InícioGrupo EspecialCom a presença da familia de Paulo Gustavo, São Clemente reforça o...

Com a presença da familia de Paulo Gustavo, São Clemente reforça o canto no último ensaio de quadra

Surpresa ficou por conta da mãe do ator, Dona Déa, inspiração para sua personagem "Dona Hermínia", que com seu carisma e alegria contagiou os componentes da escola. Ela interagiu no microfone com o presidente Renatinho e até cantou trechos do samba-enredo junto com a comunidade

Por Eduardo Fróis e Walter Farias

A São Clemente realizou na noite de terça-feira o seu último ensaio antes do desfile oficial. A comunidade encheu a quadra para receber os familiares do ator Paulo Gustavo, o homenageado da escola no enredo “Minha Mãe É Uma Peça”. Destaque para o bom entrosamento entre o carro de som e a Fiel Bateria. A surpresa ficou por conta da mãe do ator, Dona Déa, inspiração para sua personagem “Dona Hermínia”, que com seu carisma e alegria contagiou os componentes da escola. Ela interagiu no microfone com o presidente Renatinho e até cantou trechos do samba-enredo junto com a comunidade. No final da sua fala ainda brincou que viria de passista no carnaval de 2023.

A São Clemente concentrou seu ensaio no canto, realizando várias passadas do samba. Algumas, apenas com o carro de som, outras com a bateria. O que se viu foi um canto alegre e consistente durante cerca de duas horas. Os intérpretes Leozinho Nunes e Maninho souberam conduzir o samba-enredo de modo que incentivasse às pessoas a cantar. Os dois se entenderam bem no microfone e ajudaram a impulsionar o canto da escola. Por conta do belo trabalho do carro de som como um todo, o samba pode ser ouvido claramente na quadra.

“Olha, eu estou no carnaval desde os meus oito anos de idade e digo que o momento em que a escola está é diferente, eu sei que 2015 fizemos um grande desfile com a Rosa Magalhães, mas esse ano está diferente, o povo está mais feliz e a família do Paulo está trazendo um astral e um glamour novo para a escola. A Dona Déa não para, sempre muito feliz e está passando indo para todos, eu diria que no ensaio de hoje a escola estava muito feliz e vai entrar na avenida feliz. Eu acredito que a São Clemente vai fazer um grande carnaval. Talvez esse ano seja o maior momento da escola.

A Fiel Bateria, de mestre Caliquinho, também mostrou que está afiada, sustentando o ritmo da escola até o final do ensaio. Foram apresentadas três bossas em diferentes trechos do samba. Destaque para o breque no refrão, quando os ritmistas param e escola toda entoa junto “Paulo Gustavo pra sempre”.

“A galera veio em peso, chegou junto… A Fiel Bateria, como sempre. E as bossas aí elaboradas pelos diretores e eu. Saiu tudo certinho e aqui a gente não frisa só bossa. A gente pensa na escola como um todo. Na apresentação do mestre sala e porta-bandeira, na apresentação da comissão do Frente, apresentação da escola em si toda, a gente não só pensa na bateria na bossa. Do começo ao final, no mesmo andamento, pra pulsar a escola e a escola cantar esse samba maravilhoso que é o enredo do Paulo Gustavo. Tu vê a arquibancada cantando, tu vê a escola toda cantando. O Arlindinho e parceiros foram felizes em ter esse samba melodioso. Fica fácil pra bateria fazer bossa e manter o andamento pra escola passar na avenida bonita. A comunidade tá todo mundo cantando e a expectativa é muito grande”, disse mestre Caliquinho.

No começo do ensaio, o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Jack e Vinícius Pessanha levou o pavilhão da São Clemente até Dona Déa e os familiares de Paulo Gustavo. Foi um momento emocionante. Depois, a dupla realizou um lindo bailado, riscando o chão da quadra. Os dois mostraram que estão em plena sintonia para o desfile. “O ensaio de hoje foi emocionante, muito gratificante receber a família do Paulo Gustavo aqui. Eles trouxeram uma energia diferente, deram um gás a mais e desfilar homenageando o Paulo Gustavo depois de tudo que o mundo passou nos últimos dois anos é uma emoção muito grande. Ansiedade está a mil, mas sendo controlada e estamos prontos para pisar na Marquês de Sapucaí”, disse a porta-bandeira.

“Todos os ensaios são um termômetro para a gente ver como vai ser na avenida. Hoje a escola estava com a energia lá em cima e isso influenciou positivamente na gente, é assim que vamos pisar na avenida e eu espero que se Deus quiser iremos buscar o campeonato. O enredo ajuda muito a escola, porque o Paulo Gustavo é extremamente irreverente e o samba é fácil, é um samba que se canta bem e caiu na boca de todo mundo”, completou o mestre-sala.

A direção de harmonia dividiu a escola em fileiras de alas, com as baianas na frente, seguidas da ala dos passistas. Depois, foi posicionado o restante da escola, preenchendo a quadra praticamente toda. Apesar do forte calor, a comunidade da São Clemente não desanimou, sambando e cantando do samba até o fim, em um clima de emoção e alegria.

Em outro momento marcante, dona Déa foi até o centro da ala das baianas para cantar junto e receber das senhoras da São Clemente. Arlindinho Cruz, um dos compositores do samba, esteve cantando no palco junto com os intérpretes. O humorista e compositor Marcelo Adnet também marcou presença na quadra clementiana.

A impressão passada na quadra da São Clemente é que Dona Déa é realmente uma peça. A escola abraçou o enredo aprovado pela família e amigos do Paulo Gustavo, como é dito pelo próprio diretor de carnaval, Thiago Gomes e a agremiação está pronta para fazer rir.

“O ensaio hoje foi nota 10, a emoção foi nota 10, tivemos muita felicidade. A São Clemente está preparada e a expectativa é a melhor possível, a família e os amigos do Paulo aprovaram tudo, o projeto está incrível, eu particularmente gosto muito do trabalho feito pelo Thiago Martins (carnavalesco), acho ele de uma criatividade e capacidade que são nota 10. Agora estamos preparados para desfilar e transmitir a alegria que o povo brasileiro merece”, disse Thiago Gomes ao fim do ensaio.

- ads-

União do Parque Acari anuncia renovação de Cida Lima e novo reforço para direção de carnaval

A União do Parque Acari está a todo vapor preparando-se para o Carnaval de 2025, e as novidades não param de chegar. A agremiação...

Multivacinação movimenta dia de ações sociais no Salgueiro

No último sábado, a quadra do Acadêmicos do Salgueiro, localizada na Rua Silva Teles, no bairro do Andaraí, foi palco de uma importante iniciativa...

Marcus Ferreira é o novo carnavalesco da União da Ilha

Após a reeleição do presidente Ney Filardi, no domingo, a União da Ilha anunciou a contratação do carnavalesco Marcus Ferreira, que estava em 2024...