728x90
InícioGrupo EspecialCláudio Vieira: 'O pajé da língua de fogo'

Cláudio Vieira: ‘O pajé da língua de fogo’

Nos enredos criados por Joãosinho Trinta nas décadas de 80 e 90 havia alguns elementos constantes, que entravam em cena de acordo com o desenvolvimento do roteiro. A formação do povo brasileiro, a partir da miscigenação entre o branco, o negro e o índio, era sempre lembrada, como, também, a expectativa pela chegada do terceiro milênio.

No Carnaval de 1996, João resolveu se dedicar exclusivamente a esta temática, criando para a Viradouro o enredo “Aquarela do Brasil no Ano 2000”. Foi uma tragédia e, por muito pouco, a Escola de Niterói, que ficara em 13º lugar, não caiu para o Grupo de Acesso.

Deu tudo errado naquele ano, até mesmo a união entre índios e negros – tão celebrada em outros carnavais, dedicados a mostrar a luta de resistência dos oprimidos na formação de quilombos. João estava encantado com as novidades do Festival de Parintins. Trouxera de lá vários índios que se apresentavam na famosa Festa do Boi.

O índio que abria o setor destinado a homenagear os verdadeiros donos da terra, entrou na Avenida cuspindo fogo. Literalmente. Pulando de um lado para o outro, erguendo o arco e a flecha, o pajé enchia a boca de querosene e cuspia todo o líquido na direção de uma tocha. Saía uma labareda gigantesca, parecendo um dragão.

04fev mestreJorjão

Ao passar pela bateria, ainda posicionada na área de armação Passarela, o índio resolveu saudar os ritmistas e cuspiu nova labareda. A língua de fogo ricocheteou na pista e foi na direção de Mestre Jorjão, que estava de costas, regendo a percussão. Atingido em cheio pela labareda, que chamuscou-lhe o traseiro, Jorjão foi parar dentro da bateria. Não fossem os diretores auxiliares, o mestre teria partido para cima do índio – o que contrariaria a união entre negros e nativos defendida no enredo.

Jorjão soltou os bichos:

– Seu filho da … ! Vira essa p. pra lá!

- ads-

Sapucaí vira terreiro de Laíla em ensaio técnico arrebatador da Beija-Flor com a força do rolo compressor nilopolitano

Por Luan Costa (Colaboraram Allan Duffes, Lucas Santos, Guibsom Romão, Matheus Morais, Marcos Marinho, Marielli Patrocínio, Rhyan de Meira, Carolina Freitas e Raphael Lacerda) A...

Pérola Negra, Imperador e Peruche se destacam e brigam pelo acesso em São Paulo

Por Gustavo Lima, Lucas Sampaio, Naomi Prado e Nabor Salvagnini. Fotos de Fábio Martins Neste último sábado ocorreu os Desfiles do Grupo de Acesso 2....

Bateria ‘Ritmo 12’ se destaca em desfile do Camisa 12, mas harmonia não fluiu como o esperado

Por Naomi Prado e fotos de Fábio Martins A Camisa 12 apresentou um desfile coerente, tendo como destaque a bateria de mestre Lipi. Alguns componentes...