728x90
InícioSérie OuroCom Charles Silva e Tiganá, Estácio grava faixa da Série Ouro buscando...

Com Charles Silva e Tiganá, Estácio grava faixa da Série Ouro buscando dar um toque de ancestralidade

Escola vai apostar já na gravação em toque das religiões de matriz africana

Mais de dois meses após escolher o samba que vai embalar o carnaval 2024, a Estácio de Sá iniciou o processo de gravação da faixa oficial para o disco da Liga RJ. O enredo para o próximo carnaval “Chão de Devoção: Orgulho Ancestral” foi traduzido musicalmente na obra encabeçada pelo compositor Júlio Alves. A ideia é trazer para a Sapucaí o povo preto que disseminou sua cultura e transformou a diáspora africana em solo brasileiro. A arte, religião e dança estarão presentes, conferindo protagonismo ao povo preto e nomeando os heróis e heroínas. No comando do carro de som do Berço do Samba, uma mudança significativa para 2024: Charles Silva irá acompanhar, no microfone oficial da agremiação, o cantor Tiganá, que no desfile passado teve voo solo. Charles Silva, que em 2022 foi a voz oficial da Unidos da Ponte e chegou a participar da preparação da escola para o último carnaval, conta que foi muito bem recebido pela comunidade do morro de São Carlos.

estacio gravacao24 7
Fotos: Lucas Santos/CARNAVALESCO

“A Estácio é uma escola muito receptiva, eu fui abraçado pelo Berço do Samba, por toda a escola, por todos os segmentos, e principalmente ali no carro de som, o Hugo (Bruno) na direção, o Tiganá, que já vinha realizando esse trabalho e a gente agora está junto nesta empreitada. Estamos trabalhando muito para que a gente possa ter o melhor resultado possível e com certeza fazer uma grande espetáculo na Marquês de Sapucaí “, promete Charles.

Agora tendo a companhia do jovem cantor, Tiganá conta que na organização do trabalho dos dois não existe vaidade e que a chegada de Charles só vai fortalecer o carro de som da agremiação.

estacio gravacao24 8

“Não há uma divisão, é uma união, agora somos um só. É uma dupla que representa uma voz só, e posso garantir para vocês, ano passado já foi bom, mas esse ano será melhor ainda. Quem tem que se preocupar são os outros. Porque o carro de som da Estácio de Sá está mais fortalecido do que nunca”, afirma Tiganá.

Além de Júlio Alves, a obra escolhida pela escola teve como demais compositores: Claudio Russo, Magrão do Estácio, Filipe Medrado, Thiago Daniel, Diego Nicolau, Tinga, Dilson Marimba, Guilherme Karraz, Barbara Fonseca, Telmo Augusto e Marquinhos Beija-Flor. Tiganá aponta que o trabalho é facilitado por a escola ter selecionado uma grande obra, segundo o cantor, a partir de uma grande safra.

estacio gravacao24 9

“A safra de sambas da disputa da Estácio esse ano foi maravilhosa, ano passado já tinha sido excelente. A Estácio de Sá não deixa a desejar nunca em relação a samba. Todos os concorrentes deste ano estavam maravilhosos. Esse foi o samba escolhido, é esse que a gente vai levar para a Avenida, e esse que o Morro de São Carlos vai descer em peso na Sapucaí “, promete Tiganá.

Charles também elogiou a obra e mostrou confiança que a partir do trabalho desenvolvido pela escola na preparação e na gravação, o samba será um dos mais elogiados da Série Ouro.

“A gente tem um grande samba, a gente tem ciência da jóia que a gente tem. Agora estamos trabalhando, temos uma equipe técnica muito boa e a gente tem certeza que a faixa da Estácio será um sucesso, vai ter surpresa para vocês”.

Chuvisco adequa andamento a características do samba

estacio gravacao24 2

Desde 2019 de volta ao cargo de comandante da bateria “Medalha de Ouro”, mestre Chuvisco gabaritou o quesito nos dois últimos carnavais na Série Ouro. Querendo manter a correção no trabalho, Chuvisco conversou com a reportagem do CARNAVALESCO durante a gravação da faixa oficial da Estácio de Sá em Marechal Hermes e explicou que procurou adequar o trabalho com os ritmistas à obra que a agremiação vai levar para a Sapucaí em 2024.

estacio gravacao24 3

“O andamento, a gente teve um cuidado para este samba porque ele tem uma melodia muito rica, então , a gente não pode ceder muito no andamento, até para aproveitar essa melodia dele e para a gravação a gente está tocando ele bem cadenciado para o pessoal poder acompanhar bem a letra e a melodia, e tenho certeza que todo mundo vai gostar”, espera o mestre.

