A Unidos do Viradouro divulgou nesta quinta-feira, 20, o seu enredo para o desfile de 2024. A escola levará para a avenida o enredo “Arroboboi, Dangbé”, sobre a energia do culto ao vodum serpente. Veja abaixo o texto da escola de divulgação do enredo.
“Alafiou!
Caminhos abertos. A predição do oráculo revela a permissão e prenuncia tempos de luta e vitória!
Em 2024, a Unidos do Viradouro levará para a avenida o enredo “Arroboboi, Dangbé”, sobre a energia do culto ao vodum serpente. Força que se manifestou desde épicas batalhas na Costa ocidental da África e que influenciou as lutas das guerreiras Mino, do reino de Daomé, iniciadas espiritualmente pelas sacerdotisas voduns, dinastia de mulheres escolhidas por Dangbé.
A energia do culto se estabelece no Brasil com a instalação de terreiros na Bahia por Ludovina Pessoa, sacerdotisa daomeana que veio com a missão de perpetuar a crença nos voduns. Ludovina também se torna liderança nas irmandades católicas e na formação do que hoje é o candomblé Jeje. Essa linhagem tem como referência o Terreiro do Bogum, centenário templo religioso em Salvador, dedicado à Serpente.
À luta, Viradouro!
Arroboboi! Salve o Espírito Infinito da Serpente! 🐍🌈”.
A vermelha e branca de Niterói foi a vice-campeã do Carnaval 2023 com o enredo “Rosa Maria Egipcíaca”. A temática foi desenvolvida pelo carnavalesco Tarcísio Zanon, que será também o artista incumbido do projeto artístico de 2024. Zanon assumiu a escola para o desfile de 2020 ao lado de Marcus Ferreira. Desde 2023 ele vem desenvolvendo sozinho as temáticas da vermelha e branca do Barreto.