O Morro do Borel cantou forte. O ensaio de rua da Unidos da Tijuca, na noite desta quinta-feira, foi marcado pela grande melhora da harmonia da escola, além de um desempenho positivo na evolução e mostra, aos poucos, a força do povo tijucano. A diretoria da agremiação acredita que mais de 1200 componentes estiveram presentes. Agora, a escola de samba busca evoluir ainda mais para fazer um bom ensaio técnico na Marquês de Sapucaí, no dia 28 de janeiro.
O ensaio de rua desta quinta começou por volta das 22h e teve cerca de uma hora de duração. Além do canto e da evolução técnica, o diretor de carnaval da escola, Marquinho Marino, elogiou a performance do carro de som e da bateria Pura Cadência. Ele acredita que o desempenho da comunidade, somado ao que foi preparado no barracão, vai resultar em um grande desfile. Confiante, o dirigente ainda afirmou que a agremiação vai brigar pelo título.
“Hoje, a bateria e o carro de som tiveram um desempenho espetacular. Isso me dá alegria, porque eu sei o que temos dentro do nosso barracão. Tendo um projeto tão bonito, bem feito e adiantado, além disso que aconteceu aqui na rua, nos dá a certeza que o trabalho que teve início em maio está certinho. Agora, é entrar no dia do desfile com essa energia que tivemos hoje. Desejar posição é demais, mas acredito que a gente briga pelo título”, disse Marino.
Antes da arrancada, Marino informou aos componentes que todas as fantasias já estão prontas e serão entregues a partir do dia 2 de fevereiro, após o último ensaio de rua da escola. A data, de acordo com ele, foi escolhida de forma estratégica pelo presidente Fernando Horta para que o último ensaio seja uma celebração entre a escola e seu chão. As alegorias, segundo o dirigente, estão praticamente prontas. A escola finaliza o último carro.
Mestre-sala e Porta-bandeira
Como a comissão de frente ensaiou separadamente, a dupla ficou responsável por abrir o ensaio de rua da Tijuca. Com o ensaio técnico da Sapucaí e o grande dia do desfile se aproximando, o primeiro casal da escola, formado por Matheus André e Lucinha Nobre, ensaiaram com adaptações da fantasia. A porta-bandeira treinou utilizando anágua de peso, enquanto o mestre-sala usou uma capa. Mais uma vez, a experiência de Lucinha somada ao vigor de Matheus promete resultar em um grande desfile do casal tijucano.
“Hoje fizemos pela primeira vez o ensaio com anágua de peso e capa. Estamos na reta final, por isso resolvemos fazer as adaptações da fantasia – que já está pronta. Ontem ensaiamos com ela, daí hoje viemos treinar. Estamos alinhando tudo para que possamos fazer o nosso melhor no desfile”, comentou a porta-bandeira.
“Agora é reduzir os erros, limpar o máximo que der e fazer os últimos ajustes. Hoje foi para sentir a temperatura com a fantasia – a capa. Também ventou um pouco e ameaçou chover. É forçar mais um pouquinho para chegar no desfile e arrebentar”, completou o mestre-sala.
Harmonia
A evolução do canto da comunidade foi o grande destaque da noite. Já elogiada pela melhora durante os últimos ensaios de 2023, o chão tijucano mostrou que está com o samba na ponta da língua. Durante todo o ensaio de rua os componentes cantaram forte e com muita emoção. Destaque também para o carro de som, comandado por Ito Melodia, e a bateria “Pura Cadência”, do mestre Casagrande, que têm contribuído e muito para o sucesso do canto da escola.
O diretor de harmonia da Unidos da Tijuca, Fernando Costa, ressaltou que a harmonia e evolução da agremiação têm ganhado destaque a cada treino. Para ele, a escola terá um grande desempenho no ensaio técnico na Passarela do Samba.
“A cada ensaio temos sentido uma evolução no canto, no andamento e na evolução em si. Ainda teremos mais um treino antes do nosso ensaio técnico na Marquês de Sapucaí. Pelo o que vi hoje acredito que iremos chegar na Avenida, no dia 28, em um nível muito bom. Tanto o canto como a evolução estão muito satisfatórios”, destacou Costa.
Evolução
Como Fernando Costa comentou, a evolução também foi outro quesito que disparou e mostrou grande melhora. Além do canto intenso, os componentes demonstram alegria e brincam carnaval ao longo da avenida. Também havia alas coreografadas, como a 28, que levou uma apresentação bastante entrosada e realçava a alegria entre a comunidade.
Para Marino, o resultado do ensaio desta quinta-feira é fruto do trabalho conjunto da escola, que teve início em maio. Agora, o diretor de carnaval acredita que a Tijuca busca acertar detalhes para realizar um grande ensaio técnico no dia 28 de janeiro.
“Um dos pontos mais importantes é que o componente assimilou o samba. Ele não só canta, mas coloca a alegria para fora, evolui e se diverte. Acredito que quando chega neste ponto, o objetivo é alcançado. Estou muito feliz, porque a escola está em um momento muito bom e de muita união – tanto eu, como Fernando Costa, mestre Casagrande, Ito. É importantíssimo que a gente fale a mesma língua”, afirmou Marino.
Samba-enredo
O intérprete Ito Melodia e sua equipe de carro de som foram fundamentais para o bom desempenho da obra durante o ensaio. Grande puxador, Ito conseguiu levantar o clima entre os componentes ainda no aquecimento. O samba-enredo inicialmente criticado – e de início com razão -, foi abraçado pela comunidade tijucana e levantado pelo carro de som e a bateria. O sucesso da canção também é fruto do trabalho realizado pela equipe de harmonia da escola sob o comando de Fernando Costa.
Ito Melodia afirmou que ficou em êxtase com o desempenho da comunidade tijucana. Para ele, o resultado é fruto do trabalho da diretoria da escola e da equipe que comanda o carro de som. Pelo o que foi apresentado pela agremiação, o intérprete acredita que o desfile será vibrante e marcado por garra, técnica, leveza e muito canto.
“Eles cantam, se envolvem e mostram como é ganhar carnaval. Vocês podem perceber o crescimento que o samba está tendo e a emoção de cada componente. Estou levando isso com tanto amor que a vontade que dá é cantar o tempo inteiro. O ensaio acaba e se deixar, a gente canta por mais uma hora. Acredito que todo o grupo do carro de som está muito preparado, tanto no canto como na interpretação, na letra, emoção e garra. Isso é transmitido e trocado com toda a comunidade da escola. Podem ter a certeza que teremos um ensaio técnico maravilhoso e um desfile maior ainda. Nos aguardem que vem coisa boa por aí”, disse Ito.
Outros destaques
O show da bateria “Pura Cadência” não poderia ficar de fora dos destaques. Os ritmistas mostraram um alto nível de entrosamento. À frente da bateria, a rainha Lexa também se destacou na avenida: mesmo com o salto quebrado, a majestade seguiu com seu samba no pé durante todo o ensaio.