728x90
InícioGrupo EspecialCláudio Vieira: 'Mais de dez horas no bonde'

Cláudio Vieira: ‘Mais de dez horas no bonde’

Apesar de pouco falado (e lembrado), José Leite foi uma das figuras mais importantes da história da Vila Isabel.

30mar Leite1

Trabalhou na Escola desde a sua fundação e era uma espécie de braço direito de Antônio Fernandes da Silveira, o Seu China, o primeiro presidente (que aparece no retrato mostrado por seu filho, o compositor Djalma Sapo).

Leite sempre foi de jogar para o time, carregando o piano. Uma de suas missões era fazer visitas ao ateliê do pintor e escultor Miguel Moura, um dos primeiros carnavalescos da cidade. Nesses encontros, no Centro, surgiam papos e ideias, e deles nasciam os enredos da Vila – cujas alegorias e fantasias eram criadas pelo próprio Miguel.

Como sempre fazia, Leite embrulhava as pranchas com todo o carinho e tomava o bonde de volta para Vila Isabel.

Certa vez, já no bonde, Leite teve que enfrentar um impiedoso temporal. Ficou mais de dez horas ilhado em diversos alagamentos entre a Presidente Vargas e a Praça Barão de Drumond. Tomou todos os cuidados possíveis para que a chuva não respingasse nas telas pintadas a guache.

30mar seu china2

Era quase meia-noite quando Leite conseguiu descer do bonde com o material são e salvo. A chuva já havia passado, mas as ruas estavam cobertas pelo lamaçal. Atravessou a praça, escalou as escorregadias escadarias do Morro dos Macacos até chegar à residência do presidente, que aguardava a entrega do material desde o final da tarde.

Lá chegando, Leite encontrou Seu China só de calção e tamancos, tomando uma cerveja champanhada e ouvindo o noticiário no rádio. Abriu os braços, feliz por ter conseguido cumprir sua missão com lealdade e bravura:

– Meu presidente!

Seu China fez aquela cara de poucos amigos, de cacique empombado, e soltou os bichos:

– Vocês não querem p. nenhuma!

- ads-

X-9 emociona e vence a chuva em grande noite do carnaval de Santos

A primeira noite dos desfiles das escolas de samba de Santos trouxe inúmeras emoções para os presentes na Passarela do Samba Dráusio de Cruz,...

Beija-Flor homenageia em ensaio técnico 14 figuras essenciais na trajetória da escola

Em um ano marcado pelo reencontro com suas raízes, pela homenagem ao eterno mestre Laíla no enredo do Carnaval 2025, pela despedida da sua...

Acabou o caô! Sambódromo recebe alvará definitivo do Corpo de Bombeiros

A Riotur informa que, pela primeira vez, a estrutura do Sambódromo da Marques de Sapucaí recebeu alvará definitivo para a realização de qualquer evento,...