UniaoJPA02 3A coroação de Mariana Crioula e Manoel Congo como heróis da liberdade marcou o final do desfile da União de Jacarepaguá. Os componentes que participaram do carro ‘Coroação de Manoel e Mariana’ se sentiram orgulhosos pela carga de representatividade do casal. Para eles, o carnaval tem o papel de trazer histórias esquecidas pelos livros para o público.

Ciça Ferreira, professora de dança de 64 anos, se emocionou com o convite para compor a alegoria.

“É uma emoção muito grande (…) A gente se sente valorizando a cultura (…) Todos nós somos decendentes deles (negro) de alguma maneira (…) O carnaval ajuda muito a contar a história do Brasil e do mundo”, disse Ciça.

UniaoJPA04 2Jorge José, ator de 31 anos, participou das encenações presentes na alegoria. Para ele, é uma honra representar seus ancestrais.

“Eu já trabalho com turismo pedagógico com foco neles (Mariana Criola e Manoel Congo). É muito importante, porque eu estou representando os meus ancestrais. É uma gratificação muito grande. A gente passa uma mensagem também de igualdade, ainda mais que nós estamos precisando. A gente também pode inspirar outras pessoas, isso é importante”, disse Jorge.

Maria Portela, atriz de 17 anos, trabalhou como diretora da cena do carro alegórico. Esse é o seu primeiro grande trabalho como diretora.

UniaoJPA03 3“É uma experiência muito boa (…) Eu nunca cheguei a dirigir algo tão grande quanto uma cena em um carro alegórico. Eu confesso que é um pouco desesperador. Mas tirando isso, é uma experiência muito boa, me diverti muito (…) É muito importante para mim, não para mim, mas principalmente para todos os atores que estão aqui. É muito bom ver que eles se sentem representados e felizes por estarem aqui”, expressou Maria.