, como administradora, como funcionária, mas de tudo, quero agradecer a equipe, eu não tenho equipe, eu não tenho time, eu chamo de família, eu tenho uma família, uma família que eu sou a matriarca, que eu tomo conta mas uma família também que toma conta de mim. Esse prêmio é de vocês”.

Os veículos especializados foram homenageados: Fala Galera, Rádio Arquibancada e Apoteose

João Drumond (diretor executivo), Imperatriz eleita a “Escola do Ano”

“É muito gratificante, muito bonito ver um trabalho de três anos ser coroado dessa maneira. Não só pelo título, mas por toda a dedicação que minha mãe e toda a equipe da Imperatriz colocam no trabalho que desempenha o ano todo. Sensação de dever cumprido, mas ao mesmo tempo, já temos que continuar trabalhando para, quem sabe, no ano que vem, seguir recebendo prêmios, independente de categoria. A missão é difícil, mas vamos trabalhar muito pelo bicampeonato. E com um bom resultado no carnaval, tenho certeza que virão muitos outros prêmios“.

- ads-

Liga-SP define no sábado a ordem dos desfiles do Carnaval 2025

A Liga-SP realiza no próximo sábado, na Fábrica do Samba, a partir das 17h, a definição da ordem dos desfiles do Carnaval 2025. Dessa...

Conheça o enredo da Unidos de Padre Miguel para o Carnaval 2025

A Unidos de Padre Miguel está pronta para fazer história em sua estreia no Grupo Especial em 2025. Com as bênçãos de Xangô, a...

Firme para 2025, Pixulé fala da decisão de seguir no Tuiuti

Voz do Tuiuti neste último carnaval, e assegurado para 2025, Pixulé conversou com o CARNAVALESCO sobre o carnaval de 2024, a decisão de ficar...