Por Gustavo Lima e fotos de Fábio Martins
O ‘arraiá do Brás’ teve uma considerável melhora em relação ao primeiro ensaio técnico. A chuva resolveu dar uma trégua. Apareceu timidamente, foi uma leve garoa, mas a tempestade do último dia 12 de janeiro não se repetiu. Dito isso, o treino desta última quarta, véspera de feriado do aniversário de São Paulo, novamente teve como destaque a criativa comissão de frente comandada pela coreógrafa Paula Gasparini, apesar de um problema no tripé da ala.
Outros destaques foram o canto da escola e o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Brunno Mathias e Jéssica Veríssimo. O saldo que a vermelho e branco do Brás pode levar para casa é que foi um ensaio bem mais proveitoso e satisfatório do que o primeiro. Já imaginando o que pode ir ao desfile, com fantasias, tripé prontos e mais ensaios, essa comissão de frente pode ser um espetáculo à parte no Anhembi.
Comissão de frente
Houve até uma melhora na apresentação da ala coreografada por Paula Gasparini. Não mudou a essência e nem o contexto, mas deu para sentir os componentes mais soltos, pois não houve a forte chuva do ensaio anterior. Também há de se destacar os figurinos típicos do Nordeste, com destaque para a pintura no rosto da personagem feminina que fica à frente da comissão.
Basicamente, foi repetido os movimentos do xaxado, festa junina (componentes se reuniam para fazer o túnel) e dança do frevo com os típicos pequenos guarda-chuvas. A dança fechava com os integrantes da ala indo até o tripé e puxando cordas coloridas.
Por falar em tripé, esse deu um problema em frente ao setor C, após recuo de bateria e fez com que a comissão repetisse a coreografia pelo mais uma ou duas vezes.
Mestre-sala e Porta-bandeira
Brunno Mathias e Jéssica Veríssimo fizeram um grande treino, com destaque para os movimentos nas cabines do setor A e recuo de bateria. Coreografias dentro do samba, com dança típica nordestina e giros intensos da porta-bandeira marcaram a apresentação.
Um ensaio muito satisfatório, com certeza saíram felizes em relação ao primeiro, pois com a chuva é sabido que o rendimento complica para um casal.
Harmonia
Também houve uma melhora no canto da Colorado. Os componentes da vermelho e branco pisaram com uma alegria maior no Anhembi. Observou-se uma escola menor do que o comum. Talvez seja estratégia da escola ou não comparecimento dos componentes no sambódromo. Entretanto, vendo que há alas coreografadas, baianas e passistas com forte presença, suponha-se que seja a primeira opção. Contudo, foi o suficiente para o ‘arraiá do Brás’ ecoar mais forte neste treino no Anhembi.
Evolução
Devido às questões citadas acima, com um contingente reduzido, se viu uma Colorado do Brás compacta e sem risco de buracos. O único alerta foi dito no quesito comissão de frente. O tripé da ala falhou após o recuo de bateria e fez o andamento atrasar. Vale ressaltar que é bom que isso tenha acontecido no ensaio técnico, pois serve de alerta para o desfile, visto que aconteceu no campo de visão da segunda cabine de jurados.
Samba-enredo
A trilha sonora da Colorado para 2024 foi abraçada pela comunidade e todos sabem cantar o samba. O refrão principal era o mais cantado, principalmente quando a bateria “Ritmo Responsa” executava o apagão.
Opinar sobre o intérprete Léo do Cavaco é chover no molhado, pois todos sabem que combinou bastante com a escola e comunidade.
Outros destaques
A bateria “Ritmo Responsa”, de mestre Acerola de Angola, teve uma grande apresentação nesta noite. As bossas se destacaram, com destaque para o apagão feito no refrão principal, foram poucas as vezes executadas, mas deu um gás na comunidade e um belo tom no carro de som e própria batucada.
Neste treino se fez presente novamente a rainha de bateria Camila Prins. Além dela, marcou presença a princesa Kamila Mattos.
Cantando o samba, a ala das baianas estava vestida com as cores dourado, vermelho e branco.