Chuvisco também contou mais sobre os ensaios da “Medalha de Ouro” e prometeu muito toque de ancestralidade para o desfile.

“A gente ensaia todas as segundas-feiras, como de costume, por enquanto, e daí quando chega mais próximo do carnaval, a gente dá uma intensificada, coloca mais um dia, se necessário mais dois na semana, para poder chegar bem na Sapucaí e a bateria desempenhar um trabalho bem legal como temos feito nos últimos anos. A gente está preparando muita coisa boa, já que estamos falando de ancestralidade, da África, e vai ter muito coisa legal no desfile”, projeta Chuvisco

Ancestralidade presente na gravação da obra

“Vovó Cambinda, chama vó Maria Conga, a Estácio tem mandinga, a Estácio tem mironga” são versos do refrão principal do samba 2024 e já colocam toda a intenção do enredo também de combater o apagamento cultural causado por preconceitos estruturais contra tudo que venha do povo afro-brasileiro. Desta forma, a agremiação entende que isso inclui aprender sobre a história das irmãs e irmãos vindos de regiões da África, cuja, cultura culminou em solo brasileiro na diáspora africana.Para dar este clima, a escola vai apostar já na gravação em toque das religiões de matriz africana como esclarece o diretor musical da Estácio de Sá, Hugo Bruno.

estacio gravacao24 6

“O objetivo é valorizar o samba, usar muita macumba, que o enredo já diz, sobre as pretas velhas. A nossa ideia é passar na gravação como se estivesse em um terreiro para valorizar esse samba maravilhoso da Estácio de Sá. Vai ter atabaque, muito agogô, muito caxixi, muita coisa diferente. O samba já veio pronto, não precisou mudar nada”, explica Hugo Bruno

Por fim, o diretor de carnaval do Berço do Samba, Edvaldo Fonseca, apresentou mais detalhes sobre o trabalho de ensaio de canto e de produção no barracão da escola.

estacio gravacao24 1

“O trabalho já começou há um bom tempo porque esse ano a gente teve a prerrogativa de escolher muito cedo, já foi algo planejado, a gente queria ter todo o tempo do mundo para trabalhar bem ensaio de canto. Já temos trazido a comunidade com a gente. Estamos trabalhando a partir das consequências, porque a partir da escolha do enredo certo, a gente muita probabilidade de achar o samba certo, que foi o que aconteceu, e a partir daí vamos em um trabalho crescente. Estamos tendo uma adesão muito forte por parte dos segmentos, agora com a comunidade ratificando a nossa escolha. No barracão estamos bem adiantado, fizemos uma apresentação fechada dos protótipos. É um trabalho de coletividade, não tem estrela, tem a constelação que é a Estácio de Sá que todos brilham juntos”, entende o diretor de carnaval da Vermelha e Branca.

estacio gravacao24 4

Em 2024, a Estácio de Sá irá se apresentar na sexta-feira de Carnaval, primeiro dia de desfiles da Série Ouro. O chamado “Berço do Samba” será a quinta agremiação a cruzar a Marquês de Sapucaí na ocasião.

- ads-

Cláudio Castro anuncia novo modelo de financiamento para o Carnaval de 2026

O governador Cláudio Castro anunciou que, a partir de 2026, o financiamento do Carnaval será realizado diretamente pelo Estado, com previsão no orçamento oficial,...

Eugênio Leal fala do primeiro dia dos desfiles de Vitória no Carnaval 2025

Passava das 7 da manhã e o sol já estava alto quando o povo que estava no arrastão que fechava o desfile do Grupo...

X-9 emociona e vence a chuva em grande noite do carnaval de Santos

A primeira noite dos desfiles das escolas de samba de Santos trouxe inúmeras emoções para os presentes na Passarela do Samba Dráusio de Cruz,...