Após ser rebaixada com um desfile severamente comprometido pela chuva no ano anterior, a Estrela do Terceiro Milênio conquistou o bicampeonato do Grupo de Acesso 1 em 2024, retornando à elite do carnaval de São Paulo. Para quem acompanha a folia paulistana já há algum tempo, é inegável que o trabalho realizado pela escola do Grajaú segue um modelo de sucesso que chama atenção pela competência em vários segmentos sem abrir mão do que é fundamental para o desenvolvimento saudável da festa de Momo, que é a alegria tanto das pessoas que estão desfilando quanto do público das arquibancadas.

milenio desfile24
Foto: Felipe Araujo/Liga-SP

Após a apresentação da Milênio no desfile das Campeãs, o site CARNAVALESCO conversou com a vice-presidente Mirian Moura e questionou sobre o que a escola pretende fazer para manter o nível de trabalho, que já é considerado de elite, e assim conseguir permanecer no Grupo Especial após 2025.

“O futuro é sempre uma surpresa, mas eu posso garantir que a cada ano a gente tenta aprimorar os nossos erros e evoluir sempre mais o nosso trabalho. Sempre em mente fazer melhor do que foi feito no passado. O resultado ao futuro pertence, e a gente sabe que todas as escolas também têm competência para isso, também trabalham para isso e sempre vence a melhor. A gente trabalha com esse potencial, com essa ideia de superar as nossas falhas”, declarou.

Na visão de Mirian, o segredo para a Milênio conseguir se manter forte e competitiva está principalmente na transparência das lideranças para com a comunidade.

miriam

“Eu acho que é manter tanto a equipe de trabalho quanto a comunidade ciente de tudo o que a gente está fazendo. Tudo o que a gente faz é compartilhado com o nosso grupo, e eles abraçam esse trabalho desde o começo. Desde a formação do enredo, do começo da história, da construção do samba, e eles apoiam todas as decisões da diretoria. A gente compartilha tudo o que a gente está fazendo e eles acolhem as nossas decisões, e eu acho que isso dá muito resultado”, afirmou.

Em meio a tantos segmentos de sucesso, a parte plástica da Estrela do Terceiro Milênio está desde 2018, quando a escola ainda estava no Grupo de Acesso 2, a cargo do carnavalesco Murilo Lobo. O artista tem a confiança da diretoria e da comunidade, e na visão de Mirian Moura, Murilo foi fundamental para que a agremiação conseguisse desenvolver uma identidade que vai além da questão estética.

“Não tem palavras para falar o trabalho do Murilo. Ele tem uma estética maravilhosa, é poético, tem muito conhecimento e ele trouxe uma cara para a nossa escola que a gente já vinha procurando. A gente tem uma identidade há muito tempo, e com os carnavais do Murilo a gente conseguiu trazer essa questão de passar uma mensagem nos nossos enredos. Essa foi uma característica muito importante que a gente conseguiu definir nesses últimos anos, a gente vinha procurando essa identidade. A gente não queria a fama de ter uma escola grande, ter carros grandes, mas de trazer um contexto especial e o Murilo trouxe isso nos enredos dele. A gente tem só gratidão e não tem palavras para dizer e nem agradecer ao trabalho que ele realiza conosco”, exaltou.